64

 

Quando eu me interessei pela Cristiane, haviam mil e uma razões para eu não me aproximar dela. Sou naturalmente tímido, embora muitos achem que não. Sempre foi difícil para mim quando era solteiro chegar em uma garota. Eu passava dias, semanas, e às vezes meses só ensaiando na minha cabeça como eu poderia me acercar dela. Claro, como todo bom tímido, todos esses ensaios acabavam em desastre na minha cabeça. “Você é muito novo para ela… ela vai rir de você.” “Ela vai te mandar ir brincar de carrinho… e rir de você.” “Ela já deve gostar de outro.” “Ela vai te dar um fora e contar para as amigas… e elas vão rir de você.” Vida de tímido não é fácil.

Mesmo assim, apesar da tortura mental à que eu mesmo me submetia, depois de muito sofrer, eu tentava. E por incrível que pareça, dava mais certo do que errado.

Porém no caso da Cristiane, a tortura não foi por muito tempo. Foi tudo muito rápido. Quando a vi pela primeira vez, eu não estava procurando ninguém. Depois de uma dor sentimental, eu havia decidido “esperar” pela pessoa certa. Apesar dela ter chamado a minha atenção, à primeira vista não me interessei nela—foi mais uma reação de surpresa pela maneira engraçada que ela estava vestida do que qualquer outra coisa. “Quem é aquela ali, que parece com um coelho branco?” -me perguntei. (Anos depois, já casado com ela, vim a descobrir que o moletom branco desproporcionalmente grande que ela estava usando era emprestado do pai dela. Até hoje rimos disso.)

Mas depois, um amigo começou a me falar dela, do tipo de pessoa que ela era, o que ela estava procurando em um rapaz, e as qualidades dela começaram a me interessar. Só havia um problema, claro. Minto, vários problemas. Eu havia decidido que não queria ninguém naquele momento, porque estava fresco de uma desilusão. Tive que ir contra minha própria decisão. Depois, a timidez e aquelas imagens de outros rindo de mim. Mas ainda havia uma agravante: eu tinha que enfrentar o dono do moletom.

As palavras de um outro grande amigo me encorajaram: “Renato, cobra que não anda não engole sapo.” Para um bom entendedor… Bem, para encurtar, eu joguei a timidez para o alto e fui direto ao pai. Me senti como se estivesse pulando de pára-quedas, só que sem pára-quedas… Para ajudar, quando entrei na sala onde ele estava, sem ser convidado, haviam no mínimo de sete a dez pessoas lá (não me pergunte quantas; meus olhos estavam cinza de vergonha). Disse para ele: “Gostaria de falar com o senhor. É sobre sua filha.” E ele respondeu: “Pode falar.” E por dentro de mim, aquela voz: “Nããããããooooo… na frente de todo mundo?!) Mas a essa altura, eu já estava em queda livre. Não tinha volta. Todos os meus pesadelos se tornaram realidade. O resto da conversa vai ficar para outro post, mas adivinhem o que a turma na sala fez depois que saí? Correto, caíram na risada! Vida de tímido não é fácil…

Como dizem, o resto é história.

E a moral dessa história é o seguinte:

  • Uma decepção amorosa não lhe impede de ser feliz novamente
  • Não escolhemos a timidez, é a timidez que nos escolhe. Mas podemos decidir ir em frente apesar dela
  • Quando a oportunidade se apresenta, temos que tomar atitude, e rápido–às vezes até mudar uma decisão, pois a próxima oportunidade pode demorar para aparecer

Diga-se de passagem, no dia do moletom branco, ela estava tomando a iniciativa de fazer alguma coisa para me conhecer. E de forma estranha, funcionou.

Hoje quem vive rindo sou eu.

P.S. Solteiros e solteiras: A Caminhada do Amor está chegando dia 1º de abril. Vocês conseguem enxergar uma oportunidade quando ela se apresenta?

 

Compartilhe!
Envie para um amigo

263 Comentarios em “Como conheci a Cristiane”

  1. Li o post e confesso que dei boas risadas, mas é bom saber que quando enfrentamos nossos medos e agimos, Deus também faz a parte Dele e isso é valido nao apenas para a vida sentimental mas para qualquer area.

  2. Gostaria de ouvir algo sobre a santidade e celibato aos 50 anos.Mesmo sendo minha a decisão pois sou cristã e o casamento não aconteceu , as vezes me sinto fora do mundo e escondo minha condição para o mundo !
    obrigada

  3. Agda rodrigues 4 months atras

    Boa tarde Bispo Renato
    E muito importante a pessoa saber fazer a escolha certa ,eu estava solteirona a 7 anos tinha 23 anos e procurava meu primeiro namorado ,naquela época era raridade 23 anos a filha mais velha de um nordestino arretado ,nenhum rapaz chegava no portão de casa, e tem uma postagem atinga que o Bispo colocou
    Mais ou menos assim: Asim que vi a éster parecia quem um buscava pelo outro.
    Resumindo fez um voto com Deus em cima desta palavra encontrei meu grande amor,meu primeiro namorado,marido,amigo a 10 anos .

  4. Alba Valéria 10 months atras

    Boa tarde Bispo!
    Na verdade a timidez só atrapalha, ela nos impedi de tomarmos atitudes nas horas certas.
    e até muita das vezes deixando de tomarmos
    posse daquilo que nos pertence.

  5. olha gostei mt da vossa historia mas tenho duvida vcs tem filhos

  6. Gostaria de saber porque vcs optaram em adotar um filho e se a Cristiane e esteril porque vcs nunca comenta do assunto.

  7. lucellia yalli 1 year atras

    Muito obrigado Bispo pela a palavra e pela a orientação que o senhor enviou para mim li o texto que fala sobre a ansiedade e por isto resolvi pegar firme nao com a igreja mas sim com o senhor jesus.muito agradecida e felicidades LUCELIA

  8. Natalia Elisa Neto 1 year atras

    Boa noite Sr.Bispo. gostei bastante do poster e aprendi que não devemos nos deixar levar pela timidez porque através dela podemos perder a oportunidade de realizar os nossos sonhos.

  9. Caroline 1 year atras

    eu leio o livro de vocês e cada dia vejo como vocês conseguiram superar desafios, obstáculos, e tudo isso por que tiveram Deus e o amor um pelo outro.
    Cristiane eu te admiro muito pela mulher que você é, e espero um dia chegar la ;)
    eu gostaria muito de entrar em contato com vocês, preciso de umas ticas. E todos os dias coloco em pratica as tarefas

  10. Olá Bispo!
    Comecei a pouco tempo assisti alguns sábados ao programa , estou lendo o livro ” CASAMENTO BLINDADO” , tenho um namorado( quase noivo) e estamos querendo muito nos casar. Precisamos de um conselho seu , eu tenho 17 anos e muito acham a minha idade um problema. Mas quando li sobre a Cristiane que casou aos 17 , ficou curiosa em conhecer a historia de vocês ainda mais. Desejo que Deus continue os abençoando a cada dia , que vocês nunca deixem de ser esta benção! Abraços pra ti e para Cristiane.

  11. Juliana Tiosso 2 years atras

    Olá Bispo, tudo bem?

    Tive um relacionamento e engravidei, ficamos 1 ano junto e nos amavamos muito. Em um dia ele disse que me amava, que eu era a mulher da vida dele e no outro brigamos e disse q não me amava mais. Sai de casa e começamos uma briga judicial pela guarda do nosso filho, nos machucamos demais, na verdade ainda estamos sofrendo, ficamos um bom tempo sem contato e agora em uma conversa disse q eu amou muito e eu so o fiz sofrer, mas sinto que ainda gosta de mim, mas faz tudo para me deixar magoada, e sei que ele ta muito ferido, pois ele mesmo diz q nunca vai me perdoar. Tenho sofrido muito, pois eu o amo e oro pela restituição da minha família, tenho uma filha de 5 anos que gosta muito dele. Ele não é evangélico, na verdade nem na biblia ele crê, em primeiro lugar peço pela vida dele, que seja salvo que conheça o Senhor Jesus. Bispo, eu o ao e além do meu amor, quero que as crianças sejam criadas com o pai perto. Obrigada pela atenção

  12. LUCELIA YALLI 2 years atras

    Ola Bispo tudo bem,eu sou uma moca que nunca tive sorte no amor,ja sofrir muito na minha vida sentimental com amores nao correspondidos, traicoes. Entao comecei a nao quer nada serio e tao pouco compromiso com ninguem. ENTAO DECIDI “FICAR” PORQUE NAO SOFRO, NAO PASSO POR HUMILHCOES.
    DE UNS ANOS PRA CA ESTOU REPARANDO QUE TODO ANO ESTOU COM UM RAPAZ DIFERENTE E MEUS PAIS NAO SABE. SERA QUE E MALDICAO OU PRAGA PPOR QUE MINHA MAE ME XINGA E JOGA PRAGA DSDE DE NOVINHA. AJUDE ME COM UMA ORINTACAO FELLICIDADES

  13. SILVANA DIAS 2 years atras

    MEU MARIDO ANDA MUITO AGRESSIVO COM PALAVRAS, EU TENDO ME CONTROLAR PARA NAO VIRAR BRIGA MAS ESTA DIFICIL, ESTOU ME SENTINDO MUITO SOZINHA E MUITO TRISTE, UMA HORA CARINHO E OUTRA HORA ASSIM…

    BEIJOS.

    ASSISTO O SEU PROGRAMA E DA CRISTIANE TODOS OS SABADOS.

    E A CADA SITUAÇÃO NO CASAMENTO LEMBRO DE VOCÊS

  14. AJUDA EU POR FAVOR EU E MEU MARIDO SO BRIGA EU TENHO 48 ANOS NAO PUDI TER FILHOS E ME SINTO UMA ARVORE SECA EA GORA NEM TRABALHO EU CONSIGO HOREM POR MIMPORQUE MEU PESAMENTO E DE MORRER POR FAVOR OQUE EU FASOPARA SALVAR MEU CASAMENTO EA MINHA VIDA QUE E COM LAGRIMAS QUE ESCREVO

  15. Francilene 2 years atras

    Aconteceu comigo quase a mesma coisa.

  16. Camila Robatino 2 years atras

    Gostei muito do post Bispo sempre ouço muito a Dona Cris falar como foi vindo do senhor rsrsr confesso que ri um pouco mas realmente a dor e a timidez muitas vezes nos fazem perder grandes oportunidades, por isso não podemos nos deixar ser influenciadas por elas!

  17. wanderlene 2 years atras

    EU ADOREI COMO VOCÊS SI CONHECERAM É GOSTO MUITO DE ASSISTIR Á PROGRAMAÇÃO GOSTO MUITO DE VOCÊS ACHO UM CASAL LINDO TCHA! um abraço para vocês!

  18. estou com probema sob a vida citemedal

  19. Beatriz Vieira scarpa 2 years atras

    Olá, bispo.
    Já li o livro “Casamento Blindado’ que me deu uma excelente base, que eu não tinha, sobre o casamento. No entanto, pelo que pude perceber seria mais indicado e adequado o casal cristão que quer se casar, ter como meta se conhecer e tomar a decisão acerca casamento em no máximo um ano? Acredito que mais tempo do que isso, poderia muito provavelmente representar um engano. Estou correta em meu racíocínio? Peço-lhe que oriente-me, por favor.

  20. Lourdes de jesus silva 2 years atras

    ola cris,ola renato,td bem..Gostaria que vcs promovessem mais encontros para solteiros aqui em Campinas,SP.A area sentimental para nos solteiros tem sido um caos.UM abraço LOURDES DE JESUS /CAMPINAS/SP.

  21. Daniela Santos 2 years atras

    Ola

    Cris estou passando por uma crise muito feia no meu casamento eu meu marido não estamos se entendendo nos briga por tudo, gostaria que me falasse que eu posso tentar fazer para salvar meu casamento.

  22. Vixi, vi boa parte do que está acontecendo comigo na história do bispo renato. Que coisa não !?

  23. lidiane soares 2 years atras

    ESTOU CASADA A 10 ANOS E SOU MUITO FELIZ. VEM AS LUTAS MAS TENHO VENCIDO, QUERO PARABENIZAR A ESCOLA DO AMOR AONDE TENHO APREENDIDO MUITO COM VCS. SEMPRE PROCURANDO SER UMA MULHER DE DEUS.QUE DEUS ABENÇOE VCS A CADA DIA!!!!!!!!!!!!

  24. cristiane 2 years atras

    dona cris eu me chamo critiane ir eu esou passa por um problema muito serio.
    eu gosto de garoto mais eu tenho vergonha de fala que eu gosto dele o que eu devo fazer?
    eu preciso muito da senhora…

  25. Elisangela de Brito 2 years atras

    Que forte esse post bispo Renato.
    Passo neste segundo pelo que o senhor está passando.
    Gosto de uma pessoa a muitos anos mas só agora tomei iniciativa,assumni que gosto dele e fui a luta.
    Como faço o Desafio,pra mim seria um desafio chegar na pessoa e me abrir…Descobri que tinha essa timidez(igualzinha a essa que o senhor fala).Mas é como comentei com a minha amiga que mais tenho como irmã:Se eu não lutar ninguém vai lutar por mim…ou seja se eu não vencer a barreira da timidez,da vergonha,do medo vou passar o resto da vida sozinha e só´´gostando´´
    Sabe medo de chegar,zilhares de pensamentos e tem mais um detalhe:ele mora em outra cidade.
    Mas vai dar tudo certo!!!
    Desafio 13#Prova de Ousadia

  26. Alexandre Mellem 2 years atras

    Boa tarde!
    Estamos realizando em nossa igreja um GRANDE evento para casais.
    E gostariamos de levar o Bispo Renato e sua esposa Cristiane Cardoso.
    Qual seria o procedimento?

    OBS: ja li o livro casamento Blindado e OTIMO!

  27. andreza monteiro 2 years atras

    ola renato e chistiane primeiramente desejo parabens pelo casal voces são maravilhosos adoro ouvir vcs.vcs com vossa linda hstoria me ajuda muito a tentar entender meu turbulento casamento meu marido muitas veses ouvi vcs tambem e chega em casa do trabalho mais calmo mais amoroso por isso esculto vcs diariamente obrigado por nos ajudar sou muito fã de vcs bjs.

  28. Érica Kênia 2 years atras

    Bom Pastor, tenho um ano e tres meses de casados, confesso que tenho pouco tempo para estar na situação que estou… Tenho brigado muito com meu esposo a cerca de minha sogra, ela é muito difícil, ela se faz de doente, não liga pra ele para saber se esta tudo bem , somente para ficar falando que vai morrer, que esta sentindo isso ou aquilo, e isso me irrita ao extremo, as vezes liga de madrugada ou de manha bem cedo para falar as mesmas coisas. Gostaria que me desse um conselho pois não sei mais o que fazer, eu entendo que meu esposo a ama,quero agir de uma forma santa, sendo uma mulher virtuosa, sabe pastor, o caso da minha sogra e de internar mais os irmão não resolvem e joga tudo para cima do meu esposo, com isso atrapalha muito nossa programaçoes… Me ajuda o que devo fazer? como disse em cima quero se sábia, pois admiro muito um casamento abençoado! desde já te agradeço

  29. Bárbara 2 years atras

    olá Bispo , eu conheci um rapaz pelo facebook , a gente si conheceu , ficamos uma vez só , porque estava confusa se era isso que eu queria ,ele já estava gostando de mim , conversei com ele por que não sabia si queria ter algo sério , por enquanto a gente ficou só na amizade ele ficou esperando minha decisão da gente ficar junto , enrolei ele por um mes . A única coisa que eu queria Bispo , era uma confirmação de Deus , pra saber se ele era a pessoa certa pra mim , porque já tive muitas decepções , e ele é diferente de todos , ele me respeita, gosta de mim do jeito que eu sou , mais não consigo gostar dele do mesmo jeito, mas tbm tenho medo , de lá na frente começar a gostar dele e ser tarde demais, e eu penso assim si fosse da vontade de Deus eu não teria tantas duvidas, o que eu faço Bispo , por favor me de uma orientação ='(

  30. CARLACINTAI 2 years atras

    bispo muto promama de voces q DEU ABENCAO A SEU FAMILIA E LINDA

    ESTOU FE

  31. hola sr obispo a mi me esta pasado cosas rara yo soy de la iurd de colombia a mi el la iglesia los obr me la momnta con un obr pero yo no siento nada por el solo yo siento es q el para mi es u gran amigo y nada mas pero aveces el me dice q yo voy al hace su futura esposa los dos tememos cualidades casi iguales somos berrato es la fe y no no da pena de nada pero yo los veo como un gran amigo aveces los dos estamo solo es la iglesia pwero ninca paso es nuestra mente hablar sobre los dos pero cuando nosotros estamo con alguien el me dice q yo sere su futura esposa pewro aveces yo tengo pensamiento raro a mi me gusta un amigo de mundo yo se q no estoy bn para q a mi gustaba un hombre q no es de dios tengo miedo al confundime yo nunca es tenido novio yo estoy el la iurd desde los 12 años siempre es estando es la iurd pero mi comportamiento es los mismo q una persona de mundo yo nunca naci de dios a mi me dada cargo de algo es la iurd soy secretaria de grupojoven y fui tias de la ebi pero voy y dare todos por la obr de dios sr obispo necesito q me ayuda x favor

  32. e realmente foi muita coragem , e olha foi isto e que fez a diferença , coragem falar com o bispo e ser aprovado , isto se chama coragem.

  33. Marcela Dias 2 years atras

    Bispo criei coragem e abri meu coração para o rapaz que tanto amo, mas ele me machucou muito disse que não sente a mesma coisa por mim, e que não queria me dar falsas esperanças. Estou decepcionada não sei o que eu faço porque mesmo ele me dizendo tudo isso ainda continuo gostando dele, já até subi no altar e fiz um sacrificio p/ Deus mudar os pensamentos dele. Estou cansada de ficar na solidão preciso muito de uma pessoa do meu lado, mas p/ mim só serve se for ele.O que mais eu faço bispo?

    • Marcela, a benção de Deus não nos entristece. Ele não parece ser a benção de Deus para você. Se você quer ele, mesmo se ele não for a benção de Deus, você irá sofrer. Mas se quiser a benção de Deus, encontrará alguém melhor que ele.

  34. Marcela Dias 2 years atras

    Olá Bispo, preciso de uma orientação trabalho em uma empresa e lá conheci um rapaz, agora depois de 2 meses descobri que me apaixonei por ele, percebi que ele é a pessoa certa pra mim, sinto que ele parece está interessado em mim também, porque as vezes olha p/ mim de um jeito diferente com um olhar que quer me dizer alguma coisa, e a cada dia que passa parece que esse amor que sinto por ele aumenta, deito pensando nele e acordo pensando nele. Estou frequentando a terapia do amor, e buscando uma orientação de Deus, essa semana decidi que vou abrir o jogo e vou falar p/ ele o sentimento que tenho por ele,mas tenho medo da reação dele, da resposta que ele pode me dar, um sim ou um não, por isso estou com muito medo de me machucar, mas preciso fazer isso p/ me livrar dessa agonia que estou sentindo. Bispo por favor me ajude!

  35. andreia do carmo de lima 3 years atras

    muito legal a historia de voces,graças a DEUS que deu certo.fiquem sempre com DEUS

Deixe um comentario