36

 

Em primeiro lugar, eu quero parabenizá-los pelo excelente trabalho! O livro e os vídeos têm abençoado ricamente a minha vida e o meu relacionamento. Estou namorando há 4 meses com uma pessoa com quem tive um relacionamento casual há 5 anos atrás. Eu sempre a amei, e estou muito feliz por termos tido a oportunidade de estarmos juntos novamente e dessa vez namorando sério.

Eu quero muito me casar com ela, e ela também manifesta o mesmo desejo, porém, numa conversa ela me questionou sobre a razão de casarmos num cartório. Me perguntou onde estava escrito na Bíblia que a gente precisa ter uma certidão de casamento. Eu confesso que não tive palavras para responder a essa questão, porém é o meu desejo de que seja formal, além do fato de eu me sentir muito orgulhoso em dar meu nome pra ela. Eu disse que a gente poderia continuar essa conversa em tempo oportuno, e, espero que vocês possam me ajudar, não a convencê-la, mas a informá-la sobre o que Deus pensa e deseja com relação ao casamento. Um abraço!

Ricardo G.

 

Olá Ricardo,

A resposta à pergunta de sua namorada é muito simples: não está escrito na Bíblia. É ridículo esperar que um livro escrito há mas de 2 mil anos viesse especificar o que a sociedade do futuro exigiria em termos de legalização de um casamento. Mas dizer que não se precisa casar em cartório só porque não está escrito na Bíblia é como dizer que não se deve usar telefone porque a Bíblia não fala sobre isso.

O fato é que a Bíblia lida com princípios, e não com detalhes do cotidiano. E o princípio bíblico de casamento não poderia ser mais claro: é uma aliança inquebrável entre duas pessoas, onde o próprio Deus é testemunha. Veja Malaquias 2:14-16. E quanto a este princípio, casar em cartório não o anula em nada, ao contrário, está totalmente de acordo.

O que mais me preocupa nesta pergunta não é o fato de a Bíblia não dizer “Assinarás uma certidão de casamento” mas sim o que a pergunta esconde. Não estou julgando sua namorada, mas a pergunta dela sugere que deve ter tido más experiências amorosas na vida, ou testemunhado isso na família dela, de forma que ela é um tanto descrente de casamento. Isso sim, deve lhe preocupar. Além disso, por que uma pessoa que não aceita o princípio bíblico de casamento estaria preocupada com o que a Bíblia diz a respeito de casar em cartório? Não faz sentido.

Meu conselho é que vocês conversem bastante a respeito sobre como veem o casamento, a união de duas pessoas para a vida toda, as bagagens de cada um (como falamos no livro), e as expectativas que têm um do outro — antes de entrarem numa canoa furada.

CasamentoBlindado.com
facebook.com/casamentoblindado

 

unknown.png Curta nossa página no Facebook. 0% de besteira garantido — ou o seu click de volta.

 

Ver também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

 

Compartilhe!
Envie para um amigo

148 Comentarios em “Onde está escrito que tem que casar em cartório?”

  1. bom dia e PAZ DE CRISTO gostaria de saber aonde esta escrito na biblia sagrada*uma aliança feita ,jamais pode ser quebrada*porfavor gostaria de saber,dizem que esta escrito em hebreus,mais ja li e não encontrei…

  2. Bom dia,meu marido é muito desconfiado tudo que falo pra ele ele pensa logo que estou dando ousadia pra outrs pessoas,ele não confia em mim,nunca dei motivos,nos somos evangélicos,o que fazer.Jesus abençoe.

  3. ana beatriz 10 months atras

    bisco queria fazer use uma pergunta se eu me casar no cartorio dps no religioso estou pecando?

  4. o que muitos questionam , é a questão de que muitas pessoas apontam o dedo para os que vivem juntos sem terem ido ao cartório oficializar um contrato social o qual nem sequer tem validade em todo o planeta ,

    e alem disto existe varias formas de contrato para uma convivencia.
    contratos de formas diferentes uma das outras e todos aceitos pelas leis do país , se a questão é como ja ouvi pessoas falando a respeito , ” tem de obdecer a lei do pais ”
    mas surge uma pergunta:

    OBEDECER implica em ORDEM
    ou seja eu devo como homem no meu pais obedecer a ordem de me alistar em uma dos setores das forças armadas quando completar a maioridade isto porque é OBRIGAÇÃO ! A LEI OBRIGA!
    mas qual lei obriga a ir ao cartório ?

    quando foi instituido o casamento no BRASIL ele foi instituido numa época com realidades socieis diferentes , ela foi instituido para dar segurança a mulher.

    porem o pais em questão criou mais leis para segurança da mulher , e hoje qualquer mulher que conviva com um homem sem nenhum contrato social assinado, tem os mesmos direito
    da casada assegurados .

    quem pode apontar para um casal que cumpre o ” portanto o homem se unira com sua mulher e ambos serão uma só carne ”
    quem, pode apontar o dedo e falar que estão em pecado , se ambos não tem relações cojugais com outras pessoas e sim somente os dois mesmos. com respeito mutuo.

    uma cerimonia para abençoar este relacionamento é o que eu acredito ser muito importante, mas a assinatura em um cartório pessoalmente, não acredito mudar uma unica coisa entre o casal e DEUS.

    • Concordo plenamente! Isso é pura tradição católica

    • Vanessa Lampert 2 months atras

      Caso alguém caia por aqui via Google e fique confuso com o comentário do Sidnei, eu gostaria de corrigir: A lei não obriga, a lei regulamenta. É para isso que existem leis: para regulamentar.

      Se há uma regulamentação para que o casamento seja considerado legal no país em que a pessoa reside, ela deve ser seguida, a menos que ela contrarie a lei de Deus (como um país em que, para ser considerado válido, o casamento devesse ser feito em um templo a outros deuses). E, no Brasil, para configurar casamento, o casal deve assinar a certidão emitida pelo cartório, e isso não contraria nenhuma lei Divina.

      Só não entendo por que alguém não faria isso, principalmente se considera tão inútil…como diz o livro 120 minutos para blindar seu casamento: “se é só um pedaço de papel, por que você não assina?”

  5. BISPO RENATO SOU UMA ADMIRADORA DO TRABALHO QUE VCS FAZEM NO MUNDO TD

  6. “DAI A CÉSAR, O QUE É DE CÉSAR” esta fala de JESUS é para nos lembrar que seja no pagamento de impostos, no respeito às leis de trânsito, em não jogar lixo na rua ou TUDO O QUE SE REFERE À VIDA EM SOCIEDADE INSTITUIDO PELA LEI DOS HOMENS, PARA UMA VIVÊNCIA ORDENADA E HONRADA NA SOCIEDADE HUMANA DEVE SER CUMPRIDO, afinal é algo referente à vida particular e pública das pessoas ao mesmo tempo, se não há o que esconder (pois DEUS NÃO SE AGRADA DA MENTIRA e de coisas ocultadas para favorecer à corrupção NEM DA DESOBEDIÊNCIA – QUE FOI O QUE CONDUZIU ADÃO E EVA AO PECADO) POR QUE NÃO CUMPRIR AS LEIS HUMANAS\SOCIAIS…eis a pergunta. Deus abençoe a todos nós.

  7. Emanuelle Sabino 1 year atras

    Esses dias comecei a ler o livro casamento blindado e li a parte que fala da bagagem, comecei a analisar a minha e vi que é bem pesada. E tirar o que me atrapalhará em um futuro relacionamento.

  8. Esther O. Silva 1 year atras

    É verdade, se uma pessoa quer um compromisso sério com a outra ela não vai ter medo de assinar alguns papeis para provar isso, pelo contrário, ela vai sentir desejo de assumir a outra perante a sociedade.

  9. ANGÉLICA SENA SILVA 1 year atras

    MUITAS PESSOAS NÃO QUEREM TER UM VERDADEIRO COMPROMISSO, POR ISSO NÃO QUEREM SE CASAR POR ISSO DA IMPORTANCIA DE AMALIZAR BEM que vai esta ao nosso lado…

  10. concordo com o senhor bispo

  11. Ana carolina 1 year atras

    É verdade bispo,é como estar escrito na palavra tudo é licito mas nem tudo nos convem. boa noite

  12. Boa noite.

    Concordo com o Bispo e devemos lembrar do que fala em Romanos Cap.13 Vers.1 e 2.

    1 – Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.

    2 – Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.

    Ou seja:devemos sim nos sujeitar as leis dos homens aqui na terra.

    Deus abençoe a todos.

  13. Gostaria de tirar uma duvida com os professores. Ha muito tempo tento entrar em contato, ja escrevi no blog do Renato, mandei mensagem no face dos dois, adicionei no skype, curti e escrevi na pagina do TLS e nao consigo nenhuma palavra de ajuda neste momento tao dificil. Por favor, me ajudem…Eu namoro ha 2 anos e meio e ele mora em outro pais, sempre vem me ver no Brasil, nos falamos todo dia por skype e temos um relacionamento serio e fiel. Ultimamente eu tenho conversado com ele sobre casar, mas ele se mostra muito inseguro (pois ja teve experiencia ruim com outra pessoa que morou junto) e diz que tem medo que nao de certo, devido a mudanca radical que um de nos iamos ter (indo morar no pais do outro). No caso, eu aceito morar com ele no outro pais, pois o amo e faria tudo para viver com ele, pois ele e um homem muito bom, que me trata como uma verdadeira princesa. Da ultima vez que ele esteve comigo no brasil, compramos as aliancas e ele falou com meus pais que planejamos casar ano que vem. Mas no final, ele nao me pediu e nao deu a alianca, disse que tem muitas duvidas e nao sente seguro para fazer isso. Nos continuamos namorando, mas eu fico preocupada, o que eu devo fazer para ajudar a superar essa inseguranca? ou sera que isso tem a ver com sentimentos, e ele nao me ama? Aguardo ansiosamente uma resposta….

  14. Caroline Demétrio Rs 1 year atras

    concordo plenamente com senhor e se não queremos legalizar perante a lei dos homens então não queremos de fato um compromisso serio então creio que ele deve sim analisar bem essa relação.

  15. maria luiza diniz 1 year atras

    muitas pessoas caem nessa bobagem de dizer a onde Deus escreveu isso na biblia , imagine ser não existiser a biblia muitas pessoas iriam reclama do meu geito ah nao tem nada pra ser provado que temos que fazer isso.

  16. Maria Luiza 1 year atras

    Imagina se de agora em diante vivessmos fazendo coisas erradas por que não esta na biblia que é errado. tudo é questão de compromisso com Deus.

  17. Lady Santos 1 year atras

    Temos que obedecer as leis de Deus e dos homens também, pois quando Deus fala sobre a autoridade, Ele também se refere em obedecermos os nossos senhores, ou seja aqueles que estão acima de nós.
    E quem quer agradar a Deus e obedecer, casa tanto no civil como no Altar de Deus.

  18. Bispo Renato, concordo com tudo com o Sr. disse e, além disso, é importante observar que a Bíblia nos orienta a cumprir a lei dos homens e essa lei determina que o casamento deve ser formalizado em Cartório para que seja reconhecido e produza efeitos jurídicos.

  19. Ivan Cavalcante 1 year atras

    Muito bem colocada as palavras…

  20. Nathalia 1 year atras

    Interessante que uma “simples” pergunta da moça mostra para o rapaz um outro questionamento bem mais relevante e parece que ele não se atentou para isso.
    É assim que Deus trabalha né? Ele fala com agente, mas nossos ouvidos têm que estar sensíveis para ouvir a Sua voz. Deus mostra!
    Não podemos negligenciar um detalhezinho se quer…TUDO deve ser considerado.
    Quero comentar também que achei fantástica a resposta para a pergunta..”não está escrito na Bíblia”, simples, básica, objetiva e inteligente, inteligente todo o raciocínio, tudo tem lógica.

  21. Genilda l. Almeida - Manaus 1 year atras

    Boa Noite Bispo Renato
    Olha eu concordo plenamente com as suas palavras, casamento é algo muito sério, tem que ser analisado,repensado, conversado. Pois depois de casados não tem volta é pra vida toda. É um verdadeiro sacrifício, mais quando amamos de fato vale a pena, principalmente quando é DEUS Quem abençoa.

  22. Jéssica Domingues 1 year atras

    Esse post é interessante porque observamos e aprendemos sobre a importância de analisarmos a pessoa que namoramos, pois se hoje ele(a)não concorda com questões necessárias e importantes, deixamos passar pequenos detalhes que nos faram infelizes para o resto das nossas vidas, detalhes são verdadeiramente importantes em um relacionamento, principalmente para aqueles que um dia pretendem formar ambos uma aliança.

  23. Verdade Bispo, muito forte.

  24. O princípio bíblico de casamento não poderia ser mais claro: é uma aliança inquebrável entre duas pessoas, onde o próprio Deus é testemunha, Se Deus é o autor do casamento e está escrito na biblia não devemos nos questionar a respeito disso, pois uma pessoa que não acredita em casamento deve ser por algum trauma amoroso em sua vida.

  25. Tatiana G Carrico 1 year atras

    Realmente Bp., se pensarmos quantas coisas não estão na Bíblia e hoje tomamos por certa. Acredito que se há esse questionamento, esse rapaz deve pensar bem se essa pessoa é a que vai completá-lo, do contrário, com casamento no civil ou não, esse relacionamento pode se tornar um fiasco.

  26. Deiziane Sousa 1 year atras

    temos que dar o que é Deus é de cessar também ou seja temos que obedecer o que ´manda a lei de Deus ´e o que manda a lei dos homem

  27. Mirna Pinheiro 1 year atras

    Um casamento de verdade realmente vai muito além de assinar papéis, casamento é uma aliança inquebrável, renuncia e total sacrifício.

  28. Bispo, a bíblia também fala em Romanos 13, que devemos obedecer as autoridades por que estas foram instituídas por Deus, e também fala que devemos dar honra a quem merece, e com certeza se amamos a nosso parceiro o casamento no cartório faz com que mostremos esta honra…

  29. Marcleide 1 year atras

    Temos que agradar a Deus em que fizermos, antes de nos ele é o mais interesado em nos ver felize reliuzado.

  30. Alessandra Martins. 1 year atras

    Muito bacana bispo é muito interesante o que o senhor falo, realmente nem tudo é necessario esta escrito na biblia para sabermos o que é certo ou errado, temos que ter temor a Deus e uzarmos a inteligencia. Tudo me é licito mas nem tudo convem

  31. Stephany Silva Sales Soledade-Catedral do Maranhão 1 year atras

    Casamento é algo muito sério,tanto no civil e na igreja,é algo que os dois devem estar conversando e jogando as cartas na mesa,ou seja abrindo o jogo,só assim o relacionamento de vocês dará certo,claro de não esquecer que Deus deve ser o centro desse relacionamento.

  32. Izabel guimarães 1 year atras

    Eu e meu esposo já morava juntos a mais de dez anos e toda a vez que eu falava em casamento, ele dizia que não precisava que já eramos mais do que casados e isso me magoava muito ,só depois que começamos a frequentar a igreja é que ele percebeu a importância do casamento no cartório
    Hoje somos casados na lei dos homens e recebemos a benção de Deus para que o nosso casamento seja muito mais abençoado

  33. Concerteça bispo

  34. Iris Silva 1 year atras

    Olá Bispo Renato

    Muito interessante essa pergunta, muitas pessoas não querem assumir um compromisso verdadeiro e por isso inventam desculpas, como que não está escrito na Bíblia, o casamento é algo muito importante para Deus, ter apenas uma mulher e um só homem,mais muitos não querem abrir mão de se relacionarem com um aqui e outro ali ou seja não querem um relacionamento sério. Assim também é com Deus, ou servimos a Ele ou não, pois não podemos servir a dois senhores.

  35. carolina Janeth Manuel 1 year atras

    temos que dar o que é Deus é de cessar também ou seja temos que obedecer o que ´manda a lei de Deus ´e o que manda a lei dos homem

  36. Só que não existe casamento religioso, isso foi criado por Constantino em cerimonia a uma deusa romana da época. Casamento religioso é apenas uma cerimonio pagã. Quem quiser é só pesquisar.

  37. nathalia G 1 year atras

    é verdade tudo é licito mas nem tudo convém, na bíblia não está escrito tbm que não devemos fumar, usar internet, usar drogas, etc. Devemos está seguindo a orientação de Deus pois sempre nos diz qual caminho seguir e o que fazer!!!

  38. Buenas noches Obispo.

    Es muy fuerte lo que se plantea en este post, sinceramente nunca se me hubiera ocurrido preguntar eso. Pero creo que cuando hay una de las dos partes que empiezan a dar excusas o empiezan a hacer ciertas preguntas que no tienen nada que ver, hay que fijarse si realmente es la persona que Dios creo para ella.Es muy importante saber esto, por que sino uno puede ser que se este llevando por un sentimiento.

Deixe um comentario