8

O homem orgulhoso pode aprender a humildade, mas ele vai se orgulhar disso. — Mignon McLaughlin

É muito difícil ajudar uma pessoa orgulhosa. Seu orgulho não lhe deixa reconhecer que precisa de ajuda, e muito menos aceitá-la. Há alguma esperança para essa pessoa? Às vezes me pergunto.

Por outro lado, eu não acho que as pessoas orgulhosas se tornaram orgulhosas por escolha. Não consigo imaginar que a pessoa um dia decidiu: “Sabe de uma coisa, de agora em diante vou ser orgulhoso.” Portanto, o orgulho entrou neles sem eles perceberem. Mas como?

Eu não tenho a resposta. Mas eu acho que uma razão é que eles se apaixonaram por si mesmos. De alguma forma, eles começaram a admirar muito mais suas próprias qualidades acima do que as de outras pessoas, a ponto de desprezá-las ou achá-las inferiores.

Não me entenda mal: todo mundo precisa de uma boa dose de amor-próprio. Isso é bom e saudável. Mas as pessoas orgulhosas levam isso longe demais.

Não é por acaso que Deus requer que as pessoas O amem acima de si mesmas:

Se alguém vem a mim e não odeia seu pai e sua mãe, esposa e filhos, irmãos e irmãs, sim, e também à própria vida, ele não pode ser meu discípulo. Lucas 14.26

A única segurança que temos contra o orgulho é amar a Deus acima de tudo, todos, e de nós mesmos.

Portanto, é impossível que uma pessoa conheça e ame a Deus e seja orgulhosa.

Leia essa mensagem em inglês…

Compartilhe!
Envie este post para um amigo Envie este post para um amigo

16 Comentarios em “Ninguém nasceu orgulhoso”

  1. haua bacar 272 days atras

    bispo é dificil conviver c alguem orgulhosa, eles gostam d humilhar e magoar as pessoas. Pq que Deus não castiga este tipo d gente?

  2. Antonio Moraes 390 days atras

    Boa tarde bispo o orgulho ou conplexo de narciso(NARCISISMO)é caracteristica do diabo que de forma covarde indus o homem caido sem Deus há antitese da humildade que,só tem um obejetivo;afastar o homem e mulher para bem longe do relacionamento com o Senhor. obrigado pelas dicas e seu programa aqui no norte e bem vindo,creio que esse nivel de espectadores tem ha almentar,até mas…

  3. Sabe, bispo, tenho duas hipóteses sobre o surgimento do orgulho. Por experiência própria no passado digo que ele é causado por um desprezo muito grande seguido de baixa autoestima, que faz a pessoa apegar-se a suas qualidades como forma de suprir a sua carência emocional ou por grandes sofrimentos causados por pessoas diferentes, que faz a pessoa perder a confiança até mesmo em quem ama e ouvir só a si mesma, por medo de se machucar outra vez. Deus o abençoe.

  4. OI

  5. A verdade é que o orgulho cai como uma luva no coração sem Deus. É impossível ser de Deus e ser orgulhoso, mas acredito que todo mundo pode ter “orgulho” de vez em quando. Ficar momentaneamente orgulhoso (feliz-estado) de ter vencido o mal não é o mesmo que se orgulhar (se achar alguma coisa-condição) de vencer o mal. Como diferenciar uma coisa da outra? Observando o que você pensa de si mesmo em seguida: “sou o máximo!” ou “graças a Deus”? O orgulho não é característica de poucos, mas de todo ser humano sem Deus, em menor ou maior grau. O problema é que socialmente os mais orgulhosos encontram mais dificuldade de se relacionar. Talvez, por isso se arrependam mais rápido quando encontram A verdade (A Palavra de Deus).
    Um abraço!

  6. Quando descobri que eu era orgulhosa, foi um choque tremendo. Eu me considerava uma pessoa simples e humilde. No entanto, o orgulho em mim se manifestava pela dificuldade em seguir. Era fácil seguir e obedecer pessoas que tinham meu respeito e admiração. Mas fora isso, eu queria fazer meu próprio caminho e provar que não era uma “Maria-vai-com-as-outras”. Embora não me achasse melhor que ninguém, via que as vezes minhas minhas ideias eram. E quando as coisas não iam do meu jeito, era dificil aceitar graciosamente. Acho que reconhecer que se é orgulhoso é o primeiro passo para resolver o problema. O orgulho não pode ser um inimigo invisível. Ainda luto contra o orgulho, e tenho procurado feri-lo fazendo o contrário daquilo que ele pede. Eu amo ao meu Deus e quero honrá-lo assim.

  7. Mareangela Santos Cachoeirinha RS 557 days atras

    Eu entendo bem isso pois sou orgulhosa, e é muito difícil conviver assim com esse problema.
    Eu simplesmente odeio ser assim mas não consigo mudar; quando estou conseguindo, adivinhe… EU ME ORGULHO DISSO. Aquela frase é verdadeira e por causa disso estou a 3 anos de volta pra igreja e não me libertei nem mesmo nasci de Deus, pois não consigo me quebrar!!! Quando digo não consigo não é pq não quero e sim pq quero e não sei como fazer pois ja tentei várias formas e nunca deu certo! Me sinto superior, sou arrogante, se não “apareço” ou não sou “reconhecida” acho um absurdo; tenho dificuldade extrema de acreditar em outras pessoas, inclusive pastores, levo meses para acreditar e crer e me convencer de que aquele pr é de Deus. Se é pregada a Bíblia de forma diferente da que ja ouvi ou “percebo” no meu entender que o pr interpretou errado, ja fico com um pé atrás; tudo isso é apenas o começo, fora as dúvidas, medo, insegurança, egoísmo,ansiedade, vergonha e o medo de me entregar por não acreditar nas pessoas….

    SABE BP É MUITO DURO CONVIVER COMIGO MESMA! SÓ DEUS SABE O QUANTO PEÇO PRA ELE ME QUEBRAR E ARRANCAR ESSE ORGULHO MALDITO DO MEU CORAÇÃO, PRA VOLTAR A TER OLHOS PUROS COMO DE UMA CRIANÇA E A CRER COMO NUNCA CRI EM TODA MINHA VIDA!
    ALGUMA IDEIA?

  8. Sheila Santos 561 days atras

    Realmente não há uma explicação exata para o como se forma o orgulho dentro de alguém, porém quem ainda não nasceu de Deus tem necessidade de se sentir-se reconhecimento e acaba dando a si mesmo o reconhecimento a que acha ter direito. Na verdade não um ser humano nesse mundo que não deva vigiar para manter-se longe do orgulho, pois vivemos em mundo que só tem valor quem “é” alguma coisa e, quem pensa estar pronto ao ponto de merecer algum mérito nunca terá disposição para aprender algo novo, querer ser alguém melhor. Por isso, devemos sempre olhar pra Deus, amá-lo acima de tudo e buscarmo ser como Ele.

  9. Olá bispo é difícil admitir mais me considero orgulhosa tenho lutado contra isso mais é tão difícil me acho ridícula por isso pois nao tenho sido a esposa mae filha irma que eu gostaria e deveria ser tenho pedido muito a Deus que me mude e creio que se eu nasçer de Deus jamais vou ter um pingo de orgulho mais como uma pessoa nesta situaçao pode encontrar a Deus? Deus o abençoe!

  10. Olá Bispo Renato,
    quando o sr. disse: “eu não acho que as pessoas orgulhosas se tornaram orgulhosas por escolha. Não consigo imaginar que a pessoa um dia decidiu: “Sabe de uma coisa, de agora em diante vou ser orgulhoso.” Portanto, o orgulho entrou neles sem eles perceberem. ” estava coberto de razão.
    Aconteceu comigo. Foi exatamente como o sr. escreveu”De alguma forma, eles começaram a admirar muito mais suas próprias qualidades acima do que as de outras pessoas, a ponto de desprezá-las ou achá-las inferiores.”
    No meu caso eu não cheguei ao ponto de achar todas as pessoas inferiores a mim, mas demonstrei com minhas atitudes tal situação.
    Eu convivia muito com um amigo e contava para ele sobre meus problemas. Uma amiga ,que assiste the love school e que convivia com ele também, contou-me que observou alguns detalhes que o sr.es(da escola do amor) apontaram sobre alguém que gosta de outra pessoa apresenta.
    No início pensei que ela estava pensando “abobrinhas demais”, contudo fui confirmar com o próprio espírito de Deus, fazendo jejuns e orações para que isso fosse realmente revelada(caso existisse).
    Fiquei cerca de uma semana jejuando e orando.A situação veio a se confirmar(porém não contei à ninguém). Comecei a agir diferente: fiquei mais quieta, na minha; se o via mal-mal o cumprimentava e já ia embora; ao invés de contar coisas construtivas para minhas amigas comecei a falar(ou melhor, tentar ignorar a situação), quando falava alguma coisa, somente sobre mim.
    O orgulho foi entrando sorrateiramente, sem eu se quer perceber.
    Meus dois amigos supracitados (que mais conviviam comigo , e que mais me conheciam)começaram a reclamar que eu estava ficando orgulhosa. Então eu pensava:”Orgulhosa,eu?! Só porquê não estou me abrindo com eles agora eu sou a orgulhosa? “. Nessa época pensei que estava passando pelo fogo(esse foi um deserto que eu mesma entrei). Nessa hora me veio uma lembrança do livro da Dona Nanda Bezerra, mais especificamente sobre uma parte que ela contava da própria experiência com orgulho.
    Abri a Bíblia e levei um “bofetada na cara”(todavia que serviu pra me acordar). Me humilhei perante a Deus e pedi que arrancasse o orgulho de mim, que eu rejeitava tal sentimento diabólico.
    Até então pensava que orgulho era simplesmente arrogância
    No outro dia o meu amigo me perguntou se eu era humilde(eu nem sabia o significado de tal palavra). Perguntei”como assim, humilde? Para com Deus ou para com os homens?”Então respondi que eu era(pensando que uma pessoa humilde é quando ela se mostra inferior a alguém e principalmente quando ela não é arrogante para com os outros).
    Ele virou-se e falou que o verdadeiro humilde não assume que é humilde, concluiu verbalmente que eu era orgulhosa e avisou-me que é muito difícil conviver com uma pessoa orgulhosa.
    Fui para casa e fiquei matutando sobre esse assunto, busquei o significado de tais palavras no dicionário(o que não ajudou muito), fiquei um tempo raciocinando sobre o assunto sem descansar, orei a Deus que me ajudasse a tornar-me uma serva melhor serva e filha.
    Enfim liguei para o meu amigo (ele me atendeu com a voz um poco impaciente, afinal é horrível conviver com pessoas orgulhosas). Perguntou-me se eu estava ligando a toa , respondi(com uma voz de quase ofendida)que não estava ligando a toa , principalmente pois quando trocamos telefone concordamos em não ligar atoa. Ele me respondeu que o antônimo de humilde era orgulhoso e não arrogante.
    Pois é , há uma grande diferença entre orgulho e arrogância.
    Como todas as pessoas pessoas tem orgulho, umas mais outras menos, o único que é realmente humilde é o Sr. Jesus, e que nós homens e mulheres temos o dever de guardar nosso coração, buscando sempre o temor ao Deus de Abraão, Isaque , e Israel e de bater de frente com o nosso velho coração, não deixando que ele suje nossas vestes.
    Desculpe pelo “testamento”, fui escrevendo e acabou saindo esse tanto de linhas. :)
    Alana

  11. cleusa do carmo santos gonçalves 570 days atras

    Sempre luto contra orgulho;Reconheço que sou serva falha,colocando em 1:lugar na minha vida o SENHOR JESUS CRISTO;Na falha de um irmão;sempre me coloco no lugar dele,pra saber atitude que eu tomaria; pra poder ajudar-lo,reconheço que sou falha,e o que está em mi que e? o poderoso. e pra agir assim e continuar sempre firme na presençia de DEUS,reconheçedo que ele e o maior, poderoso e que nós dar sabedoria pra poder agir.

  12. weuber rezende 790 days atras

    Muito mais grave que isso Bispo é que as vezes essas pessoas usam a própria biblia para se esconder atras do seu orgulho.

  13. Tive que sofrer muito pra aprender ser mais humilde.Porque era muito orgulhosa, mas com o forimento, aprendi.

  14. Tenho muita difilcudade para assumi que estou errada o orgulho é uma coisa muito ruin está me atrapalhando muito minha vida de casada

  15. Andreia Cristina Moc-MG 799 days atras

    E a mais pura verdade.Ja que ,convivo com minha mãe que é extremamente orgulhosa e rancorosa…Ela não admiti que erra e muito menos que as pessoas erram..E o pior de tudo é que ela vai quase todos os dias na igreja, o que mim deixa ainda mais triste…

  16. Clarisse Brito 801 days atras

    Bp. Renato eu me considero uma pessoa nascida de Deus. Mas no meu carater existe traços de orgulho, que eu combato até mesmo por obediencia a palavra de Deus. Eu tive uma educação que enfluencio muito nesse caráter orgulhoso: minha mãe é extremamente orgulhosa. Sempre me considerei timida, mas não orgulhosa. Sofri as consequencia dessa raíz e isso já depois de ter sido selada com o espirito Santo e creio que por obra Dele eu descobri a razão de eu ser timida logo orgulhosa e que essa era a razão pela qual sofria. Depois das mensagens que o sr colocou falando sobre as raízes pude trabalhar contra isso. Todos os dia é uma batalha e creio que o será para sempre, pois perfeitos somente seremos na Glória.

Deixe um comentario