61

Entenda o Propósito de João e acesse todos os comentários aqui.

 

Já no início do capítulo, Jesus volta novamente à Betânia, cidade onde os eventos do capítulo anterior aconteceram. No final do onze, depois de ressuscitar Lázaro e gerar outra comoção na cidade, Ele se retirou para Efraim, região central e montanhosa de Israel, de difícil acesso, aproximadamente 40 quilômetros ao norte de Jerusalém. Ficou lá por um tempo com Seus discípulos, visto que os líderes judeus a essa altura já estavam planejando Sua morte e andavam a Sua procura.

O que observei foi que essa atitude de Jesus era um padrão. Ele vinha e causava algum alvoroço (mesmo se fosse sem querer); quando as coisas esquentavam e os judeus tentavam lhe prender ou matar, Ele se retirava para algum lugar distante e deixava as coisas esfriarem por um tempo. Claro, enquanto isso seguia trabalhando. Depois, voltava novamente. Mesmo aqui neste capítulo, O vemos fazendo isso (v. 36).

É importante às vezes “nos retirarmos” do meio da agitação para recobrarmos nossas forças, ajustarmos nosso foco, planejarmos nosso próximo passo. Poderíamos chamar esse padrão de “cortar lenha, queimar lenha”. Há hora de afiar o machado e cortar lenha. E há hora de fazer uma fogueira. Depois do fogo baixar, precisamos cortar mais lenha… E assim, tanto o cortar lenha quanto o queimar lenha nos aquece. É o exercício da inteligência e da fé, da prudência e da ação.

Em sua vida agora, é hora de cortar lenha ou acender o fogo?

Um outro evento digno de comentário foi a reação de Judas à atitude de Maria em “desperdiçar” aquele caríssimo perfume aos pés de Jesus. Trezentas moedas de prata equivaliam a trezentos dias de trabalho de um trabalhador comum. No valor do atual salário mínimo no Brasil, isso seria R$ 9.245 — ou $4.195 dólares.

Note que Judas, mais tarde, venderia o Senhor Jesus por apenas dez por cento desse valor, ou trinta moedas de prata. Esse era o valor de Jesus para ele. Não é de surpreender que tenha ficado horrorizado com a oferta de Maria.

O tema de dinheiro e ofertas sempre será um divisor de pessoas e opiniões. Isso porque poucas coisas mexem mais com o ser humano do que o dinheiro.

Para uns, dízimos e ofertas são um absurdo, um roubo, uma exploração, um desperdício. Para outros, são dignas expressões de fé, gratidão e amor pelas bênçãos impagáveis de Deus.

As pessoas do tipo Judas estão sempre pensando o que poderiam fazer com X de dinheiro para si. As pessoas do tipo Maria estão sempre pensando o que mais poderiam dar a Jesus para significar a entrega pessoal.

Assim como o dinheiro foi o laço e o fim de Judas, também o tem sido para muita gente.

Por outro lado, para outros, o desprender das coisas materiais tem sido o começo de uma nova vida.

 

 

Ver também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 

 

Compartilhe!
Envie para um amigo Envie para um amigo

197 Comentarios em “João 12: Fogo, lenha e dinheiro”

  1. Patricia 15 days atras

    Eu adoro perfumes! Fico me imaginando pegar o meu favorito e mais caro e derramar sobre os pés de alguém!! Maria deveria realmente amar a Jesus. Desejo um coração puro e sincero como o dela. Para dar tudo de mim, não só meu melhor perfume a Jesus, esse grande homem que passou pela Terra, e que está vivo em meu coracao. So posso ter esse amor, quanto mais o conhecê-lo. Gratidão pelo espaço

  2. Vitória 20 days atras

    Amém, ta na hora de acender o fogo! tomar a atitude, tudo ou nada!

  3. Luiz Felipe 21 days atras

    Meu entendimento nesse capitulo foi que jesus não pediu nada a maria ela deu espontaneamente, imagino que ela fez isso porque sabia que jesus era muito mais valoroso do que ela tinha guardado. As autoridades que creram em jesus ficaram com vergonha de confessar por medo de perderem seus títulos, Eu não por buscar a gloria de Deus não quero saber do que pensam a meu respeito eu o assumo! Os ensinamentos que tenho recebido não posso desfazer deles pois serei julgado mais tarde. Entendi também que para servir a Deus a renuncia tem que ser a própria vida (vontades, sonhos etc)

  4. Stephanie Martins 25 days atras

    Lições valiosíssimas neste capítulo!

    Os versículos 42 e 43 dizem o seguinte:

    “muitos dos governantes creram nele, mas por causa dos fariseus não confessavam, para não serem expulsos da sinagoga, porque amavam mais a glória dos homens que a glória de Deus.”

    Aqui vemos claramente que crer não é suficiente.

    A nossa crença deve estar associada a atitudes que a honrem. Caso contrário, não haverá nenhuma diferença entre o crer e o não crer.

    A maioria das pessoas diz crer em Deus, em Jesus. Mas amam a mentira, a imoralidade, o engano. Amam tanto que nem mesmo as palavras de Quem elas “creem” conseguem interferir em suas decisões na hora de praticar tais coisas.

    E o que ganham com isso? A amizade do mundo e a inimizade contra Deus.

  5. Gessica Santos 25 days atras

    “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai salva-me desta hora? Mas precisamente com esse propósito vim para esta hora.”

    O Senhor Jesus já havia sido caluniado, chamado de demônio, ameaçado de morte e enfrentado diversas dificuldades onde qualquer um se angustiaria. Entretanto, Ele só ficou angustiado na hora de oferecer o sacrifício.
    Na hora de oferecer sacrifício, a alma grita e fica angustiada. Contudo, precisamos fazer como Cristo e dizer:
    - Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.

    Ao invés de oferecer sacrifício, muitos pedem um sinal, mas Jesus não precisou de sinal, pois sabia o que devia saber por mais angustiante que fosse. Ele acreditava em Deus!

    “Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa.”

  6. Anderson de Souza Carvalho 25 days atras

    meditação:
    Jesus sabia da condição espiritual de judas mas ele não tomou nenhuma providencia; porque é a própria pessoa que cava a sua sepultura com o seu apego as coisas materiais, dinheiro etc… assim tem sido muitos dentro da igreja que nós não sabemos da condição espiritual delas mas Jesus sabe… quantos não devolve o dizimo por pensarem que o dizimo dela é muito alto? quantos não saem da igreja por pensar que se pede muito dinheiro e que com isso poderia ajudar aos pobres… mas Deus tem dado oportunidades a todos como deu pra Judas.

  7. Nesse capítulo aprendemos com Maria,ao ungir o Senhor Jesus com aquele perfume valioso ela mostrou que sua vida estava totalmente aos pés dele.Para aqueles que não o conhecem isso é loucura mas somente aqueles que creem sem reservas,sem questionar e ouvem a sua voz é capaz de não colocar seu coração em nada,
    e sabem que tudo pertence ao Deus que o criou e tudo que temos e pretendemos ter é de Deus.
    Ele nos emprestou para glorificar seu nome,muitos não assumem a sua fé com medo do que vão pensar dela, mas preferem ficar enganando a si mesmo a exemplo de alguns dentre os fariseus que creram nele mas não confessaram para não serem expulsos da sinagoga.
    Não basta somente crer tem que sacrificar sua vontade,seu eu, essa natureza humana podre que existe em todos nós.

  8. Alex Davyd 33 days atras

    ola bispo, uma coisa que eu reparei nesses capítulos foi que sempre que Jesus fazia algo, logo de cara os judeus queriam prende-lo, só que sempre dizia que “ainda não era sua hora”.
    só que no capítulo 12 já tinha chegado sua hora, e é assim com agente também, e quando essa hora chega vai ser para fazer o EXTRAORDINÁRIO acontecendo em nossas vidas :D

    Deus Abençoe a todos;

  9. Rafaela de Almeida 42 days atras

    E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

    João 12:47

    Muito bonita esta passagem que nos relembra do poder do amor de Jesus e de como nos devemos comportar como cristãos.
    Posto isto o meu comentário seguinte não será uma critica mas uma reflexão :)

    Acerca da questão do dinheiro ocorreu-me que as pessoas geralmente têm uma relação muito difícil como dinheiro.
    Trabalham muito para ganhar dinheiro para:
    a) mostrar (para manter a nossa posição na sociedade, satisfazer as nossas vaidades pessoais, com roupas joias, carros, etc etc etc, contra mim falo.
    b) manterem um estilo de vida que lhes permita trabalhar para ganhar mais dinheiro (transporte, alimentação, jantares, saidas, roupa, etc).
    E acabam por passar a vida a servir o dinheiro com o seu tempo e dinheiro, faz sentido?
    Depois o que acontece é que tudo gira À volta deste dinheiro porque ele nunca chega, porque não há tempo para disfruta-lo e também não há sabedoria para gerencia-lo.

    Desde que me tornei dizimista que passei a ter um desprendimento maior, a dar o real valor ao dinheiro quando comparado com Deus e o que recebi em troca foi direção na forma como administro os meus ganhos, sabedoria, mas sobretudo desprendimento das coisas materiais o que trasz consigo uma grande paz.

  10. Bispo e é muitas vezes que por se importardemais com o dinheiro ou não refortale-cer que as pessoas perdem a força e caeem na fé

  11. Estou cortando a lenha e pedindo sempre o discernimento e as atitudes do Espírito Santo para saber a hora de voltar, enquanto isso tenho buscado a Deus, jejuado e orado sem cessar. E isso tem sido muito bom, estou mais perto do Senhor, conhecendo um pouco mais, alimentando meu espírito e sei que na hora certa o Senhor vai me honrar para Sua glória!

  12. Dos textos que li este do apagar e acender foi oque mais me trouxe clareza principalmente ao momento que estou vivendo.
    Estou separada há 1 ano e 5 meses, muitos conflitos, mágoas, insultos, desde então.
    E hoje, estou no momento de cortar a lenha, sair de cena, pensar nas estratégias e buscando-as de Deus que é o melhor.
    Aprendi um dia na igreja em que congrego que o sair de cena no momento do conflito é algo sábio, pois não resolvemos nada quando estamos em meio a confusão, ao fogo entre outros adjetivos que poderia usar para estas questões que são infinitas, tanto na vida sentimental, como financeira, como familiar ou profissional.
    Saber o momento de sair e entrar em cena é algo que exige uma aproximação muito genuína com Deus para que possamos entender os designo de Deus;
    Quanto a parte dos dízimos, realmente quem não entende critica, eu não me coloco como vítima, mas ainda não consegui dizimar, sempre que possível oferto, e vejo a obra acontecendo, tenho pedido á Deus para trabalhar em mim esta parte para que eu possa começar, esse é o passo, começar;

  13. O que mais me chama a atenção nesse episódio e o carinho de Maria e Marta. Marta, sempre ativa fazendo algo para agradar a Deus, com certeza era uma casa agradável de se estar. Temos também Maria que depositou aos pés do Senhor Jesus aquele perfume precioso. Acredito através dessa passagem que através de nossas atitudes mostramos mais do que com palavras. Maria sempre falou pouco mas mostrava com sua atitude o amor e consideração pelo senhor Jesus. Já Judas com seu discurso hipócrita se mostrava “preocupado” com os pobres é como o senhor colocou bispo Renato… Ele achou exagero porque Jesus não valia mais que 30 míseras moedas… Vou pedir pra Deus a partir de hoje um coração como o de Maria.

  14. Maria tomou aquela atitude de ungir os pés do Senhor Jesus com nardo puro movida por uma consideração muito grande por Ele. Ali ela demonstrou o amor e consideração pelo Senhor Jesus. As nossas atitudes demonstram o que tem dentro de nós. Lázaro passou a ser testemunho do poder de Deus e motivo para as pessoas crerem no Senhor Jesus, pois elas presenciaram Ele o ressuscitando. Temos que ser referência das pessoas para crerem em Deus.
    Há uma parte muito forte neste capítulo. Alguns dentre as autoridades creram no Senhor Jesus, mas tinham medo de confessar isto causa dos fariseus que podiam expulsá-los da sinagoga. Ais diz assim: porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus(João 12.43).

  15. Quando mais lenha colocarmos mais a chama de fé ficará acessa….vou colocar lenha agora…

  16. Rubens Fernando 78 days atras

    Na minha vida está na hora de ascender o fogo, e botar lenha na fogueira, exercitar cada vez mais a fé. Graças a Deus não sou apegado à coisas materiais, procuro ter meu coração sempre no altar de Deus, e contribuir à sua obra como forma de gratidão a tudo que Ele faz e tem feito em minha vida!

  17. Neste capitulo mostra o quando e o valor de Jesus para Maria o valor do perfume não importou porque ela estava agradecendo o Senhor Jesus através da sua fé e dedicação total em Deus que não ligou para o que valia o preço daquele perfume mais pelo o que o Senhor Jesus significava para ela ,Assim devemos ser nos ter de exemplo maria e mostrar verdadeiramente para Deus o quando ele significa para a gente , os dízimos e as ofertas não podem ser vista como dinheiro mais como sacrifício para Deus, não devemos pensar em ter dinheiro pensar em nos mais sim obedecer a Deus e agradar com sacrifício !

  18. João Pedro Nogueira 107 days atras

    Aonde estiver seu tesouro, ali também estará onde seu coração.

  19. Rosemary Dias 110 days atras

    24Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. 25Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.
    A palavra de Deus nos ensina aqui em João 12 que quando verdadeiramente assumimos um compromisso com Cristo, somos como grão de trigo que precisa morre para dar frutos, se não fica só,ou seja temos que morrer para as nossas vontades, para esse mundo, e passamos a viver para Cristo, para que Ele possa nos usar e também realizar a sua obra, dando assim muitos frutos. Quais são esses frutos? São as almas ganha para o seu Reino, Ele também nos ensina que aqueles que amam a sua vida, que vivem para suas próprias vontades, seus desejos carnais, sem se importa com Deus,vai com certeza perder a sua vida, de uma maneira ou de outra para o diabo. Mas Deus tem uma promessa divina para aquele que renuncia toda vontade da carne, o pecado, Ele nos dar a vida eterna e nos tornamos seus servos. e como servos ainda temos o privilegio de onde estivermos o Pai estará ali conosco, em qualquer lugar, que maravilha e ainda nos honrará, ou seja não seremos envergonhados . Pense nisso. Use o raciocínio que realmente quem quer o melhor para nós? Deus ou o diabo. Quem você escolhe servir, esse será seu Deus e você será o seu servo.

  20. Paulo Rocha 125 days atras

    João 12:37-40
    37E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele, 38para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
    39Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda:
    40Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados. 41Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.
    ASSIM É A PESSOA INCRÉDULA DENTRO DA IGREJA. MESMO VENDO O TESTEMUNHO DE TANTAS PESSOAS QUE TIVERAM SUAS VIDAS TRANSFORMADAS PELA FÉ NA PROFECIA, SÃO INCAPAZES DE CRÊR PORQUE SABEM QUE PARA A PROFECIA SE CUMPRIR, ELAS TEM QUE SACRIFICAR.

    OUTRA REFLEXÃO.
    MUITOS DIZEM CRER NO SENHOR JESUS, MAS NÃO O CONFESSAM A PONTO DE SE ENTREGAREM TOTALMENTE PORQUE AINDA AMAM MAIS A GLORIA DESTE MUNDO QUE A GLORIA DE DEUS.
    João 12:42-43
    42Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;
    43porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

  21. Catarina A. 133 days atras

    Creio q quando Maria teve a atitude de ungir os pés do Sr. Jesus com o unguento de nardo puro, sendo de bastante valor foi como forma de agradecimento pela ressurreição de Lázaro e por seu Amor a Cristo, claro. Nesta altura a fúria dos FARISEUS aumentava não pelo unguento mas pela ressurreição de Lazaro pois a multidão q seguia o Sr. Jesus aumentou :-)

    Quando o Sr. Jesus teve conhecimento de que alguns Gregos desejavam vê-lo percebeu q a sua hora havia chegado mas estava preparado para a morte pois sabia q para q as suas obras dessem frutos ou ficasse realmente conhecida Ele tinha q morrer p/ consumação da passagem cá na Terra
    João 12-30( na verdade na verdade vos digo q se o grão e trigo, caindo na terra, não morrer fica ele só, mas se morrer dá muito fruto)

  22. Boa noite Bispo
    A atitude que Maria teve me mostrou o total desprendimento com qualquer coisa material
    Quando colocado em pratica temos o resultado pois o bem maior na vida de uma pessoa é Jesus

  23. Me chamou atenção o versículo 42 e 43, onde relata que muitas autoridades também creram em Jesus, mas não assumiram para não serem reprimidos e até expulsos. Covardes, assim como um dia eu fui, covarde. Pior do que aquele a quem não foi revelado, é aquele que crê mas não assume a sua fé.

  24. Esta é particularmente a minha hora de cortar a lenha.

  25. lucas vitorino 190 days atras

    eu entende q para agente da muitos fruto agente tem q morrer para o mundo a nossa vontade tem q morrer e é por isso q agente nega nosso eu

  26. Larissa Jesus 198 days atras

    A oferta de Maria sem duvida nenhuma , foi uma oferta feita de todo o coração , no momento em que subimos no altar para depositar o nosso tudo, temos que fazer com amor. DEUS não precisa de ninguém nós, sim, precisamos Dele, aquele que da com alegria recebe de Deus a vitória e é nisso que eu creio, “Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir , o Pai o honrará.” ( João 12.26)

  27. Temos que dar valor as coisas importantes da vida,Deus, o amor, a paz, a fé… Isso o dinheiro não compra, camufla…

  28. BOA TARDE BISPO
    QUE MENSAGEM MARAVILHOSA E EDIFICANTE!!!!
    FORAM DUAS COISAS ME CHAMARAM ATENÇAO: MARTA NAÕ PENSOU EM SE VALORIZAR OU ENGRANDECER DERRAMANDO O PERFUME CARISSIMO AOS PÉS DE JESUS, AO CONTRARIO ELA PENSOU NO VALOR E NA GRANDEZA QUE JESUS TINHA PRA ELA.
    ENQUANTO QUE JUDAS POR SER DISCIPULO DE JESUS EM MOMENTO ALGUM PENSOU NA GRANDEZA E NO VALOR DE JESUS PARA ELE. SENDO QUE JESUS POR MAIS QUE CONHECESSE JUDAS, ESCOLHEU-O PARA SER SEU DISCIPULO.
    E QUE TODOS POSSAM ENTENDER QUE TODA QUANTIDADE EM VALORES DEVOLVIDAS AOS PES DE JESUS AINDA É POUCO PELO PELO QUE ELE NOS DEU.
    QUE A PAZ ESTEJAM COM TODOS.

  29. jakeline alves 206 days atras

    viver para jesus é alegria, náo tenho apego dilheiro pois foi ele jesus que me livrou da morte

  30. As pessoas acham que o dinheiro é tudo o que elas precisam ter e esquecem da vida eterna a qual o dinheiro nunca poderá comprar ou proporcionar.

  31. Fabio Oliveira da Silva 211 days atras

    Até aqui o Senhor só era alvo de intrigas pelo que realizava mais ele sempre com suas parábolas os deixavam mais bravos ainda apesar de os próprios discípulos que os seguia não criam muito nele.Jesus continua seu caminho entrando em Jerusalém vencedor pelos seu feitos e sem culpa alguma já que agora estava para ser glorificado pelo pai.

  32. Camila Freitas 212 days atras

    Maria, irmã de Marta e Lázaro, ao decorrer do Evangelho, mostra que escolhe e parte positiva das situações. Ela demonstra dar importância a Jesus ao lavar Seus pés com perfume e secá-los com seus próprios cabelos. Que exemplo de humildade e submissão! Mostrou-se depreendida de coisas e pessoas e que seu alvo era somente Jesus.

    Na morte de seu irmão Lázaro, Maria aguardou o momento certo para reivindicar de Jesus. Revoltada cobrou as promessas dEle.

    Outra situação foi quando Maria tomou posse da boa parte da visita de Jesus em sua casa. Ela ficou atenta aos ensinamentos, enquanto Marta preocupava-se com por menores.

  33. Felipe de Souto 220 days atras

    temos que vigiar em relação a isso porque o diabo sempre vai colocar um problema finaceiro na nossa vida para não sermos fiéis a DEUS.

  34. ROSI LEILA 220 days atras

    O que mais me chamou atenção foi a entrega de Maria ao Senhor Jesus, pois ao derramar o perfume nos pés dEle e enxugar com os seus cabelos, ela deu o seu TUDO, vale dizer, a sua vida, o seu amor intenso. Ela nos deixa o exemplo de que devemos amar o Senhor Jesus sem reservas, sem medo e nos lançarmos de corpo, alma e espírito ao Todo poderoso, pois só assim o agradaremos de fato e de verdade.

  35. Gabrieli A. 222 days atras

    Eu meditei aqui no capitulo 12, sobre Maria que derramou todo aquele perfume aos pés de Jesus , e ainda secou com os próprios cabelos, aqui podemos entender que ela decidiu dar o melhor ,fazer o melhor, fazer o que nunca ninguém tinha feito, e nem ligava para o que as pessoas iam falar ,ela simplesmente quis ofertar a Jesus com o melhor que ela tinha, e é isso que temos que fazer, ofertar a Jesus com o melhor que podemos dar ..

  36. Mónica Pereira 224 days atras

    Boa noite bispo!!!
    Duas coisas me chamam a atenção nesse capítulo uma é como Maria se entrega ao Senhor Jesus de todo o Amor, ela não mede esforços para agradá-Lo, pois lava os seus pés com um perfume carrissimo e ainda os enxuga com seus cabelos, a outra é a traição de Judas e o interesse dele no dinheiro. Judas nunca foi fiel ao Senhor Jesus, pois mexia na sacola, mas nós temos de ser fiel no dízimo e ofertas para que Deus nos honre como prometeu na Sua palavra.

  37. Josy Reis 225 days atras

    Ela poderia sim ter feito o que judas falou mais não fez,fez o que ela realmente queria que era agradar o SENHOR JESUS ao invés de vender ela com certeza fez o sacrifício dela e arrebentou.

  38. O nardo puro derramado por Maria nos pés de Jesus seria utilizado por aquela no dia do sepultamento Deste. Ou seja, eu penso que ela não acreditava na ressurreição, pois o nardo serve para diminuir o fedor do corpo em decomposição.
    Afinal, conforme capítulo anterior, Maria demonstrou com seu choro não haver outra solução para o seu irmão morto, consequentemente, não cria na ressurreição, conforme segue o trecho bíblico:
    “Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
    Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.” (João 11:32-33).
    Assim, penso que a atitude de Maria em derramar o valioso nardo nos pés de Jesus revelou que ela passou a crer na ressurreição, principalmente depois que viu seu irmão ressurreto.
    Por outro lado, Marta cria na ressurreição, tanto é que se expressou da seguinte forma: “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
    Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
    Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
    Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
    Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.” (João 11:21-27).

  39. Anael Almeida 229 days atras

    Boa noite Bispo Renato! muito forte essa passagem
    è verdade temos que seguir o exemplo do Senhor Jesus, não podemos ficar parado temos que fazer algo.
    Deus Abençoe a todos!!!

  40. O que chama a atenção é o amor que Maria tinha por Jesus,ela não mediu esforço para agradar o seu Mestre.

  41. Uma coisa que me chamou atenção foi o tamanho do AMOR de Maria pelo Senhor Jesus, me comoveu consideração TOTAL.
    Quem é a prova viva do poder de Deus, as pessoas procuram mata-las.
    Se eu amar a minha vida eu vou perde-la, mas se eu odiar a minha vida neste mundo eu vou ganhar a vida eterna.
    Andais enquanto tendes luz, aproveite a oportunidade de se entregar pra o Senhor Jesus enquanto ainda temos.
    Não são todos que creem na palavra de Deus, pois o braço do senhor não se revelou a eles (a).
    Quem crê no senhor Jesus não permanece nas trevas.

  42. Ricardo Arcanjo 230 days atras

    Verdade! Para mim dar o dízimo nunca foi difícil, o problema era na hora da oferta, pois calculava quanto ia dar, para não me faltar. Hoje não faço mais isso, pois sei que não custa nada dar uma oferta generosa por alguém que deu sua vida por mim.

  43. Rosangela Doreto 230 days atras

    Maria não pensou no valor do perfume, e a atitude que ela teve foi de um amor puro…assim devemos fazer quando devolvemos o dizimo a Deus…se paramos para pensar na quantia que temos que devolver do dizimo, certamente muita gente não ia devolver…foi o caso de judas…ele viu o perfume…pensou…fez o calculo…e não gostou nada do que fez marta…ele sabia o grande valor em dinheiro que estava perdendo pois ele roubava as ofertas da sacola (como se Jesus fosse cego e burro que não via ele roubar da sacola de ofertas)…o nosso grande DEUS conhece o nosso coração…fiquem esperto…o nosso DEUS ve tudo e sabe tudo…

  44. DIRSON MENDES DA SILVA 230 days atras

    A FÉ DE MARIA REALMENTE, É UMA FE QUE AGRADA A DEUS, E JUDAS FOI ENGANADOR DELA MESMOS, POR QUE ELE NUNCA ENGANOU O SENHOR JESUS, POR ISSO SE ENFORCOU E FOI PRO INFERNO.

  45. paulo henrique 230 days atras

    Bom dia bispo!

    Umas das coisas que me chamou atencao e que quando marta lava os pes de jesus com o perfume carissimo e que judas usado pelo diabo condenou a atitude de marta? Mas porque ele mexia na sacola. Temos que ser fiel a Deus, se assim fomos Ele nos honrara porque Ele prmoteu. Estarmos sempre na fe pars o diabo nao agir na nossa vida e perdermos o nosso maior bem precioso, a nossa salvacao.

Deixe um comentario