47

 

Uma das perguntas que mais ouvimos como conselheiros matrimoniais é: “Como o casal pode evitar que o relacionamento caia na rotina?”

Mas uma questão ainda mais importante que tais casais esquecem de se perguntar é: “Rotina de acordo com quem? Como o meu parceiro define rotina?”

Já notamos um fato na maioria dos casais onde há uma reclamação de que o relacionamento “caiu na rotina”. Normalmente, apenas um dos cônjuges acha isso. E o outro discorda. Foi o que aconteceu com Nádia e Felipe.

Com seis anos de casamento e uma filha de quatro anos, o casal vivia uma relação um tanto estressada. Ela trabalhava meio período para ajudar no orçamento, enquanto a filha ficava na creche. Ele chegava tarde do trabalho e logo depois do banho e do jantar, grudava os olhos na televisão até cair de sono e se arrastar para a cama. A conversa era pouca, normalmente iniciada por Nádia, que desabafava durante o jantar enquanto Felipe dizia “a-hã” entre um balançar da cabeça e outro—mais para fingir que estava ouvindo. Nos fins-de-semana, Felipe trabalhava aos sábados até duas da tarde e quando chegava em casa só queria descansar ou voltar para a TV.

Nádia, compreensivelmente, estava frustrada. “Nossa vida é uma rotina. Eu sei exatamente o que vai acontecer quando você chega em casa: nada. É você e a bendita televisão. Eu estou cansada disso.” – desabafou.

Felipe, com ar de surpresa e de incompreendido, justificou: “Mas você sabe que nós não temos muito dinheiro para ficar passeando e fazendo as coisas que você quer. Já conversamos sobre isso. Pensei que tínhamos combinado que quando as coisas melhorarem nós vamos fazer mais do que você gosta. Você tem que viver dentro da realidade.”

Ou seja, o que Nádia chamava de rotina, Felipe chamava de “apertar o cinto até as coisas melhorarem”.

Aí está um grande problema, quando o casal tem definições diferentes de rotina. E pior: às vezes um até adora rotina, enquanto o outro odeia…

Por isso, voltando à pergunta inicial: Como o casal pode evitar que o relacionamento caia na rotina?

  1. Primeiro, os dois têm que saber o que o parceiro vê como rotina. Esclarecer os significados, e entender bem a visão do seu parceiro e como ela compara com a sua. Há diferenças?
  2. Expor as expectativas. O que você espera de mim para não deixar nosso relacionamento ficar chato? Sair uma vez por semana? Tirar férias uma vez ao ano? Fazer uma surpresa agradável em datas comemorativas? E claro, procure ao máximo atender às expectativas.
  3. Equilibrar as necessidades. Obviamente, o que tem maior facilidade de se entediar com a rotina vai precisar que o parceiro seja mais ativo no fazer coisas que quebrem o marasmo na relação. Por outro lado, se você é casado com alguém que adora rotina, você terá de aprender a diminuir um pouco suas expectativas para seu parceiro não se sentir sempre incomodado pelo fato de sempre estar fazendo a sua vontade às custas da própria. O equilíbrio é essencial.

Temperando os pontos acima está o sal do romance. Não importa quanto tempo vocês já estão juntos, vocês têm de se verem como namorados. Assim, vocês nunca considerarão o parceiro já conquistado. Ao contrário, continuarão sempre aquele gostoso jogo da conquista, onde todo dia estarão pensando em formas de expressar o amor e tocar o coração do seu parceiro.

Com um pouquinho de esforço, seu relacionamento pode ser vibrante não importa quantos anos vocês já estão juntos.

 

Mude a rotina do seu relacionamento. Leia o livro Casamento Blindado – nas melhores livrarias do país e também online.

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

 

Leia também:

 

 

 

 

Compartilhe!
Envie para um amigo Envie para um amigo

66 Comentarios em “Quando o relacionamento cai na rotina”

  1. olá, namoro há 1 ano e 8 meses, meu namorado é muito carinho, faz de tudo para me ver feliz, gosto muito dele, estamos sempre juntos, sempre que tenho uma folguinha da escola vou ficar com ele, ficamos todo final de semana sempre juntos, e tá virando uma rotina sempre fizemos as mesmas coisas, mas igual continuo sempre indo ficar com ele nos meu horarios livre, mas ultimamente não tenho me importado se estamos juntos ou não, se falo com ele durante o dia ou não, parece que não estou sentido falta dele, aquela vontade de estar sempre junto, não sei o que é isto, porque quero continuar com ele porque apesar de não sentir essa vontade louca de estar junto, eu me preocupo muito com ele, preciso de ajuda, fazer algo que mude isto!!

  2. cristiane 146 days atras

    Eu tenho 27 anos de casada sinto que meu esposo nao me ama,, sei la esta diferente nao na cama ,, e mais esconde dinheiro de mim achei 6 mil embaixo da cama ,, o que fazer devo falar com ele novamente,,, nao estou mas aquentando mais amo demais eu tenho 46 anos e ele 51,,, temos uma filha casada de 26 e um netinho de 4,,, e meu filho com 22 anos em casa,,, temos tudo pra seer feliz ,,, me ajude eu nao aquento mais

  3. Olá tenho 21 anos e meu namorado 23. Namoros há 3 anos, e eu não quero me casar, apenas morar junto. Eles não se dá bem com o pai e eu não me dou bem com minha mãe. Mais um motivo para ambos sairem de casa. Sera que da certo?

  4. Olá Boa tarde, Bom meu namorado me queixa as vezes por prender ele demais, não deixar sair com os amigos do trabalho, não deixar ele fazer as coisas que ele gosta… Mais eu nao proibo, o problema é que envolve “amigas” no meio dessas “saidinhas”… E passei por um transtorno na minha vida que é realmente dificil de confiar… ele por impulso as vezes chama as amigas de “Linda”… Isso me incomoda bastante… Eu digo a ele que nao prendo ele a anda, que se ele quiser pode sair, mais ele diz: Pra vc ficar brava comigo depois? e ficar falando um monte… Namoramos a 1 ano e 4 meses, mais a 3 meses moramos juntos, e constantemente ocorre varias brigas, eu vou a igreja porém ele vai vezes comigo. Preciso de ajudar pois nao quero me separar, passar por isso novamente… Voce acha que devo deixar ele sair sem mim as vezes?! Boa tarde e obrigada.

  5. Alline Karen 218 days atras

    Ola Renato e cristiane!
    Namoro a ano com uma pessoa muito boa pra mim, muito honesta, cincera.. Porém nada carinhoso, não gosta de dialogar os assuntos do dia dia, cobro isso dele porque meu relacionamento está está se desgastando.. Gosto de conversar e sou bem amorosa e ele não. Estamos com o pensamento em nos casar, oque devo fazer?

  6. Luiza Parisi 257 days atras

    Oi Renato! Tudo bem? Eu gostaria de pedir um conselho..ao contrário de muitos namorados que tem amigas e incomodam as parceiras..o meu namorado é ao contrário…ele tem um amigo..que eu não gosto..vejo que é uma amizade destrutiva, uma pessoa que não acrescenta nada talvez apenas um pouco de diversão para ele. E me incomodo que ele saia com
    Com ele..e fui sincera em falei..não proibi mas falei e ele achou ruim…ficou bravo comigo e não sei o que fazer, sendo que não aceito a relação dele com esse amigo. O que posso fazer? Obrigada!

  7. sara caroline 307 days atras

    olá ‘pastor tem uma coisa que esta me angustiando muito. Como eu posso esclarecer as duvidas do meu coração em relação ao caráter da pessoa q amo. Por favor me ajude..

  8. Bispo Cardoso eu tenho 15anos amigada com um homem que fala pra mim que nao quer se casar o que eu faço,eu dois filhos quero me batisar e ter uma vida correta na presença do senhor o meu relacionamento com ele e muito conturbado ja a varios anos venho orando e dando esperanças a ele mais ele nao muda. o que eu faço?

  9. Oi bispo tudo bem? Bispo namoro a 1 ano e 8 meses,eu tenho 18 anos e meu namorado 34,gostaria de saber como faco para manter um relacionamento saudavel pois sou muito nervosa? E tambem a gente era bem junto acho que meu nervosismo ta deixando a gente um pouco distante,como me aprole novamente.Eu sei que minhas perguntas nao tem haver com o post mas queria sua ajuda.Obrigado que beus o abençoe.

  10. Olá Bispo

    Achei muito interessante o que o senhor falou, estou namorando a mais ou menos dois meses e essa é justamente a minha duvida: Como fazer para meu namoro não cair na rotina??, as vezes ficam pensamentos na minha cabeça do tipo: “E se ela enjoar de mim??”, “Vamos lá cara tome uma atitude nova!!” só q eu fico meio perdido sem saber o que fazer por favor me ajude

  11. Maria Luilza 614 days atras

    Gostaria que me ajudasse.
    Meu marido é pessoa difícil pra conviver ,sempre foi não é só assim comigo c/sua familia também.Mas ultimanetele esta afastando de mim, ele sente inferior a mim, mas eu nunca dexei isso transparecer, muito pelo contrario sempre ajudei a ele e nunca disse isso pra ninquem. Agora ele disse que ele não me considera como meu marido (mas dormimos na mesma cama)eu quero ajudá-lo. Mas não estou conseguindo sezinha. Me ajude

  12. Boa noite Renato e Cristiane, adoro a escola do amor e estou aprendendo muitas coisas boas para mim e para o meu casamento.
    Estou casada a quase 5 anos, amo o meu marido e tenho a certeza que ele também me ama, temos nossas briguinhas como qualquer outro casal, mas nada sério.Espero que sempre continue assim ou se mudar que seja pra melhor.

    Desejo a todos uma boa sorte no casamento, e que Deus ilumine a vocês dois que ajudam os casais a se reencontrar no casamento.
    Beijos e fiquem com Deus!!

  13. estou separada a 9 anos ,e meu ex marido nunca largou do meu pé tem ciumes de mim,ele ainda nao casou mas mora com uma pessoa e mesmo assim acha que sou mulher dele por favor renato me ajude

  14. OI PASTOR RENATO, EU MEU NAMORADO ESTAMOS QUERENDO CASAR, ELE TRABALHAR DE VIGILANTE EU AINDA NAO ESTOU TRABALHADOR, MAIS ELE FALAM Q O DINHEIRO Q ELE GANHAR TA GENTE COMEÇAR, AI ELE FALAM Q DEPOIS Q GENTE CASAR EU ARRUMO UM EMPREGO, EU FALO TUDO BEM. GRANDE PROBLEMA MEUS PAIS ACEITAR EU CASAR COM ELE, PQ MEUS PAIS FALAM Q ELE NAO VAI DAR A VIDA Q ELES MIM DAO. PQ ELES MIM DAR TUDO Q EU QUERO. COMO Q EU FAÇO PARA MEUS PAIS DEIXAR EU CASAR COM ELE.MIM AJUDAR

  15. eu e meu esposo tambem ja cimos na rotina pois trabalho no periodo das 10 as 16:30 e meu esposo no horari das 16:00 as 24:00 HORAS POIS QUASE NAO FICMOS JUNTOS POR CONTA DO trabalho.

  16. como rir com os 10 pedidos tanto do marido quando da esposa eu acho que isso acho e muito a vida de quem é casado e eu que ainda estou solteira aprendo pra não erra

  17. gida fernandes 673 days atras

    me endique alguns materiais onde eu possa estar ajudando casais em crise.

  18. DedéiaBsb 684 days atras

    Olá.
    Eu e o meu marido já saímos tanto.Já tivemos uma vida tão estressada e agitada que depois que nos casamos esta sendo maravilhoso ficar em casa um curtindo o outro. Como a gente sempre teve que ficar no meio de muita gente agora que estamos sozinho nossa não dá nem vontade de sair de casa de tanta paz de espírito.Estou amando a nossa rotina não sei se ele pensa o mesmo.Eu so sei que eu precisava desse descanso e creio que ele também rsrsrsrs .Eu lembro quando a gente saia de manhã e voltava de madrugada e uma correria maluca com faculdade,festa, concurso e vestibular e trabalho e parente e gente chata querendo acabar com o nosso relacionamento afff não gosto nem de lembrar… Como é bom estar no lar doce lar…Eu prefiro essa nossa rotina do que a agitação do passado.

  19. Bom Dia! olá Cristiane, eu sou casada ja tem 2 anos só q meu marido nunca sai da rotina, ele trabalha em dois emprego, so que ele chega em casa já estressado eu não posso falar nada com ele q ja é motivo de brigas, nós ja nao tem dialoga mais eu chamo ele pra sair comigo, ele fala q ta cansado mas si uns dos amigos dele chamar pra sair ele não pensa duas vezes antes… Eu sinto muito falta do meu marido como antes. nós só sabe briga quase o dia todo quando ele ta em casa, mas é por causa do ciumes de mim e dele.. Sabe ele não mim ta muita atenção quando eu preciso as vezes, eu sinto aquele vacio dentro de mim, eu converso com ele mas nao adianta muito ele volta fazer tudo de novo… oque eu faço mim ajuda Eu Amo Ele quero salva meu Casamento…

  20. Boa Noite, Bispo

    Preciso de ajuda, mes que vem faço 18 anos de casamento com dois de namoro. Sempre foi dificil desde o inicio, mudei muito porque era dada como egoista, arrogante e ignorante. Conheci a Jesus e nos convertemos e continuo dificil porque ele sempre do contra, passamos alguns anos na igreja que prefiro nao mencionar o denominação, descobri em março desde ano que fui traida por 1 anos, isso me deixou arrasada, conversamos e resolvi dar uma chance a ele, mas de la para cá muito depressiva sem saber se acredito nele ou nao, sai do trabalho e nao vem para casa os amigos e a bola sempre em primeiro lugar, falo que precisamos conversar, mas nao a conversa porque ele me chama de louca, diz que dou xilique e me faço de vitima, ele fez o que fez e eu e que sou a errada da historia.

    Grata

  21. Maiara Roldao (Ex-Obreira) Porto Ferreira. 735 days atras

    Bispo por favor me ajude,me encaixo bem neste caso de rotina se nao dizer q vai alem disso tudo,meu marido nao gosta nem de dialogar fico de maos atadas,ontem mesmo perguntei a ele oq eu poderia fazer para q nosso relacionamento pudesse melhorar,e ele disse q nao ia falar.
    Acontece que tenho feito um esforço absurdo para mudar afinal ja largamos uma vez e farei de tudo para q isso nao aconteça denovo,mesmo assim meu marido,comete ainda os mesmos erros que la traz nos fizeram largar,tento nao ve-los mais é impossivel.
    Enfim me ajude bispo nao quero q meu casamento acabe denovo.
    Obs:TENHO 2 FILHOS 1 DE 5 ANOS E 1 DE 1 ANINHO.

    ME AJUDE POR FAVOR…

  22. bisbo, meu esposo nao me valoriza, qdo eu escuto elogios e das outras pessoas pra ele tud que eu faço ta errado e nunca é o bastante to cansando dessa situaçao com ele nao tem dialogo, se eu tentar conversar com ele ele grita chinga e dorme ate em outro quarto, o que faço. me dê uma direçao abençoada pq. preciso muito meu casamento ta pra acabar estamos os dois cansados.

  23. Francisca das Chagas Linhares Neta 736 days atras

    Olá bispo!preciso muito de um conselho.não sei mas o que fazer no meu casamento.vivo com ele a 1 ano e nove meses.a nossa vida era maravilhosa.mas com o passar do tempo foi desgastando um dia a gente ta bem no outro não.eu sinto que ele me ama muito assim como eu a amo tbm mas não conseguimos nos entender.nós temos um filho de nove meses ele é nossa vida.não kero k a nossa família se destrua não.me ajude.

  24. ola bispo meu esposo nao gosta que minha familia,venha na minha casa,quando vem briga comigo e sai ,o que fazer.

  25. Gilda oliveira 738 days atras

    Ola bispo,tenho um namorado estams juntos a 1 ano e 9meses,o k me preocupa e k nos fazemx a mexma coixa xempre nunca saims nem fazer algunx programax difrentw e knd falo cm ele vem cm 4 pedrax na mao…peco ajuda o k faxo?

  26. Luciana Menezes 739 days atras

    Tenho 29 anos de casada e meu casamento caiu na rotina pelas dificuldades financeiras. Não fazemos nada diferente porque com os filhos estudando não podemos gastar e não dá para passear e nada que dependa de gastar.Além disso meu marido se envolveu com outra mulher e eu tenho tolerado tudo porque apesar disso ele me trata bem. Não exigo nada, assumo tudo em casa, sou feliz pelos meus filhos, mas não sou feliz como esposa porque sempre vivi para minha família. Apesar de meu marido ter decidido sair de casa para viver com a outra e depois ter desisitido não me sinto segura e eles se comunicam por telefone e no trabalho porque ela também é casada e vive com o marido e filha. Estou aceitando esta situação porque não me casei para separar quero restaurar minha familia e meu casamento. Não dependo de meu marido em termos materiais mas gosto dele e tenho-o como meu companheiro. Eu o amo e ele me diz que gosta de mim, mas gosta dela também. Ore por mim, pelo amor de Deus.

  27. Cleidiane 740 days atras

    Olá Renato e cristiane!
    Não perco a escolda do amor agoro todos os programas,sou casada a 6 anos mais as vezes me sinto só, meu marido não tem díalogo comigo eu cobro isso dele é perca de tempo por que ele é durão… todo sábado ele folga mas o tepo é pro carro dele e eu nada :(
    Vou ler o livro pra ver se me ajuda um pouco.

    Quando vocês vem a Salvador?

    • Cleidiane 740 days atras

      Olá Renato e cristiane!
      Não perco a escola do amor adoro todos os programas,sou casada a 6 anos mais as vezes me sinto só, meu marido não tem díalogo comigo eu cobro isso dele é perca de tempo por que ele é durão… todo sábado ele folga mas o tempo dele é pro carro dele e eu nada :(
      Vou ler o livro pra ver se me ajuda um pouco.

      Quando vocês vem a Salvador?

  28. Alessandra veloso 741 days atras

    Olá Bp Renato,
    tenho lido as mensagens do sr,ainda não tenho como
    colocá-las em prática(as que falam de vida à dois),mas aonde eu trabalho somos em seis mulheres,todas casadas ou comprometidas e como sou nova na empresa ….primeiro conquistei a confiança da maioria e hoje consigo passar tranquilamente os ensinamentos do sr e da dona,é incrível o retorno que tenho tido,uma já tem o livro Casamento Blindado,a outra já passei o kit do The love walk e a outra que tinha uma enorme antipatia pela IURD contou-me que quando está em casa assiste as programações da igreja e aos poucos creio que todas irão se render à este Deus maravilhoso….muito obrigada.Deus os abençõe.

  29. Bom, o meu já ta mais do quer na rotinaaaaaaaaaaaaaaaaaa eu, ando muito cansada só de ir pra Igreja casa etc……….. e cuidar de filhoooooooooooo e de maridooooooooooo ele, não sai, pra nada e bem parecido com essa amiga ai, que falou do casamento dela, o meu marido chega em casa só fala de problemaaaaaaaa e que as coisas ta feiaaaaaaaa isso aquilo.Ah quando eu, chamo ele, pra sair um pouco ele, me manda ir de onibus só, aiiiiiiiiiiiii eu, fico pé da vidaaaaaaaaa me da uma raiva. Ai eu, penso pra quer casarrrrrrrrrrrrrrrrrrr. pra ficarrrrrrrrrrrr nissoooooooooooooo, ele se mata em trb. mais não vejo rressutado nem ummmmmmmmmmmmmm afffffffffffff to cheiaaaaaaaaaaaaaa hoje mesmo to muito tristeeeeeeeeeeeeeeeeee.

  30. Katiane Lima - Natal-RN 742 days atras

    Olá bispo, boa noite.
    Sou casada há pouco tempo e hoje pela manhã estava me perguntando sobre a rotina. Todos os dias temos tarefas em casa que devem ser realizadas, outras semanalmente; os horários de ir trabalhar, estudar, ir a igreja se repetem diariamente…por vezes não é fácil vencer essa rotina. Mas ao ler o blog aprendi muito e vi pontos em mim os quais já posso ir trabalhando a partir de agora, e começarei já.
    Deus abençoe o senhor,
    na fé,

  31. MARIA DE OLIVEIRA 742 days atras

    BOM DIA BISPO, CONSIDEREI FELIZ A SUA RESPOSTA, BEM APLICADA E DIRECIONADA PELO ESPIRITO SANTO, ESTOU LENDO PELA PRIMEIRA VEZ UMA MENSAGEM, DO SEU BLOG, MAS, QUANDO CRIANÇA, OUVIA DOS MAIS VELHOS, QUE OS CASADOS SÃO ETERNOS NAMORADOS,EU PESSOALMENTE NÃO DIGO ETERNO, FICO COM A FRASE ATÉ QUE AMORTE NOS SEPARE, OU SEJA ATÉ QUE UM DOS CONJUGES PARTAM, DEVE EXISTIR O NAMORO.PESSOALMENTE ACHO QUE A QUEBRA DE ROTINA NÃO DEVE ESTAR FOCADA APENAS NO PASSEIO, HÁ OUTRA MEIOS DE SE QUEBRAR ESTA ROTINA. QUE DEUS ABENÇOE O AMADO BISPO, E SUA ESPOSA DONA CRISTIANE.CONTINUEM SENDO BENÇÃOS PARA ABENÇOAR,AOS CASAIS.

  32. Oi Bispo! Amo o blog de vocês.. leio todo dia… já vi quase todos os videos.. estou aguardando meus livros e enfim .. não sei como não descobri vocês antes!! minha vida teria sido mais fácil! mas Deus sabe o que faz… Renato, estou com uma dúvida que me corrói.. queria a opinião de vocês.. qual e-mail posso enviar para tirar essa dúvida?? Muito obrigada!!

  33. BOM DIA BISPO.

    TENHO MANDADO EMAIL DIRETO PARA O SENHOR E UM ASSUNTO MT SERIO Q EU POSSO ESCREVER AQUI POR FAVOR ME RESPOSNDA EU NAÕ SEI MAIS O QUE FAZER .

    GRATA
    KELLY

  34. OLA BISPO TD BEM ? BISPO TENHO MANDADO EMAIL PARA O SENHOR DIRETO E NAÕ TENHO TIDO RESPOSTAS.SOBREUMA QUESTAO MT SERIA Q ACONTECEU EU NAÕ POSSO ESCREVER ISSO AQUI POR FQVOR ME RESPONDA E ME DIZ COMO POSSO FALAR COM O SENHOR

    GRATA
    KELLY

  35. Bispo com faço para que o meu casamento seja uma benção meu casamento esta em dificuldade estamos quase nos separando o que faço.

  36. estou lendo o livro casamento blindado,e otimo.tudo o k a dona Cristiane relata no livro parece minha vida.fico tao feliz quando o leio e como se eu estivesse sendo ouvinda por eles dois.gosto de rotina e meu marido tambem ,de uma certa forma nos protege(eu e ele pensamos assim).louvo muito a Deus pela vida de vcs.sao extremamente especias para .

  37. bispo precisso muito da orientação do Senhor para o meu casamento, qual seria o e-mail para escrever o meu problema ?

  38. Estou lendo o livro mas minha dificuldade e quando existem tarefas para ambos minha esposa recusa mas eu faço por mim não quero meu casamento uma rotina quero ele bem blindado muitas falhas eu ando corrigindo anoto e faço todas as tarefas sozinho …. sera que isto vai me ajudar .

  39. cida rodrigues 743 days atras

    Boa tarde bp!
    lidar com a rotina tem que ser em dupla se não ela nos vence mesmo,com ajuda do livro casamento blindado hoje eu e meu esposo temos vencidos esse problema de rotina, sei que meu esposo não gosta de sai muito de casa já eu gosto muito e com ajuda de vcs o sr. e d.cristiane estamos aprendendo fazer a vontade um do outro. obrigada bp.

  40. Cida Rodrigues 743 days atras

    Boa tarde bp Renato, eu sou casada a 1 ano e vivo muito feliz com meu esposo, somos obreiros e juntos estamos seguindo todas as dicas do livro casamento blindado é otimo eu aprendo com cada uma, ele não gosta muito de sai de casa e eu adoro fazer coisas novas sai com ele,passiar etc…juntos estamos buscando blindar o nosso casamento obrigado pela as dicas e orientações,DEUS ABENÇOE MAIS E MAIS!!

  41. Boa tarde! Passei só pra dizer que sua maneira firme e direta de dizer o que nós precisamos ouvir está operando verdadeira tranformação em meu modo de agir. Também pra dizer que a docura e acertividade de sua esposa tem norteado meus novos passos. E muito bom saber que ainda nos dias de hoje, posso me valorizar e “ir contra a maré” da mídia e a favor de meus princípios. Muito obrigada e que Deus abençoe vocês abundantemente!

  42. mara elza vl mariana 743 days atras

    “Aí está um grande problema, quando o casal tem definições diferentes de rotina. E pior: às vezes um até adora rotina enquanto o outro odeia…”
    “O equilibrio é essencial.” É como o senhor mesmo disse, este equilibrio é essencial, na verdade creio que rotina faz parte de um casamento sim, é importante, e eu gosto de rotina, claro que naõ deve se tornar aquele marasmo, mas é importante a rotina entre o casal,a tranquilidade, sem aquela novidade, ou o imprevisivel diariamente, ninguém aguenta,surpresa todo dia.A rotina por sua vez solidifica o relacionamento, cria uma certa cumplicidade entre ambos, e desenvolve o relacionamento,afinal,neste relacionamento rotineiro um acaba conhecendo o outro mais,os costumes, as vontades,as manias,os defeitos,as qualidades,as chatices,enfim, ai um procura se adaptar ao outro, e este processo somente acontecerá, na rotina do dia a dia.

  43. BOM DIA BISPO!O PROBLÉMA É EU ESTOU VICIADO NO PECADO POR ISSO MEU CASAMENTO VAI DE MAL Á PIOR,PERCEBO QUE MINHA ESPOSA AINDA ME AMA NOS LUTAMOS POIS VIVEMOS COM PARENTES DELA,COM SUAS OPINIOES,MAS EU NÃO ASEITO E NAVAMENTE BRIGAMOS,MAS ISSO É O DE MENOS,EU NÃO ME ENVOLVO COM AS COISAS DE DEUS ME AJUDE TAMBÉM NESSA AREA ESPIRITUAL.(AH!!!QUERO ESSE TEMPERO NO MEU CASAMENTO).

  44. Bom Dia Bispo!!!

    Mais uma vez eu adorei e aprendi com essa mensagem
    temos que saber entender um ao outro e não pensar
    somente em nos mesmo,pois uma simples conversa na hora certa ajuda muito.Que o SENHOR JESUS continue
    usando o senhor e a dona CRIS para nos ajudar acada dia.

    Um abraço,na fé!!!!

  45. Michelle Emanuelle AL 743 days atras

    Bom dia bispo é bem complicado mesmo eu por exemplo odeio rotina mais infelizmente meu marido não pensa como eu,ele gosta de fazer todo o dias as mesmas coisas e ai começa a minha indignação,ontem completamos 7 anos de casados e fiz um pedido a ele falei,olha quer me agradar leia todos os dias o blog do Bipo Renato que você irá aprender a lidar comigo a me fazer mais feliz,ele disse que vai fazer espero que faça mesmo pois o senhor dá todas as dicas para uma transformação na vida familiar.E é justamente por isso que estou na fé quero vê a diferença no meu casamento e neste dia 23 tudo vai ser transformado.

  46. Priscilla 743 days atras

    Bom dia Bispo
    Sou obreira e amo fazer a obra de Deus. Porém o meu casamento vai de mal a pior, meu marido é ex-obreiro e eu vejo que ele esta muito longe de Deus, só se envolve com as coisas que não agradam a Deus e até palavrão já esta falando, ele esconde tudo de mim, celular a senha do facebook ele não deixa eu saber nada da vida dele,tudo que eu faço para ele, ele não reconhece, eu trabalho fora com pouco tempo que fico em casa, tento dar o melhor na organização da casa, mas ele sempre reclama de algo e todo dia me cobra que eu devo fazer isso e mas aquilo, e quando eu não quero ouvir,porque todo dia é a mesma cobrança ele me xinga de varias coisas como, lixo, desgraçada, fala que eu não tenho o Espirito Santo e outras coisas bem piores….Eu sei Bispo que o diabo usa ele para falar essas palavras e abalar a minha fé; mas também é ele quer falar não é?
    E essa situação me deixa muito tão triste, que depois fico até sem forças para por meu uniforme e ajudar o povo.
    Bispo peço que o seu me responda o que devo fazer, por que já pensei em me separar varias vezes,porém eu ainda amo ele mais deis de quando casei são poucos os momentos de paz com meu marido, é raro os momentos que ele me da atenção e carinho..pois ele sempre arruma algo para fazer para não ficar comigo.

  47. fernando zanforlin 743 days atras

    …vejo que há sempre o caso da televisão. Talvez esses casais que essa coisa atrapalhar o bom casamento devessem pensar melhor em como usar essa “porcaria”. Ela é um troço que não faz mínima falta.
    o monitor sim.

Deixe um comentario