39

 

Nunca escrevi sobre isso, apesar de já ter falado publicamente a respeito. Minha intenção não é atacar católicos, pois todos têm o direito de crer no que querem. Tampouco escrevo para fazer apologia a qualquer outra igreja, mesmo à minha. Quero apenas revelar o que me fez reavaliar minha fé católica há 27 anos atrás. Talvez ajude alguns na mesma situação.

Cresci como todo bom católico. Meus pais me levaram para batizar depois de meses de nascido. Meu irmão mais velho iniciou e terminou seus estudos em colégios católicos. O orçamento da família já não permitiu que eu fizesse o mesmo. Quando íamos à missa, eu me sentia um pária quando meu irmão ia à frente tomar a hóstia mas eu não podia, pois não tinha feito a primeira comunhão.

Mas isso não me impediu de assistir às missas de nossa paróquia aos domingos, usar crucifixo no pescoço, imagem da santa na carteira, fazer o sinal da cruz todas as vezes que passava na frente da igreja e em qualquer outra ocasião que pedisse um pouco mais de sorte e proteção, por boa medida. Ah, e claro, não esquecendo das romarias que meus pais faziam quase que anualmente à Aparecida do Norte.

Aos meus 13 anos, uma reviravolta aconteceu em nossa família. A história é longa, mas a conclusão foi que meu pai traiu minha mãe, acabou saindo de casa, e o nosso mundo relativamente tranquilo veio abaixo. Entre noites de choro e vontade de morrer, vinham as perguntas: Por quê? O que fizemos para merecer isso? O que foi feito de nossas orações e devoções e velas acendidas?

Tudo que o padre nos dizia era que “Jesus também sofreu, quem somos nós para reclamar?” Além de não ajudar, ainda nos fazia sentir mal de ter perguntado.

Aí alguém me ensinou a fazer algo pela primeira vez na vida: abrir a Bíblia e entendê-la.

O que eu descobri e o que isso causou à minha fé está no próximo post.

 

Se você se cadastrar aqui nesse blog, receberá uma notificação quando o próximo post for publicadoClique aqui.

 

 

Veja também:

 

 

 

Compartilhe!
Envie para um amigo Envie para um amigo

26 Comentarios em “Por que deixei de ser católico (1)”

  1. Frankmar Corrêa 256 days atras

    Sou de uma Família Catolica,minha Mãe é Catolica e meu Pai era Catolico.fui ”Batizado por Apersão”quando era bêbe em uma Igreja Catolica Apostolica Romana.desde criança acreditava no Pai do céu e em seu filho Jesus.

    Minha família procurava sempre que possível quando criança me leva junto de meu irmão ao círio de Nazaré em Belém do Pará.porem meu pais se dedicaram muito ao seu trabalho e Não frequentava a Igreja Catolica quando criança.deram mais importância ao meu estudos pois tinha a boa intenção de que eu e meu irmão fossemos para a Faculdade.só passei a frequenta a Igreja Catolica quando já tinha meus 19 anos.a principio me sentia bem nas Missas,porem com o tempo já com algum conhecimento Bíblico sabia que o uso de imagens no culto e orações Santos não eram ensinos bíblicos.Não continuei a ir as missas católicas.
    Deus proibiu que se curva-se a Imagens de qualquer tipo e Jesus ensinou a oramos só a Deus.eu também discordei da pratica do Batismo de Bebês que ainda não podem aceita Jesus,só crianças a parti dos 7 anos tem condição de aceita Jesus como salvador e discordei do batismo por aspersão.o Batismo correto é por Imersão em água,pois até a Palavra transliterada para o português por Batismo significa em Grego Imersão e Mergulho.a pratica de aspersão só começou aos poucos no século II.por isso com todo respeito Não posso ser Catolico romano e eu tenho direito de Crer em tudo que afirmei.tenho direito de crer diferente dos Catolcos romanos.porem eu amo e respeito os Católicos,mais discordo de algumas praticas católicas que citei.
    Eu amo acima de tudo ao Deus Uno e Trino.só adoro a Deus e faço minhas orações só a Deus.creio que a Bíblia é suficiente para basear nossos princípios e crenças Cristãs.por isso pretendo ser um Cristão Evangelico.

  2. isto acima (que é apenas um resumo) e muito mais, pode ser encontrado na
    Enciclopédia Católica em muitas bibliotecas do mundo, inclusive na Internet.

  3. ola bispo estou nesta fé,e cada dia me fortaleço mais, essas mensagens a cada dia nos ajuda a refletir e mudar a maneira de ver a vida, obrigada e continui enviando essas mensagens.

  4. Olá bispo!!!

    Acho muito importante e interessante quando vocês compartilham o que já passaram e o que fizeram para vencer e chegar onde estão, pois quando vemos o sr., o bp. Macedo e a dona Cristiane e pessoas como vocês que procuram ajudar os outros nos sentimos distantes como se vocês fossem perfeitos ou quase.Mas quando vocês compartilham os momentos difíceis que tiveram e o que fizeram para vencer vemos que vocês são também de carne e osso como nos.
    Que Deus abençoe o sr.!!!
    Agora *eu vou* terminar de ler a história…

  5. A intencao jamais vai ser agredir a ninguém mais sim falar da nossa experiencia, a minha nao foi diferente, era ainda adolescente, desde que tenho memoria fui católica, mais se Deus estava com nós, por qué tanta dor e sofrimento, eu crianca ja pensava em morrer, em tirar a minha vida, a minha mae estava com tratamento psiquiatrico, fora do tormento espiritual, e muitas outras coisas, era dor e sofremento, mais a gente era fiel, católicos praticantes, boas pessoas, meus pais eram integros, mais a dor seguia tomando conta. Lembro até agora que foi numa noite, mais uma de insonia, que chorei tanto, e clamei … falei se realmente Ele existia, alguma coisa tinha que acontecer porque eu quería conhecer esse Deus. E assim foi, conheci a Palavra que liberta, sou uma nova mulher, nós conhecimos a vida verdadeira, tal vez voce amiga-o pensa que lhe ofendemos, mais pensa bem, olha a sua vida, se Deus está com voce, porque as coisas estao desse jeito? Voce conhece uma religiao, mais a Deus ainda voce nao conhece. Deus te abencoe, Ele está aguardando seu clamor.

  6. me chamou muita atenção a reação das pessoas na maioria católica mais me intristece saber que elas não foram tocadas com a experiencia e o testemunho so DEUS para liberta_las e tira a venda dos olhos

  7. Flaviana Mahado 386 days atras

    Bispo minha histotia é bem parecida com a aus,tinha uma eligiao,vivia rezando terços e indo a romarias,verdadeira beate…mas um belo dia qdo precisei da minha fe qdo fui traída em um relacionamento de quase quinze anos,minha vida veio a baixo,o teto caiu,fiquei sem chão,foi a pior dor da vida,todos viraram as costas pra mim,fui par aa igreja no fundo do poço literalmente…menos este deus grande e maravilhoso que me tirou da situação em que me encontrava…e do altar eu não desco mais não…cuidei do meu coraççaio com a grala de deus e da terapia do amor,ainda estou so,mas feliz com jesus e esperando a hr certa da minha benção. Amem.

  8. VERDADE! Toda religião, até a evangélica faz isso com as pessoas. Se tudo está bem Deus seja louvado e todos os santos, e os anjos estão guardando etc. Mas quando as coisas vão mal, aí a culpa é do carma e não há nada que possa ser feito. QUANTA CEGUEIRA! E nós éramos religiosos assim!!! E quem não vigia vira religioso em qualquer lugar. Um abraço bispo, e obrigado por compartilhar conosco sabedoria.

  9. LILIAN NOGUEIRA 391 days atras

    Louvo a Deus desde o dia que meus olhos se abriram e eu enfim conheci ao Senhor Jesus…Hoje tenho Paz no meu coração…e não foi uma religião, nem orações repetidas, nem o homem…e sim o próprio Senhor Jesus que mudou o meu Eu. Isto sim é SALVAÇÃO.

  10. Nayara Rudgeri 391 days atras

    Bispo estou com o senhor, eu era cega e agora eu vejo! Na fé!!

  11. sou católica e amo minha religião.. tenho muita coisa a aprender..o Padre da minha paroquia é uma benção e pura unção só vendo ele pregar para ter noção..na igreja tem pessoas de todos os jeitos os padre não obriga ninguém, mas orienta, apesar de muitos se fingirem de cego..não e fácil ser católico..não existe religião nem melhor nem pior..apenas doutrinas diferente..e acho que as pessoas tem respeitar as diferenças…

  12. Desconhecido 392 days atras

    Por que essa pessoa que se dizia ser católica não pegou a bíblia antes???? só porque o padre não falava??? Eu não quero ofender ninguém , mas uma coisa que eu vejo e que vocês falam: agora eu to salvo, parei de beber por que mudei de religião. A pessoa pode ser salva sendo Católica também e pegar a bíblia para orar em qualquer religião, não importa, se ela tiver FÉ isto basta.

    • renatocardoso 391 days atras

      Olá, você já leu a segunda parte da história? Veja aqui: http://www.renatocardoso.com/blog/2013/07/24/por-que-deixei-de-ser-catolico-2/

    • Arthur Benevides 323 days atras

      vc leu tudo ou só a perte 3? vc ler a bíblia como livro qual quer ou como a palavra de Deus a lhe instruir? se vc soubesse absorver, e entender oq leu vc não estaria dizendo isso! Vc mesmo está cega e não percebe! leia tudo oq ele disse e procure na bíblia, se ouver contradição eu me retiro, mas se não, n venha aqui falar oq não sabem não se é sábio falar sobre coisas que vc não sabe!

  13. ESTER MACHADO 392 days atras

    eu estou muito aciosa pra ver a próxima blogada e vcs viram na tv que uma menina enangelica foi abençoada pelo papa a minha pergunta é oq ela estava fazendo la

    • Francisco Reyna 391 days atras

      em que canal vc viu isso! na Globo! se foi lá então é mais fácil vc entender, pois assim como ela estão misturadas com o que não presta achando que não tem nada demais…

  14. Me sinto exatamente assim… como o senhor descreve. Quero muito ler o final desta história

  15. Drika Palheta 392 days atras

    Eh amigo desconhecido, mas se vc não tiver seu porto seguro, com certeza vai ficar à DERIVA.É muito difícil receber os benefícios da fé,quando não se tem uma direção.

  16. Sandra Maria Ferreira 393 days atras

    Eu tb já fui católica,acendi muitas velas,e não resolvia nada,vivia no pecado,mas graças ao Deus todo poderoso,hoje estou salva,e estou lutando pela minha famílha,para que todos sejam salvos.eu creio que eu e a minha casa,serviremos ao Senhor.

  17. Desconhecido 393 days atras

    Acredito que a fé vem de cada pessoa, não será igrejas que farão você crer, existe apenas um Deus e é sobre a Bíblia que todos os praticantes católicos ou não devem ter consciência da palavra escrita e levar à prática. Quando existe um problema na família por exemplo é a Deus que devemos pedir orientação e não a padres e nem a pastor, não tô querendo agredir a nenhum lado, só apenas mim refiro a cultura de cada religião deve sempre ser respeitada, o que vale na verdade é a fé.

  18. MANOEL BITENCOURT MARTINS 393 days atras

    A pior coisa que existe é ser um religioso, ou seja, seguir uma religião. Qualquer religião cega as pessoas, pois neutraliza a fé na palavra de DEUS.
    Nasci numa família católica, o que não mudava nada na nossa vida.
    A partir do momento que conheci a palavra de DEUS, e comecei a agir a fé, a minha vida começou a mudar.
    Hoje, tenho consciência clara do que é ser um religioso. A religião leva as pessoas a não conhecerem verdadeiramente a JESUS e muito menos a DEUS.
    A Igreja Universal é uma bênção na vida daqueles que creem em DEUS e praticam a Sua palavra. Ela é uma saída que o ESPÍRITO SANTO inspirou no Bispo Macedo. Se a IURD não existisse muitas pessoas já estariam mortas e com suas almas no inferno.

    Abraço a todos.

    Manoel Bitencourt Martins

  19. Fiquei curioso… de ver o fim,

  20. Graciana - Pinheiro2 - RJ 393 days atras

    Louvo à Deus por hoje eu e grande parte da minha familia termos uma fé inteligente!

  21. Carlos Melo 393 days atras

    Ansioso pra segunda parte… Não vou deixar de ler amanhã.

  22. Bom dia!!!
    Cresci da mesma forma,mais o que me fez mudar foi justamente isso sempre fiquei me perguntando por os evangélicos “conhecem” tanto a bíblia e eu não…Foi ai que decide “conhece-lá” e desde sempre é a minha companheira…

Deixe um comentario