36


Primeiramente quero deixar bem claro: seu casamento é o que você tem de mais importante na sua vida depois de sua própria vida e de seu relacionamento com Deus. Por isso, nem eu nem ninguém pode decidir por você se deve ou não deixar seu marido ou esposa. É uma questão extremamente pessoal e individual.

Dito isto, como recebo esta pergunta quase que diariamente, quero colocar aqui alguns pontos para você, que tem vivido o dilema de perseverar no casamento ou desistir, considerar antes de tomar sua decisão, seja ela qual for:

  1. Sua vida ou a de seus filhos está em risco devido ao comportamento de seu cônjuge? Há violência, agressão, crime etc.? Não precisa nem terminar de ler este post. Reúna todas as suas forças agora e, com prudência, saia deste casamento o mais rápido possível. É sua obrigação e responsabilidade para com seus filhos e consigo mesma(o). Se ele ou ela vai mudar futuramente, é outra história. O importante agora é garantir a sua segurança e a de seus filhos.
  2. Todos os divórcios, sem exceção, ocorrem porque os casais não conseguiram resolver os problemas que minaram seu relacionamento. Não porque os problemas em si eram impossíveis de se resolver, mas porque os envolvidos não sabiam como ou não tinham força de vontade para fazê-lo. Normalmente é porque não sabiam como. Por isso você deve investir na reeducação sentimental para aprender como resolver os problemas típicos de relacionamento. Outros casais já passaram problemas iguais ou piores que o seu e venceram. Você pode aprender como resolver os seus.
  3. Não só o seu cônjuge tem que mudar, mas você também. Os casais se frustram porque um fica tão irritado e estressado com o que o outro faz que esquece de olhar para si mesmo. Seu foco deve ser o seu próprio comportamento, não o dele ou dela. Você só pode mudar a si mesmo. Portanto, desista de ficar pressionando ou cobrando mudanças na outra pessoa. Foque suas energias em melhorar como marido ou esposa, e como pessoa.
  4. Seu cônjuge reconhece que precisa mudar? Ele(a) tem se esforçado para isso? Então dê-lhe espaço e tempo para mudar. Se ele(a) quer mudar mas não consegue, sugira que busque ajuda de pessoas competentes—aconselhamento conjugal, algum familiar mais velho a quem ele(a) respeita, ou outra ajuda profissional específica.
  5. Você já buscou ajuda em Deus pelo seu casamento? Não digo uma simples prece, mas uma luta verdadeira contra o mal entre vocês? Muitos problemas conjugais têm um fundo espiritual e só podem ser vencidos com o auxílio da fé. Converse com seu pastor.
  6. Se seu cônjuge não reconhece que precisa mudar, primeiro veja se você já fez sua parte (veja todos os números de 2 a 5).
  7. Se depois de você fazer sua parte, consistentemente, por um tempo suficiente que mostre que sua mudança é definitiva e verdadeira, mas a outra pessoa insiste no erro e não quer lutar pelo casamento, então agora sim você deve começar a séria consideração se continua ou desiste.

Desistir de um casamento é obviamente a última opção, depois de várias tentativas sinceras de salvá-lo. Mas às vezes é a única saída.

No próximo post vou falar mais sobre esta única saída, e como saber se deve tomá-la.

Vá agora para o próximo post…

 

Você já esteve nesta encruzilhada quando se perguntou se lutava ou desistia de seu cônjuge? O que você fez? Conseguiu vencer? Se arrependeu? Deixe sua história abaixo, em POUCAS palavras, a fim de ajudar alguém que está passando por esta situação.

 

 

Compartilhe!
Envie este post para um amigo Envie este post para um amigo

386 Comentarios em “Devo deixar meu marido/esposa? (1)”

  1. quiteria 4 days atras

    Estou passando por momento contubado na minha vida.meu marido ainda tem uma recaida pela ex,isso me comoda muito,ele tem um facebook e nele tem a ex e nesse facebook ele nso me tem e nao me quer de jeito nenhum por causa da ex.sofro muito por causa e fora outras coisas q ele faz.

  2. Olá,estou em uma relacionamento há 8 meses e engravidei 3 semanas depois que nos conhecemos, em um mês estávamos morando juntos, no início ele dizia que era o sonho ter um filho que era a coisa mais importante da vida dele. Mas com o tempo foi mudando, trabalha mais de 12 horas por dia sempre chega cansado, nada do que eu faço sinto que faça ele feliz, dificilmente ele compra alguma coisa pra bebê quase todo enxoval foi eu que comprei, ele bebe quase todo fim de semana e também fuma, são duas coisas que abomino, outro dia sonhei que ele tentava me matar estava manifestando espíritos ruins no sonho. Ele me disse que a ficha que estou grávida ainda não caiu, mas que me ama e ama a bebê, particularmente não acredito que ame, também diz que não sabe como agir numa situação dessa que é nova na vida dele, e que a vida transformou ele nessa pessoa, é muito triste ouvir essas coisas, porque minha vida estava estrutura e estabilizada, ao me envolver com ele tudo mudou e virou de cabeça pra baixo levo a gravidez, a casa e as demais responsabilidades sozinha, tenho uma filha de 13 anos e também sinto que ele convive com ela, mas não gosta de verdade.Estou analisando toda situação, tenho orado, mas sinceramente acho difícil a mudança dele, já que só mudamos quando desejamos de coração e temos que ter Deus no comando. Por favor, me ajude!!!

    • Nádia, você falou tudo no final… http://www.renatocardoso.com/blog/2012/12/24/o-que-faz-as-pessoas-mudarem/
      Você foi vitima do seu coração entrando num relacionamento tão rápido e logo engravidando: http://www.renatocardoso.com/blog/2011/12/09/mas-e-tao-gostoooso-2/

      Agora você esta colhendo as consequências vendo a verdade dele. Mas não significa que você tem que continuar assim. Participe: http://www.universal.org/reunioes/libertacao http://www.universal.org/reunioes/terapia-do-amor

    • Patrícia miranda 8 days atras

      Nádia reconheço que a sua vida não é nada fácil, mais creia para Deus nada é impossível. E se vc crer ele pode fazer um grande milagre em tua vida. Quanto a minha vida foi estruturada de uma forma bem diferente da sua, pois sou casada com um homem de Deus, que zela pelos princípios da palavra de Deus,e tem compromisso com ele. problemas todo casamento tem, mais graças a Deus, que Deus tem sempre nos dado sabedoria, para solucionarmos da melhor maneira possível, sempre conversamos e procuramos melhorar, a onde temos falhados. Uma das coisas que eu gosto muito é que o meu esposo é bem mais velho do que eu, eu sempre tive um fascínio por homens mais velho,e isso me favorece, por ter mais experiência do que eu,assim pode me aconselhar, e isso ele faz com muito amor e dedicação, e sempre procuro escutá-lo, e ele também me esculta muito, q/do falamos no momento temos mais possibilidade de conquistarmos nossos objetivos, e a maioria das vezes eu alcanço é questão de inteligencia

  3. PRECISO DE AJUDA,VIVO DE ENGANO O TEMPO TODO MEU MARIDO NAO QUER RESPOSABILIDADES,COMO HOMEM NA CAMA ME DESPREZA, SE PERGUNTO FALA Q NEM SEMPRE TEM VONTADES,NO LAR NAO RESOLVE PROBLEMAS,COM A QUESTAO PESSOAL TAMBEM,NAO AGE ELE E MUITO CALMO,MAS TUDO QUE EU PECO A ELE ESQUECE,FALA Q NAO FALEI,ENTENDE ERRADO,E QUANDO COBRO PEGA AS COISAS DELE E FINGE Q VAI EMBORA.
    O QUE FACO SOMOS JOVENS E TEMOS 5ANOS DE CASADOS E UMA FILHA DE 3 ANOS.ELE TIRA MINHA ALEGRIA DE VIVER TEM O PODER DE ME JOGAR P BAIXO ME OLHA COM TAMANHO DESPREZO ME AJUDEM.

  4. sou casada a 13 anos e sou evangelica a 9 eu e meu esposo eramos muito felizes eu mim sentia a mulher mais feliz do mundo e ele demostrava o mesmo,porém o ano passado ele mim confessou que tava gostando de uma mulher tambem casada e eu resolvi perdoar e ajudar ele ja que ele sempre foi um bom homem abençoado imaginei que fosse a fraqueza espiritual,mas ele contiuou com ela durante seis meses eu orando e jejuando enfim eles se deixaram mais ele até hoje nao se arrepende e nao se anima pra obra de Deus e eu nao consigo perdoa-lo temos dois filho e só a filha mais velha sabe de tudo e ainda é muito magoada ainda sofro muito com isso e acho que ele nao mim ama pelo fato de nao se arrepender e de ter se apaixonado por outra se nao tinhamos falhas no casamento.

  5. Fui casada há Quase 9anos um casamento de muitas agressões, humilhações, difamações, traições, drogas… vivi ao lado de momentos terríveis, era raridade os momentos bons, amei-o muito, indo e voltando com um filho pequeno, numa discursão houve dele agredi meu filho… fui embora pra bem longe, depois de um ano ele nos achou e dizendo esta arrependido e com saudades voltamos tivemos outro filho por quase 18meses vivemos aparentemente bem e num discursão foi embora dizendo que eu não era mulher e que comigo nunca cresceria Financeiramente… e meses depois descobri que estava me largando pra fica com outra que prometeu uma vida estável… Depois de seis meses largou ela e logo arrumou outra e foi mora com ela, todos diziam que ele estava com uma vida de vícios e varias mulheres e que a companheira que arrumou permitia só que teria que fica com ela também, Já se passaram 1ano e 5meses de separados e nesses tempo não procura os filhos.
    Há um três atrás me procurou dizendo que me amava que sou o mulher da vida dele e pediu pra me provar que me ama e me quer de volta, eu ainda O amo mais não consigo acreditar nele, foram muitas mentiras, fala que tem um pastor o ajudando o enxerga, que sua vida esta mudando e quer reconstruir sua família…. Me ajude o que eu faço, eu ainda O amo mais não consigo acreditar nele.
    por favor me ajude!

  6. Gostaria de uma solução na minha vida, sou casada há 28 anos, tenho um casal de filhos, mas meu casamento sempre foi conturbado devido as traições por parte dele, sendo que ele ja foi Pastor e é conhecedor da Palavra de Deus, me sinto muito triste e sem saber o que fazer..nunca o trai e sempre procurei ser submissa a ele..gostaria de um conselho sábio que vem de Deus..Obrigado.

  7. ana clara 30 days atras

    Boa tarde bispo, gostaria muito da sua ajuda pois só agora tive coragem, namoro e ainda não casei com o pai da minha filha de 4 anos e agora estou gravida de 5 meses mas o problema é que ele não gosta de trabalhar estou a 7 anos com ele e nunca vi ele arrumar um emprego fixo mas não me importava pois eu era muito nova e me contentava, mas agora q tenho uma filha na qual ele não esteve ao meu lado durante a gravidez e depois voltamos acho q o erro foi ate meu pois antes não exigi dele e se exigia era muito pouco mas agora que estou gravida novamente gostaria q ele arrumasse um trabalho para que possamos casa e pode progredir com a nossa familia mas ele esta sempre dando desculpas de que esta com dor por isso não foi a entrevista e isso e aquilo sempre dando desculpas e eu sempre marcando as entrevistas para ajuda-lo mas não funciona não sei mais o que fazer e ele sempre me diz pra ter calma e nunca toma atitude nenhuma me ajudem não sei se desisto ou se luto pra que ele mude pois tem 26 anos e nunca teve um emprego registrado obrigado !!!

  8. Ola bispo,eu namoro a 2 anos com um rapaz, a dois dias ele foi a uma igreja e aceitou a jesus. so que quando ele me contou foi surpreendente. eeu realmente nao consigo entender o por que eu nao estou gostando disso. estamos brigando bastante por isso, e eu estou vendo a hora de perde-lo. mas nao e bem isso que eu quero. me ajude por favor. eu nao consigo entender por que nao quero aceitar que agoa ele tem uma religiao. oque devo faze..

  9. Tem 4 anos total que estou com meu marido. Quando começanos a namorar ele era super diferente comigo, me levava pra sair, ia me buscar no serviço, conversava comigo. Teve traiçoes, nos separamos so que depois conversamos e acabamos voltando. Casamos logo depois, e estamos completando 2 anos de casados, so que ele mudou muito, nao conversa comigo direito, diz q nao tem papo, nao sai mais comigo, ta sempre de mal humor, e distante de mim. Me sinto sozinha, deixada de lado, chego ate pensar que fui usada, pq quando ele me conheceu eu era virgem, perdi a virgindade com ele com 19 anos e casamos depois. Ja fiz varias campanhas na igreja, so que ele nao quer mais colocar a aliança no dedo e se comporta como se fosse solteiro, nao diz aonde vai, sai e nao me leva com ele. Estou sem forças, preciso de uma ajuda por favor …

  10. Tenho 40 anos de idade e meu esposo 50. Somos casados pela segunda vez ambos terminamos o primeiro casamento por causa de traição dos nossos conjuges. Estamos casados ha 9 anos. Ha um ano descobri que ele estava envolvido com outra mulher desde que tinhamos 3 meses de casamento. Ele viaja muito a trabalho. Ele trabalha por conta propria. Descobri que ele viajava e ficava a semana com ela e finais de semana comigo. Isso aconteceu anos e anos seguidos. Eu não consigo esquecer. Acredito que sempre que ele viajar ele estará diante de situação em que ficara facil envolver com mulheres, e ele não vigia. Ele mente o tempo inteiro, não somente sobre traição com mulher, mas a respeito de contas a pagar, valor pago, onde está, fazendo o que? Desde coisas triviais a coisas serias sobre contrato de trabalho com clientes sempre tem mentiras envolvidas. Ele tem habito de mentir. isso me incomoda e não sei o que fazer. Temos dois filhos, de 6 e 3 anos. Tenho minha casa, meu emprego e tenho vontade de largar a casa onde moro com ele e ir para a minha. Tenho pedido a Deus ha quase um ano para me orientar. Fui avalista dele na empresa dele que faliu ha um tempo atras e tenho meu cpf sujo por causa dele… ele é um bom pai, não bebe não fuma, mas… sinceramente, estou perdida sem saber o que fazer. Não temos vida conjugal ha mais de 6 meses.

  11. Bom namorei 13 anos com o meu atual, casamos e tem 1 mês que estamos. Viver juntos.
    No primeiro dia que começamos a viver juntos m, eu descobri que ele me traia.
    O pior é que esperei tanto por este momento, perdi toda minha adolescência a planear nosso momento. Pois começamos a namorar eu tinha 15 e ele 16.
    Hoje não sei o que fazer, tenho o momento que tanto sonhei para viver, mas as traições que descobri não foram apenas simples beijo.
    Esta sendo muito difícil, choro sempre e não consigo deixar de pensar no que aconteceu.
    Ele diz que daqui para frente vai fazer tudo certo, mas ao falar dos erros não vejo arrependimento e nem mesmo sentimento de culpa.
    Isso esta a me correr por dentro.
    Preciso de luz e oração.

  12. Alessandra 32 days atras

    Bispo Renato me ajude a entender se devo desistir ou persistir. Tenho até então um relacionamento abusivo desde de agressões físicas, verbais e abandonos. Foram 18 anos assim, até explodir que ele estava me traindo e usando drogas. Temos uma criança de 9anos e sou muito temente a Deus. Mas de tanta abuso pedi a separação e visita assistida para o mu filho que também quer que eu separe. Meu marido no dia 24/01 saiu de casa após me agredir e dessa vez eu não o procurei, apesar de deixar claro que eu gostaria de estruturar minha família para minha sogra. Ela infelizmente acredita que seu filho é vítima de uma esposa que não o acompanha em noites, em sua casa de show, não haveria problema tomar cervejas. O fato que meu sogro é alcólatra e meu marido bebe quase todos os dias e alguns finais de semana me sabota com xingamentos e eu caio nas provocações , daí ele fica semana na casa da mãe dele. Viaja com amigo, o qual faz uso de droga. Acho tudo isso errado e como o psicólogo me explicou me tornei alvo e álibi para ele fazer uso de drogas e mesmo eu negando é preciso que eu entenda que ele está doente. Estou fazendo tratamento de coodependência. Detalhe sou profissional reconhecida, independente, bonita e mulher virtuosa. Mas hoje descobri que minha carência e medo de ficar sozinha me fez aceitar por 18 anos essa situação. Vejo seu programa e leio livros da Cris. Não procurei por Deus agora , Deus sempre esteve em mim e acho que é por isso que consegui realizações em outra área da minha vida. Mas minha família é tudo e não me sinto uma mulher sábia, mesmo tendo aplicado certos conhecimentos. O que faço, desisto de crer na mudança dele ou sigo meu caminho com meus 40 anos, sozinha? Nunca pensei em pedir separação mesmo meu marido agora me insultando e dizendo não me amar e já está em outra e não na minha, parece que me odeia, não conversamos mais. Deus neste caso assim entendi me inspirou a pedir a separação, como estratégia para ele perder e daqui algum tempo mudar. Mas seria saudável eu pensar assim. O que devo fazer?

  13. bispo meu marido é controlador, grosso, não me da carinho e nao confia em mim. tudo que falo pra ele nao acredita e ja chegou a ponto de ligar pra operadora de celular pra saber de ligaçoes minhas. ele ameaça me largar e diz que eu nao vivo sem ele. trabalho fora e ele implica mesmo sabendo que nao tem condiçoes de me manter em casa. Alem de trabalhar fora cuido da casa e ele reclama de tudo nada que faço agrada e so sabe ver defeito em mim e me acusar das coisas. amo ele mas estou cansada disso.

  14. ANDREIA M FRANÇA 37 days atras

    boa tarde pastor so casada mais a algunm tempo meu marido vem emplicando com minha filha de 15 anos ela faz muita malcriaçao ,,,, ele humilha minha filha com as amiguinha dela nos gritos comigo dizendo que a casa nao e pensao fico entre os dois ela tambem responde e realmente um enferno que estou vivendo….. e nao posso joga minha filha no mundo porque se ta dentro da minha casa com a amiga eu estou tranquila sei q esta bem e nao vai fazer nada de errado ,mas ele nao quer entao brigamos muito ja tentei de varias vezes conversa ele diz que vai muda mas nada.estou sem orientaçao o que fazer………pois ela e de outro relacionamento……

  15. josilene 41 days atras

    Boa tarde bispo,sou casada a 18 anos e tenho duas filhas dele,a quase 2 meses descobri que ele tinha me traído,fiquei muito decepcionada em saber,eu descobri pelo facebook,ele foi para outra cidade a trabalho,vinha em casa de 2 em 2 meses e descobri que ele estava com outra.Perguntei a ele se era verdade e me confessou então falei pra ele que tinha que decidir porque não ia ser pra ele como objeto que ele usa quando quiser.Ele disse que se arrependeu mas não acreditei porque ele continua de contato com ele pelo face e pelo celular.Vi umas conversa deles,que ele dizia que a amava e que ela era a mulher da vida dele e estão fazendo planos de ficarem juntos,estou insegura e não tenho confiança nele porque a atitude dele não mostrou nenhum arrependimento sincero.O que devo fazer?eu ainda o amo

  16. oi, sou Ana Paula Ferreira, sou casada a 8 anos e vivo com ele há 13, ele veio me pedir a separação pois falou que não me ama mais, só gosta de mim, estou arrasada amo ele demais, quero que ele me ame, não sei como será minha vida sem ele, espero nem saber orem por minha família oque DEUS une homem nenhum desune.

  17. Olá, boa noite!
    Conheci meu marido em uma semana e já resolvemos morar juntos. Vim morar na casa dele com a sua mae. No inicio parecia tudo muito fácil, apenas rosas. depois de 2 meses morando juntos, me pediu em casamento oficialmente e casamos no civil. estamos juntos vai fazer 5 meses, só que agora apareceu uma moca do passado dele, dizendo que está gravida dele. Isso caiu como uma bomba, estou sofrendo muito. Ele vai fazer teste de DNA e se realmente dele, ele irá assumir, registrar e etc. Nao consigo imaginar essa situacao, em ter que dividir meu marido com um filho que nao seja meu. Estou totalmente desorientada, eu amo muito ele, nao consigo me imaginar longe dele, mas fico imaginando como será dificil essa situacao. Nao sei o que fazer. Devo me separar? ou lutar contra essa situacao?

  18. Mariangela 50 days atras

    Sou casada ha 14 anos,tenho uma filha de 13 ,somos evangelicos ha 5 anos mas meu esposo nao consegue se firmar,ele é conhecedor da verdade mad nao se esforca para se firmar…antes de se converter ele se viciou em maconha,depois da conversao passou 3 anos liberto ate que teve ima recaida e a partir dai alterna momentos de fë e busca com momentos de frieza espiritual, sou uma serva de Deus e nao aceito isso, ele nao é mais crianca e sabe que isso nao agrada a Deus.ja tentei ajuda-lo de todas as formas mas ele nao consegue laragar essa porcaria…sinto muita vergonha e penso em me separar pois nao vejo esforco da parte dele,vai muito pouco a igreja,mente e isso me envergonha muiro.ja sofri muito e naoestou suportando mais

  19. Tenho 26 anos e estava em um relacionamento muito dificil com meu ex. Nós nao eramos casados no papel. Tive uma filha com ele que tem um ano. Essa semana resolvi me separar por causas das brigas constantes ele nao me respeitava falava que eu tinha um amante e estava bebendo quase todos os dias da semana. Começavana terça e ia ate domingo. Ele era um otimo pai pra minha filha, ficava com ela pra eu poder ir para faculdade. Mas o problema era a bebida. Quando ele bebe ele fica agressivo me chama de vagabunda. E foi sempre assim ate quando eu nao estava gravida. Uma vez ele chegou bebado em casa e queria pegar a chave do carro. Eu nao deixei. Ele torceu meu braço parece que tava possuido saiu correndo atras de mim e eu sai de madrugada com a minha filha sem saber pra onde ir desesperada. E ainda falava que eu tinha que respeitar ele. Mas quando ele esta sem efeito da bebida ele é um otimo marido. E agora o que eu faço. Continuo separada? Ou volto dou mais uma chance. Sendo que nao foi a primeira vez que me separei ele falou que ia mudar que ia parar de beber mas de nada adiantou. To muito mal porque gosro dele e minha filha é muito apegada com ele. O que faço

  20. olá, demorei muito tempo pra desabafar com alguém ,mas estou precisando, há 3 anos atrás me casei, já vim de um relacionamento antigo no qual fui traída por meu ex dentro de minha própria casa e tals, sendo ele evangélico assim como eu desde que nasci. O fato que me separei dele e fiquei com outra pessoa, este meu atual esposo, saí da minha cidade pra morar longe de meus parentes, engravidei dele e ainda não era casada no papel, brigamos muito desde que estamos juntos, tenho uma filha de outro relacionamento e agora um bebe de 1 aninho, o fato é que já sofri demais nas mãos deste homem, ele me chama de nomes horríveis que nem vale a pena falar, o problema é que estou cansada disso , ele me agride quase todos os dias, temos uma empresa, ele assinou minha carteira e tudo, mas não me paga nada e eu nunca tenho dinheiro pra nada, quando quero qualquer coisa pra mim, não posso , além de ser muito pão duro, se eu gastar qualquer coisa sem pedir pra ele antes no mercado por exemplo, acontece uma guerra, eu quase perdi meu na gravidez pois ele chutou minha barriga,então conhecedora da palavra de DEUS achei que tudo estava acontecendo devido a não ser casada no civil, então casamos , mas de nada adiantou pra ocorrer mudança,ele me bate, se ajoelha e diz que me ama , que vai mudar , mas isto é toda semana, não aguento mais, eu gostaria que este casamento tivesse dado certo, pois já sofri demais, além dele me agredir começou a ofender minha filha de 11 anos tb. Pastor me ajude acho que cheguei no fundo do poço, devo largar este homem? oque a bíblia diz a respeito? estarei pecando se me separar dele ? Ele já é conhecedor da palavra de DEUS, sempre fala que vai mudar , mas nunca muda, me sinto muito mal amada, triste, deprimida, as vezes de tanto sofrer não tenho vontade de fazer nada, só continuo viva por meus filhos e pq creio em Deus, mas não aguento mais!! tem solução pra tudo isso ? me ajudem !!

  21. Desesperado 66 days atras

    Gostaria de um conselho.
    Tenho uma filha do primeiro casamento.
    Minha atual esposa se dava muito bem com ela até que meu filho nasceu.
    Depois disso a coisa degringolou, ela sente um ciúme absurdo, é só minha filha chegar que o humor dela muda drasticamente.
    Como a menina morava com a mãe, fui levando.
    No entanto, agora minha filha disse que quer vir morar comigo e minha esposa disse que não vai aceitar.
    Eu já disse que não tem conversa e que isto não é negociável, afinal de contas é minha filha e ela sempre soube da existência da menina, porque logo na primeira vez que saímos juntos eu fiz questão de já dizer a ela que eu tinha uma filha.
    Estamos juntos há 11 anos, mas estou com medo de perder a minha família.
    Se minha filha vier, a esposa vai embora e leva o filho junto.
    Se eu recuso, prejudico minha filha, que ficará se sentindo rejeitada pelo pai.
    O que faço?

  22. Olá Bispo tudo bem? Estou namorando a 01 ano meu namorado é um amor super. bonzinho,carinhoso,trabalhador e estudioso. Mais ele tem um grande defeito ele bebe ele não fica violento nem nada quando bebe mais eu sou contra bebidas alcoólicas e isso me magoa muito ele sempre pede desculpas e diz que vai parar diz que vai começar a frequentar a igreja e ser mais participativo mais ele só faz isso por alguns meses depois volta a beber. Eu não sei mais o que fazer pois o amo muito e ele tbem me ama mais eu sinto que a bebida esta nos separando. O que eu faço será que devo acreditar que ele vai parar ou devo largar dele antes que me case e venha a sofrer???

  23. ola pastor foi casada um ano,tenho 20 anos e meu ex 42anos me separei faz um mes estou sofrendo muito quero voltar mas meu ex fala que não da mais pois o que ele sentia por mim acabou,ele gosta de mim mas o orgulho dele não permite ele voltar comigo.não sei o que fazer pq eu amo muito ele e não quero perder ele por nada apesar de ter muitas coisas pra nos atrapalhar nos dois filho ,familia e ex.e ligo todos os dias pra ele mas ele sempre me inquinora e nunca me liga e manda eu viver minha vida .mas eu não aceito pois quero fica com ele eu o amo.

  24. Olá tudo bem ??
    Gostaria de uma orientação … Meu casamento estar super desgastado , vivo a 11 anos com meu marido , sou muito insegura , ciumenta e isso me atrapalha em muitas coisas , há brigas constantes , palavras que machucam e enchem meu coração de sentimentos impuros ,gostaria que meu esposo me desse atenção, carinho me passasse segurança, se tentamos dialogar acabamos brigando mais e mais e ficamos mais de 15 dias sem se falar , como dois estranhos dentro de casa ,não aguento mais essa situação !
    Gostaria de uma orientação por favor !!!

  25. Olá Pastor. Estou muito triste e não sei o que faço na minha vida estou com uma pessoa a 2 anos mais brigamos muito e um dos motivos é a bebida ele não é viciado mais as vezes do nada ele vai no bar com os amigos dele e bebe chega em casa me trata mal e agente briga muito, nós já estamos perdendo todo respeito um com outro outro problema é que sou muito nervosa e por qualquer coisa brigo com ele não consigo me controla e quando ele bebe diz que já tá cansado de briga que faz aquilo porque sou chata e brigamos muito. Preciso muito da sua ajuda pois não sei o que faço ele diz que vai mudar mais faz a mesma coisa e por isso nosso amor está acabando e estou sofrendo muito.

  26. Ola bispo meus pais sao casado ha 20 anos, porem eu pai sempre foi fiel com minha mae, excelente pai e marido, mas minha mae nunca foi sabia, ela sempre desenterrou as coisas do passado e vire mexe qualquer briga ela jogava em sua cara, e durante toda vida meu pai se esforço buscou em Deus ajuda orientaçoes com pastores, mas minha mae nunca. So que tudo na vida explode o sehor nao acha? E meu explodiu o melhor ele caiu com uma mulher que eu nao ha coheço, mas eu acho que tudo que nesses 20 anos ele nao teve em casa, ele teve com ela, o meu pai errou errou e feio, mas a pessoa principal que causou isso tudo foi minha mae. Que mesmo na igreja ouvindo, servindo a Deus nao teve nenhuma sabedoria para controlar os ciumesm as inseguranças etc. Ela faz ddo meu pai o seu bem maior, depois do acontecido faz duas semanas, isso eu pensei ela vai mudar, esta pior e pior que meu pai nao quer mas viver com ela, a casa e do meu avo por parte de pai, entao quem tem que sair seria minha mae, ela nao quer sair e meu pai nao sai pq ele esta com muitos compromissos devido ao meu casamento. Portanto viver vendo essa situação ta dificil. Minha mae ja tentou matar ele, ele ela, todos os dia sao trocadas palavras de insultos palavroes, minha mae perdeu a estribeira. Eu gostaria que eles reconciliasse, principalmente depois da aula que o Senhor e sua esposa deram em Santos na quinta-feira, mas eu sei que tem quer ter um querer muito grande dos dois, mas eu acredito que nao da certo, que os dois tem que procurar buscar a Deus e depois a sua felicidade, pq assim nao da o copo tranbordou, e hoje eu acho que minha mae tem que se internar, pq ela ja nao consegue nem ouvir a voz de Deus, ela chinga, faz enxame, so falta sair na rua sem roupa. Amo muito meus pais eu quero ver eles feliz. mas infelizemte na minha casa Deus nao reina mas, por causa e infelizemte da minha mae. Sabe aquela palavra da biblia que a mulher insensata derruba a sua casa, assim minha fez. Deixou Deus em segundo plano e meu como seu altar. Meu nao pai nao ama e nao quer mas lutar peloseu casamento, minha diz que ta lutando, mas com a força de seu braço e para falar uma coisa Bispo eu acho que isso nao é amor é doença que ela sente. Me ajude a ajudar eles.

  27. Sou casada ha 3 anos, tenho um filho de 1 aninho com meu marido. Ele é bom pai e quando estamos bem é bom marido tbm. O problema é que ele nao esta me respeitando. Quando faço algo que ele nao concorda, ele nao sabe conversar, quando discutimos ele fala muitos palavrões, me manda tomar no cu, me chama de filha da puta,e outros palavroes piores que esses.Desculpe citar palavras de baixo calã, mas é para o senhor saber como esta minha situação. Quando brigamos ele fica muito agressivo, grita alto e nem se importa com a presença do nosso filho.Ja me separei uma vez quando o bebe tinha 6 meses e ele disse que ia mudar e nao mudou. Ja conversamos varias vezes e nao teve resultado. O que eu faço?Devo me separar?Tenho medo que essa situação piore comm o tempo…

  28. Cristiane 82 days atras

    Boa tarde! Pastor,
    Me encontro numa situação de estagnação no meu casamento. Estamos juntos a quase 4 anos, no ultimo dia 27 de janeiro, fixemos 2 anos de casados no civil. E por uma série de problemas que meu esposo tem como: doença da mentira (pseudolalia), já diagnosticada por psicólogas; complexo de inferioridade, vicio da bebida, indeciso (não sabese quer viver a vida do mundo ou de casado). Por 11 vezes, juntou suas coisas e foi oara casa da mãe dela, atitude esta de aceita-lo sempre de volta, que ninguém concorda, pois não faz dele um homem. E a pouco tempo, um pastor que trabalha com ele teve uma revelação de trabalho feito com pombagia para destruição do nosso casamento, problema este que eu tenho lutado contra durante os 4 anos, mas ele não coopera. Diz que me ama, ama meu filho (que geneticamente não é), mas este que desde os dois aninhos de idade, mesmo em meio as bagunças, o tem como pai até hoje completando quase 6 aninhos em julho. Vem me agredindo psicologicamente, moralmente e até já fisicamente. Já levei para todos os lados de tentativas positivas, campanhas, correntes de orações, tratamento psicológico, que foi em uma consulta e ainda não pagou a mesma. Mente mente e mente com a verdade ao lado, mas afirma as mentiras até o fim. Chegou num momento que eu não estou aguentando mais e vejo que enquanto a mãe dele, onde ele acha conforto e um porto seguro, aceitar ele agir assim, eu não tenho mais força para lutar. Já recorri a todos os lados de melhoria do espírito, mas ele não quer e até onde tenho conhecimento, em nosso livre- arbítrio, Deus não interferi.
    Já estive na porta da delegacia para abrir queixa contra ele, na porta do fórum para entrar com a separação e agora eu volto a ter esse desejo e findar com esse casamento que vejo somentetrazer bbenefícios para ele, pois aqui fala uma mulher que tem defeitos sim, porém valoriza a família, esta em Deus e busca ao Senhor. O que fazer, Pastor?

  29. Name (obrigatorio) 83 days atras

    Ola bispo…minha historia é o seguinte a dois anos atras estava namorando com um rapaz e conheci meu futuro marido num chat…ele era todo atencioso carinhoso e tudo, q parecia ser um principe encantado…entao em menos de um mes vim morar com ele junto com minha cunhada e minha sogra…então ele me tratava bem no começo mas ele é meio q viciado em jogos online…ate depois de um tempo q ele deixou de me dar atençao por causa dos jogos…com um ano e meio junto engravidei e depois q tive o bebe ele anda irritado comigo me xinga me trata mal com indiferença…entao, meu bebe nao dorme no berço dormia comigo e caiu da cama pois ele é muito sapeca …entao meu marido levou um baita susto mas nao chegou a brigar comigo…mudamos o geito do bebe dormir comigo mas se rolou pela cama q deu jeito de cair uma segunda vez…ai meu marido pirou de vez começou me xingar e gritar comigo oque ele podia jogar em mim ele jogava mas nao acertava e me mandou sair de casa e voltar a noite pq ele disse q se eu ficasse ali ele ia me bater entao peguei e sai e voltei mais a tardinha a mae dele estava cuidando do bebe e ele dormindo mas quando acordou nem me perguntou nada sobre onde fui mas ja estava mais calmo…agora meu bebe esta dormindo no berço esta chorando pois nao é acostumado mas é preciso fazer isso…vc poderia me dar um conselho?e tbm nenhum de nos trabalha e eu so nao faço comida pois minha sogra faz…mas o resto eu faço tudo e ainda cuido do bebe e ele nunca reconhece nada….por favor me ajude…

  30. Aline Estevo 84 days atras

    Tenho uma relacao totalmente errada aos olhos de Deus. nao sou casada,atualmente estou morando com meus pais, tenho uma relacao estavel com o pai da minha filha a 9 anos, nos ficamos separados 2 anos devido a muitas brigas que tivemos e agora faz 6 meses que voltamos. eu pedi muito a volta a Deus pois atraves da separacao sofri muito e aceite o Senhor Jesus na minha vida. porem hj estamos juntos tenho minha familia de volta mais nao estou sendo feliz na minha vida sentimental, ele se importa muito com amigos,se envolveu com drogas nao pensa em casamento e me faz pecar com o ato da fornicacao,me sinto mto triste. e esta cada dia pior aceitar tudo, eu creio no Deus do impossivel. estou pensando em me separar dele novamente nao sei se e o certo a fazer. Mas tenho uma conviccao que no momento essa e a vontade de Deus pra mim. dentro de mim nao e essa a minha vontade mas Deus pode estar me pedindo isso como um sacrificio nao sei. estou muito confusa. Me ajudem!

  31. Estou casada a 8 anos conheci meu esposo com 17 anos nós namorados 1 ano e depois nos casamos ele nasceu na igreja e eu também então nos batizamos nos casamos e firmanos na igreja e lutamos pra conseguir a nossa casa própria com um tempo na igreja nós nos desviamos e não conseguimos nos firmar mais. A um ano nós tivemos o nosso primeiro filho e ai as lutas começaram ele virou a cabeça me disse que quer ser solteiro por que se casou muito novo com 21 anos e eu estou lutando pelo nosso casamento oro por ele busco por eleJÁ CONVERSEI COM ELE PRA NÓS LUTARMOS PELO NOSSO CASAMENTO MAS ELE ESTA COMO CORAÇÃO DURO mas ele não quer voltar pra igreja eu sofro muito porque deus nos abençoou muito nos deu a nossa casa a nossa empresa um filho abençoado mas ele não se importa com isso preciso de ajuda!!!

  32. Tiane silva 84 days atras

    . Me ajude.Queria ajuda ja nao sei que faço meu marido e muito ingnorante estupido nao aceito esse jeito ja falei por varias vezes p ele muda pq mulher precisa d carinho nao se maltratada ele me trata com estupides agride com palavras afende msm eainda tem mas eu pago as contas d meu cartao q eu tiro as coisas pros filhos ele nao paga eu nem cobro ai quando eu preciso d algo e ele nao q me ajuda .ai ligo pro um ex q louco pra volta comigo e ele me ajuda ele e carinhoso ele e tudo de bom mas eu nao amo .tenho vontade de sumir pq tens pessoas q gostam de mim e eu nao valorizo pq amo meu marido mas to cheia de tuso isso q passo com ele

  33. Ola sou casada há 2 anos, vim de uma outra cidade, onde larguei tudo (emprego e familia) acreditando nesse casamento, e fazia apenas 4 mes que eu o conhecia. Vim morar na casa dele, arrumei um emprego e faço faculdade anoite (quando eu conheci meu esposo ja fazia faculdade). No começo tudo foi lindo, mais com o passar do tempo a gente brigava de mais, ele é uma pessoa muito agitada, nervoso e foi se tornando agressivo, a gente brigava ele começou a me ameaçar, me xingava, agredia com palavras horriveis e tudo isso só acontecia quando ele estava bebado. Quando estava fora da bebida era uma pessoa boa de lidar. Mais essas mesma situação se estendia em todos os finais de semana que ele bebia, pedi pra ele larga a bebida, ficou 3 mes sem beber e o nosso casamento voltou a ser feliz. Mais por andar com pessoas que bebia voltou a beber, e tudo voltou a ser um inferno novamente, e fui aguentando esse casamento onde só me causou tristeza, sofrimento,humilhada, me tornei uma mulher com medo dele, sem atitude pra nada, repreensiva. E sempre disse a ele que nosso casamento nao ia dar certo se ele continuasse na bebida, mais ele disse q ia controlar. Sim controlava uma ou duas semana e voltava a beber de mais. Hoje não aguentei mais e aluguei uma casa e sai da casa dele sem nada, comprei as coisas parcelado. Ele ta me ligando e me mandando msg dizendo que tudo vai passar, q ele me ama, e que a gente vai ser feliz. Mais eu disse a ele que nao acredito mais nas promessas dele, pq ele nao cumpriu nenhuma, que eu quero ver essa mudança no dia a dia.Eu sinto que o amo ainda, mais meus sentimentos se mistura em meio a tanto sofrimento que vivi utimamente. O QUE EU FAÇO? CORTO DE VEZ ESSA LIGAÇÃO COM ELE?

  34. Pauliana 90 days atras

    Ola .Boa tarde!!

    Mantenho um relacionamento estavel a cerca de 2,5 com o pai da minha filha,quando coneheci ele ele ear um caro de uma amiga minha ,mas ele se interessou por mim eu acabei saindo com ele por uma noite mas não queria nada serio ,mas minha família queria que eu e casa-se com ele pois el era muito bem de vida financeira,bom acabei cedendo não pelo dinheiro mas pelo que ele parecia ser.
    Ele e trabalhor porem trabalha de mas so pensa em dinheiro,bom resumindo ate entendo que ele precise trabalhar para manter a casa e a família,porem sei la ele ultimamente ta muito grosso ,tudo reclama em casa só acha defeitos em mim e não sou feia ,pelo contrario mas minha alta estima ta la em baixo,não me abraça mas não e carinho ,mal vejo ele pq ele sempre disse que queria arrumar um emprego que trabalha de manha ate a noite so pra não ficar em casa,bom sei la queria que me aconselhasse ,ele e um bom pai ,marido não deixa nada faltar em casa por em que parceiro ele deixa a desejar.não sei se pode ser outra mulher tbm?

  35. Amanda Rodrigues 91 days atras

    Ola bispo… estou passando por um relacionamento abusivo… meu marido não me respeita, me humilha e ate ja me agrediu.. mas com medo que eu o denunciasse agora ele faz pressão psicológica, me ameça, tira as minhas coisas pessoais ate roupas e esconde! Tenho pensamentos de fugir para outro estado… tenho ate vergonha de andar na rua da nossa casa, pois os vizinhos ja me olham torto, de tanto ele me humilhar e gritar comigo as pessoas escutam… mas ele diz que me ama e que não vive sem mim… eu não consigo entender!! somos da IURD mas ele ta afastado ja faz algum tempo.. preciso de ajuda.. eu amo ele… mas não quero continuar infeliz pro resto da vida…

  36. ola boa tarde,eu estou separado da minha esposa há pouco mais de um ano,quando nos separamos senti muito falta dela e do meu filho fomos casados por 6 anos,sai de casa,voltei a morar com meus pais,no inicio nos primeiros meses foram difíceis ela não queria me ver, e eu fiquei muito magoado sem saber como uma pessoa vive 6 anos juntos e tira o pai do seu filho assim da sua vida num piscar de olhos,acho que esquecemos de cuidar um do outro, nunca fui evangélico,mas a quase um ano devolvi minha vida á cristo jesus,ele tem ministrado muito em meu coração,tem feito algo sobrenatural na minha vida,algo que só consegue com joelho no chão ,obediência,resumindo ele me transformou no caráter,hoje estou há mais de um ano sem bebida alcoólica,deus tem me abençoado muito,ressuscitado sonhos que já estavam esquecidos,mas o principal a minha família de volta ainda não consegui,mas deus me fala a cada dia que passa que eu não desista. alguns dias atrás depois de discutimos, ela me ligou tarde da noite, e começamos a falar sobre nós,ela me disse que estava pensando muito em nós,como deus esta mudando minha vida,mas ficamos de conversar ,deus ele faz o impossível e creio nele, as vezes penso muito no que esta faltando pra ele me deixar ir pra casa?…
    maridos e esposas lutem pelo seu casamento,cuide da sua família,esculte a voz de deus,jesus fala aos nossos corações todos os dias,um bom dia,um beijo, uma ligação um ato de amor ao seu conjugue por mais simples que seja,pode ter certeza faz a diferença,hoje reconheço que como marido erei muito,mas sei que quero acertar com minha esposa,quero ser o marido dela. a paz de cristo

  37. estou com meu marido faz 8 meses estou gravida de 6 meses,mais meu problema é a ex dele, ele tem uma filha de 2 anos com ela e ela liga e ele muda muito fala baixinho e fica nervoso, varias veces ele já foi fazer visita pra filha e nao me fala nada eu fico sabendo pelas otras pessoas e eu fico muito chatiada por que eu perguntava e ele mentia pra mim…ele jurou nunca mais faze-lo e até agora nao fez mais eu nao me sinto segura, eu nao consig o confiar nele e ela liga me grita, me xinga eu só falo pra ela me respeitar, por causa da filha deles por que eu gosto dela e nao quero que ela fique longe do pai pela minha culpa, eu na verdade nao sei o que fazer aquela mulher é grossa comigo, fica só me mandando recado pelo facebook com as primas dele tento nao ligar mais me sinto muito mal.

  38. eu moro junto a 6 anos nos temos um filho especial,desde quando nos namoravam os no brigávamos muito,no namoro eu terminei com ele mais ele sempre via atras de mim e nos voltava.
    ate q um dia descobri q estava gravida dele.entao resolvemos morar junto,ates de ir mora com ele minha mae falo filha nao vai pq vc nao para com ninguém fiquei muito chateada com isso mais nao dei ouvido para minha mae.
    quando eu descobri q meu filho tem hidro,meu marido nao aceitou muito bem mais hoje ele ja aceita,o que eu acho ruim e que eu levo meu filho para fazer o tratamento mais ele fica dentro do carro ele nao acompanha o desenvolvimento do filho.depois de um certo tempo para ca de tanto eu briga com eu para dar carinho para filho ,ele começou a dar carinho para o nos filho mais agora e eu que nao tenho carinho dele.ele tbm ja me trais 2vez e eu o perdoei.nos tivemos uma briga e ele me mandou em bora de casa mais eu nao podia leva meu filho,entao eu resolvi sai escondida com meu filho,agora estou na casa de parente ele me ligou e pedio para ver o filho eu entao deixei ele ver o filho e entao pedio para conversa(eu)”pode falar” (ele) falou q eu nao podia sai daquela forma de casa.eu falei para ele mais vc me ameaçou a tirar meu filho de mim….ele pois e se vc nao quiser voltar q eu ia me vira para cuidar do meu filho q ele so iria pagar pencao na hora q eu entras na justiça.as vez eu me pergunto sera q sou feliz com ele?ele tem seu lado bom,mais ele e muito inguinorante,as vez ele me maltrata verbalmente na frente das pessoas tem hora q eu me sinto um lixo.me ajunte ,socorro não sei mais o q falso,não sei se eu ainda gosto dele.preciso de uma luz

  39. claudiana 99 days atras

    tenho uma filha de 3 anos,mantive o relacionamento por causa da minha filha,agora vejo que nao valia a pena porque ele nao nem ai pra mim,nao me valoriza tivemos uma briga recentemente e ele me agrediu fisicamente e par piorar na presenca da nossa filha,fui muito humilhada,sem contar que ele conversava com outras mulheres popr face
    e nunca citou ter filho ou esposa,estamos afastados no momento ta sendo dificil,mas acho que tudo vai passar,quero ser feliz esquecer ele,me oriente

  40. OLÁ,
    GRATA

  41. á 11 anos conheci meu esposo, não somos casados no papel, quando o cnheci estava afastada da igreja, ja passei por muita coisa pra continuar com ele ,hj ele esta aposentado e o fato de ele estar em casa cuidadndo das crianças enquanto trabalho esta me incomodando , pq o salario de aposentado é pouco e eu vivo estressada, tenho passado mal ate, ele nunca se preocupou em se casar mesmo comigo , nao diz que me ama, nao me apoia em decisoes,sei la ,nao sei mais como agir , isso sem contar que a minha vida espiritual esta sendo abalada pelas situaçoes, preciso de ajuda

  42. Tenho 18 anos. Moro com meu namorado a quase 1 ano. Vivemos como casados. “casei” na compulsividade pq não estava me dando muito bem com minha família. Mas agora sinto que não estou feliz com ele. Somos muito diferentes. Eu sinto falta de amizade, atenção, diversão juntos. Não sinto que seja a pessoa certa e muitas vezes penso que fiz uma besteira, pois vivo uma vida de dona de casa. Queria muito poder me divertir mais, sair com amigos, apenas namorar, mas agora que já estou construindo uma vida com ele, vejo muita dificuldade em abandonar tudo. O deixo e vou viver minha vida ou luto para que esse relacionamento melhore e me faça feliz?

  43. O meu marido fala que nao me ama mas, fala muito do passado e disse que o nosso casamento era uma bomba que ao qualquer momento iria explodir, so que tinhamos uma vida tranquila achava eu, e com um tempo percebo que ele me despreza e comecei a chama-lo para conversa mas ele falava que o problema era com ele, e eu nao entendia tanta frieza, tenho um casamento de 23 anos e 3 filhos. Amados o que devo fazer?

  44. Eu sou casada vai fazer 18 anos no proximo mês, mas estamos juntos há 27 anos ((namoro 10 e casamento 18) e temos 2 filhos de 14 e 6 anos. O nosso casamento esta passando por momentos muito dificies ha já muito tempo. Eu tentei de tudo mas não esta a resultar. O meu marido mudou muito de uns tempos pra cá. É discusões todos os dias, porque el não para em casa, não dá atenção a familia (eu e filhos) não ajuda na casa, deixa tudo desarumado, enfim praticamente não faz aquilo que deveria fazer como esposo e pai. Tudo sou eu quem faz e preocupa, mas tudo mesmo. Eu ganho mais do que ele e praticamente eu fico com mais despesas. ele faz dividias por não me ouvir eu é que acabo pagando. ele já me traiu varias vezes e acabei não perdoando, porque esta dificil, ams deixei passer. Ele não faz nada para concertar os sues erros pelo contrario faz coisas que fica me lembrando sempre.
    Por favor me ajudem, o que faço, devo pedir o divorcio, já fiz isto varias vezes, ams ele não quer, nao aceita. Ele diz sempre que me ama, que sou a mulher da vida dele, mas porque entaº oque vai atras de outras, porque não pára em casa. ME ajudem.
    Obrigada.
    Por favor não divulgar meu meail.
    Obrigad

  45. moro com um homem a 18 anos tenho um casal de filhos ele não que casa so que ele teve um casamento so passou 14 dia casado bebe todo dia e trabalha a noite chega em casa reclamando de tudo eu sou manicure trabalha na minha casa as minhas cliente tem umas que ja ate não que mais vim fazer as unhas por quasa dele eu e meus filho são evangélico eu espero um milagre em deus pq não estou aguentando mais.fico no silencio com ele

  46. o meu relacionamento esta ruim cada vez mais ja tentei de tudo conversa pedi o que eu queria , o que eu quero no meu relaciomanto ? carinho atençao comprieenssao e meumarido nao mim da so trata com maneiras groceiras voz alterada exige o tempo todo roupa lavada cas comida , mais hi eu ele nao pensa na minha pessoa ha hoje eu vou levar minha esposa pra passiar vou dar cainho a ele nao
    e sempre inguinorante , qualquer coisa ele diz que vai sair de casa , nesse caso que devo fazer lembrando tenho um bb de 1 aninho

  47. om dia todos que estao passando ou ja passaram por uma situaçao asim ; eu vou falar bem a verdade nao lutei como devria /certo mas lutei como eu achava ser certo . em fim mesmo na igreja eu era cheia de complexo de inferioridade e um pesso ajuntamento nao da patre da pessoa mas sim da minha parte hoje eu reconheso que eu no valia nada mas querendo estar certa e me sentindo muito injustisada .mesmo tendo razao e sendo a vitima ali eu era culpada . em fim separei do meu marido por muitos motivos mas o mais grave estava dentro de mim eu sacrifiquei de verdade mas por motivo equivocado deu certo porque foi verdadeiro eu aprendi que o prblema era eu . voltamos e queditem nada mudou de fato nele . mas em mim tudo esta de maneira diferente as lutas ainda maiores mas minha força e tambem sobre natural eo marido ///ta nas mao do senhor da minha vida

Deixe um comentario