49

 

Pensar antes de falar é uma rara habilidade. Nem todos têm e mesmo quem tem às vezes esquece de usar. Por que falamos sem pensar nas consequências?

Porque estamos frustrados por alguma coisa. Porque sentimos raiva. Porque queremos preencher o vazio. Porque queremos ser engraçados. Porque queremos chamar atenção. Porque queremos dar o troco. Porque queremos tirar uma reação da outra pessoa. Porque somos pobres na comunicação. Porque, na verdade, somos egoístas.

Egoístas e às vezes fracos diante de nossas emoções. Daí, a sabedoria e a inteligência dão as mãos e vão passear.

O que podemos fazer para evitar falar sem pensar?

Pensar mais nos outros, menos em nós, e praticar o domínio de nossas emoções.

Por outro lado, o que podemos fazer quando alguém nos fala palavras que machucam?

Curiosamente, a mesma solução se aplica: pensar menos em nós, mais na outra pessoa, e dominar nossas emoções.

Em vez de deixarmos aquelas palavras nos ferirem, podemos focar na outra pessoa e tentar entender por que ela falou aquilo. Compreendê-la. Dar um desconto para seu momento de fraqueza. Tentar descobrir o que ela realmente quis dizer mas falhou na escolha das palavras. E focar nisso.

É sábio pensar antes de falar. É inteligente saber reagir quando alguém lhe fala antes de pensar.

 

Se você tiver 2 minutos:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 

 

 

Compartilhe!
Envie para um amigo

44 Comentarios em “Palavras que machucam”

  1. camila pedroza 6 days atras

    Pensar antes de falar evita muito problemas, muitos não controla sua língua suas emoções e acaba machucando quem precisa de ajuda

  2. Muito boa esta mensagem, muitas pessoas não usam a empatia e agem assim ferindo os outros com palavras, Empatia: (É a capacidade de se colocar no lugar dos outros).
    Me leva também há lembrar das vezes que por algum descuido falei de maneira que machucou alguém, quando isso acontece nós percebem que erramos e nosso pape é pedir desculpas e tentar não repetir mais…
    É muito ruim quando isso acontece mais serve para que venhamos aprender a medir nossas palavras, nossa maneira de falar com as pessoas pois uma palavra mal falada pode causar um grande mal entendido e até pior uma ferida no coração de alguém.
    Na Fé !!!

  3. Lindas palavras e forte,,,,

  4. Gabrieli A. 10 months atras

    Muito Forte, Bacana mesmo !!!
    Isso serve para tudo, praticarei fielmente, para uma vida feliz em todos os aspectos :D !!

  5. Roberto da Conceição Costa 11 months atras

    esta mensagem mim ajudou a ajudar o meu filho, pois o mesmo aji desta maneira, e já notei que ele tem que mudar, Que Deus abençoe sempre para nos transmitir mensagem que nos ajude a viver no caminho certo. Obrigado1

  6. Debriana de Oliveira 11 months atras

    Olá Renato , bom dia , tô precisando muito de um conselho , e tem tudo haver sobre esse tema ” Palavras que machucam ” faz um ano e dois meses que eu estou casada e tô gravida de 6 meses , só que desde do inicio da gravidez tivemos que superar um momento muito dificil , mas enfim superamos , mas quando eu penso que depois de superamos iria ficar tudo bem , pelo contrario , parece que o problema que superamos juntos , foi embora para a gente passar por um problema entre a gente , e desde então tudo ficou muito complicado , ele trabalha viajando e só vem pra casa no fim de semana , durante a semana falamos só pelo telefone , isso nunca foi o problema , e a gente sempre aproveitou os dias que tinhamos juntos , nessas ultimas semanas ele começou a vir pra casa no minimo duas vezes na semana , eu pensei que isso iria melhor a nossa relação e acabar um pouquinho com a saudade , mas pelo contrario , desde então as brigas estão frequentes , ele fala muitas coisas que machucam e hoje pra mim foi o pior soco com palavra , hoje ele me disse que eu tava muito chata por causa da gravidez , que eu tava insuportável , e que na gravidez do mesmo jeito que eu poderia enjoar ele também podia , e ele tava enjoado de mim assim , juro que nessa hora eu perde o chão. Ele me disse que me amava muito e não queria me perder , mas como podemos continuar ele achando e se sentindo assim ? , não penso em me separar , mas quero muito uma ajuda no que e posso fazer , pra melhorar e superar tudo isso .

    Abraços e muito obrigada .

  7. maria luciene da silva 11 months atras

    realmente,as pessoas estao longe de JESUS…por isso que elas sofrem,sofrem mesmo de verdade e quanto isso o diabo se diverte…

  8. Esse era um dos meu maiores defeitos, falava sem pensar e percebia que as pessoas se machucavam e se afastavam de mim, mais comecei a me policiar com minhas palavras e tem me ajudado muito.

  9. DIEGO BORGES 12 months atras

    QUANDO AGIMOS SEM PENSAR, NAQUELE MOMENTO NEM PERCEBEMOS QUE ESTAMOS FAZENDO ALGO DE ERRADO. MAS DEPOIS, QUANDO A CABEÇA ESTIVER MAIS FRIA, MENOS PREOCUPADA, A PESSOA CAI NA REAL E PERCEBE QUE NÃO DEVERIA TER ACIONADO AQUELAS PALAVRAS . OU SEJA, O SER HUMANO POSSUI DOIS PROBLEMAS. SÃO ELES: AGIR SEM PENSAR E PENSAR SEM AGIR.

    DEUS ABENÇOE, OBREIRO DIEGO PORTO ALEGRE

  10. lidiafilimone 12 months atras

    as palavra mata a pessoa p detro.e muito doro ouvir as palavras mas doras d passoa que voce se dedicou a tuda tua vida e disgastante

  11. Li o livro de vcs..e achei muito inspirador..mas quando tento aplicar ao meu casamento não funciona pois .meu esposo está irredutível..ontem até falou em se separar..não quero que isso ocorra pois somos uma família..temos um bebe de 1 aninho..ele tem que trabalhar fora em outra cidade..e só vem nos fins de semana..eu tenho me sentido sozinha..as coisas estão cada vez mais difíceis..pois as brigas estão constantes e eu temo pelo fim do meu casamento..pois meu esposo é muito orgulhoso..nunca dá o braço a torcer e tenho a sensação que somente eu estou lutando pelo casamento..o que faço?

  12. Ricardo Arcanjo 12 months atras

    Nunca imaginei na hipótese que falar sem pensar tivesse um fundo de tantas coisas escondidas como egoísmo e querer ser engraçado entre outras. Fiquei surpreso também com a dica de pensar mas nas pessoas e menos em mim, inclusive quando ocorrer o o oposto(a pessoa falar oque vier na cabeça e me machucar). Obrigado!

  13. Marindia Dois Irmãos 12 months atras

    Bispo, as palavras em muitas vezes podem machucar e muito, é muito importante ter o domínio das nossas palavras e também dos nossos ouvidos, tentar sempre pegar o lado bom de tudo que ouvimos, em muitas vezes palavras mau ditas e mau ouvidas tem o mesmo peso, cabe a cada um ficar vigilante! Deus abençoe a todos!

  14. custodia angela 12 months atras

    boa tarde bispo!eu as vezes falo coisas que depois me arrependo,se eu tirasse 1 minuto pra pensar apenas 1 minuto antes de falar eu não me arrependeria do que falei e não ficaria chateada comigo mesmo depois,as suas palavras vão me ajudar muito,vou pensar mais nos outros vou focar mais nas pessoas e tentar entende-las eu prescisava ouvir isso! muito obrigado as suas palavras eos seus conselhos são muito importantes nas nossas vidas!realmente vem de deus! obrigado!

  15. Simone Moraes Ribeiro dos Santos Silva 12 months atras

    Isto é uma das coisas mais importantes da vida, muitas tragédias teriam sido evitadas se houvesse esse cuidado.

  16. AS PALAVRAS DEVEM SAIR DA NOSSA BOCA COM SABEDORIA, PENSADAS REPENSADAS, VARIAS VEZES. POIS UMA PALAVRA MAL DITA OU MAL COLOCADA , PODE EDIFICAR OU DESTRUIR A QUEM HA HOUVE.CONCORDO COM AS OPINIOES ACIMA; TODAS ELAS TEM SENTIDO.

  17. Gisele Neres 12 months atras

    Eu tenho exercitado minhas ações, tinha mania de reagir imediatamente a todo tipo de situação e é claro falava sempre o que não devia, depois mesmo arrependida nada mais adiantava, pois não tinha mais como voltar atrás. Estou colocando em prática o dominio próprio e tenho obtido grandes resultados.

  18. Demorei para aprender o quanto duras palavras podem ser prejudiciais., na verdade sempre soube o quanto me machucavam e quantas vezes tive que lutar para me livrar do efeito delas mas nunca me colocava do outro quando era minha a vez falar. Era do tipo que não media palavras e que para me fazer entendida valia tudo, ser grosseira,falar da forma mais dura e arrogante possível, não importando o que aquilo causaria no meu próximo.
    Até que um dia percebi isso da forma mais dura que alguém pode perceber e resolvi mudar.
    Agora não faço mais questão de ter razão e algumas vezes quando percebo que minha opinião não vai ajudar em nada prefiro não dar, aprendi que o silêncio é um grande aliado!

  19. elielson silva 12 months atras

    Não é fácil segura as palavras, mas podemos porque assim como o senhor JESUS conseguiu, também podemos consegui usando a fé inteligente.
    Muito obrigado me ajudou muito.

  20. PRECISAVA MUITO DESSE ESTUDO SOBRE PALAVRAS QUE MACHUCAM, ME COLOCAR NO LUGAR DOS OUTROS É O QUE SEMPRE FAÇO MAS NÃO É FÁCIL,AGRADEÇO A DEUS PELA SUA VIDA E DE SUA ESPOSA QUE SÃO CANAL DE BENÇÃO PARA MUITAS MULHERES.

  21. Arlindo Tavares 12 months atras

    A mim me ajudou muito Bispo. Muito obrigado

  22. Rafael Justino Monteiro 12 months atras

    O que tenho absorvido pra mim: por que a pessoa está falando aquilo?Será aquela não tem um motivo? Será que está falando só porque ela é muito “malvada”?? Enfim…Tudo tem um motivo, temos que olhar pra nós e examinarmos primeiro,e veremos a resposta.

  23. Renato por favor preciso do seu conselho,vou tentar ser breve a três anos atras conheci um rapaz na empresa onde eu trabalhava,começamos a sair e se envolver cada vez mais,depois de um tempo ele me contou que se envolvia com cousas erradas mas como ja gostava dele aceitei,depois de um tempo ele foi preso,mas mesmo assim eu o acompanhei ate duas semanas atras,foi numa dessa visita aconteceram algumas dusavenças entre nós e ele acabou dizendo algo wue me machucou muito e como sou uma pessoa muito orgulhosa falei palavras q machucaram ele tbm e muito ofemdida acabei c/ o nosso relacionamento,msm amando ele sinto q fiz a coisa certa,mas ainda tem um ponto de interrogação dentro de mim,o que devo fazer?

    • renatocardoso 12 months atras

      Você fez a coisa certa. Não deixe mais seu coração superar sua cabeça.

  24. nalva ribeiro 12 months atras

    agente, acredita tantos em outra pessoa mais ela só falar palavras que ofende agente dói muito a igratidão

  25. Rosangela santos 12 months atras

    Realmente uma palavra dita nao se pode volta atrais tem desculpa , mas a palavra ja foi dita e a È onde machuca.

  26. Sócrates Alves 12 months atras

    Olá bispo boa tarde!!!
    As vezes as palavras são mais duras que muitos golpes, por isso temos que pensar muito antes de falar, porque no momento de raiva muitos falam o que não querem, e depois se arrependem, mais é tarde, temos que o controle das emoções, não podemos dar lugar aos sentimentos, temos que usar a nossa razão para não ferir as pessoas…

  27. roziane serrão 12 months atras

    sou muito de ficar calada pra tudo. mas quando falo sei machucar bastante.

  28. Eu e meu esposo viviamos nos machucando com palavras, agora está mais amenizada a situação.. Estamos tentando nos comunicar mais ao invés de nos ferir…

  29. Muito inteligente. O Espirito Santos me mostro isso a duas semanas atrás. Uma colega no trabalho me disse poucas e boas, fiquei chateada pelas duras palavras, mas procurei entende-la. E Deus me disse para orar por ela. E logo em seguida me veio a sua palavra dizendo que a carne é fraca mais o espirito está pronto. Como é maravilhoso esta em sintonia com o Espirito Santo. E não é na fraqueza que encontramos a FORÇA!

  30. fernando Zanforlin 12 months atras

    Fato curioso esse de falar e não pensar nos resultados do que irá falar, ou falou.
    Uma maneira que aprendi muito cedo, por ser criticado e desmerecido por todos a minha volta, foi não por emoção no que eu ouvia. Se o que ouvia já vinha com uma carga de emoção e eu ainda punha a minha emoção por cima, ficava um busílis na minha cabeça. Creditava aquilo numa fraqueza do outro.

  31. Creio que tudo isso se resume no domínio pró- prio tanto no que diz respeito ao que vou falar quanto nas reações ao que vou ouvir.Agora isso só sucede se nos deixarmos dirigir pelo Espírito Santo, porque a nossa carne quer mesmo é reagir, é dar o troco.Nesses momentos gosto de recordar o conselho divino quando diz: “Não respondas ao tolo segundo a sua tolice, para que não te tornes igual a ele.”

  32. eliza souza da silva 12 months atras

    boa tarde meu esposo bebe e ele fica nervoso fica com raiva de mim e os problema dele desconta em mim como devo reagir que eu nao aguento mais ele me machuca muito com as palavras nada pra ele nao ta bom eu estou ate ficando doente estou fazendo ate tratamento por favor me diga como devo reagir nesta hora meus filho tambem sofre com isso

  33. Realmente Bp precisamos foca no porque das palavras e compreender a pessoa.Obg

  34. Kelly Alves 12 months atras

    Muito forte Bispo!

    Passei por uma situação assim esses dias, e vejo aqui o cuidado de Deus comigo, me orientando…

    Deus abençoe o sr a cada dia mais!

  35. :D otimoooooo

  36. Já cometi muitooooo desse erro de falar sem pensar, e às vezes podem-nos causar consequências bem ruins. Só mesmo deixando de lado as emoções para vencer esse mal.

  37. porquer nos quer falar nao sai nada na hora da raiva

  38. JÁ machuquei muito meu esposo, com palavras e ele também já me machucou por isso que as vezes penso em sair dessse relacionamento.

  39. Alma Saudavel

  40. Realmente, as palavras machucam muito mas que um tapa bem dado. Falo por experiencia, quem faz ou quem diz sempre esquece, mas isso acaba corroendo a alma de quem recebe tais palavras.. E por isso que vou chutar o pau da barraca..

Deixe um comentario