13

Às vezes, nem eu sinto vontade de orar — e eu sou um bispo. É normal. O ser humano é muito inconstante. Um dia você sente que pode conquistar o mundo. No dia seguinte, você nem quer estar no mundo.

Sentimentos. Se vivermos por eles, estamos perdidos.
Graças a Deus há uma alternativa: Fazer o que temos que fazer, e não o que sentimos vontade de fazer.
Quando eu não sinto vontade orar, o que eu faço é o seguinte: Eu oro assim mesmo. E eu observo que, assim como muitas coisas na vida, uma vez que você começa a fazer algo, o sentimento vem em seguida. Moção precede emoção. Às vezes eu não sinto vontade de comer. Mas quando eu começo, eu quero comer mais … Eu tive que começar a escrever este blog antes de sentir vontade de escrever. Eu odeio escrever. Eu adoro ter escrito.
Creio que você já pegou a ideia.
O principal é ter por resolvido em sua cabeça que você absolutamente PRECISA orar. Não é uma opção. Claro que para muita gente é (porque eles não sabem o que estão perdendo), mas não para você. As consequências seriam muito piores do que o pequeno esforço que você tem que fazer para orar.
Talvez você não tem falado com Deus ultimamente. Não tem tido vontade. Sem problema. Você está sozinho aí agora? Pode ir a algum lugar privado? Então pare de ler isso e faça uma oração. Dois minutos ou vinte — não importa. Diga o que você tem a dizer e pronto.
Depois volte aqui, e adicione seus comentários sobre como você se sentiu depois de fazer isso.

Vai. Agora! Ainda está aí?



Leia esta mensagem em inglês




Compartilhe!
Envie este post para um amigo Envie este post para um amigo

156 Comentarios em “Como orar quando não se tem vontade”

  1. paty love 13 days atras

    bispo estou sem força nenhua para orar o q fazer?

  2. e eu preciso fazer mais isso estou em falta.

  3. Catarina domingos 80 days atras

    Bom dia bispo acabei de ler o post estou no serviço deixei o que estava a fazer e fui ao banheiro e comecei a orar no momento venho tanta coisa para falar com DEUS que senti-me tão bem ….as vezes não temos vontade de orar mas não imaginamos o poder que tem a oração… Deus abençoe o sr bispo ….

  4. Simplesmente chorei….
    Eu necessito Deus na minha vida mais do que o ar que eu respiro, mas simplesmente não sei como mante-lo ao meu lado…
    As vezes bate um cansaço, medo, solidão, e não oro, pq me sinto tão cansada pra isso…
    Estou sempre com raiva, ela sempre me domina, por isso estou sempre brigando, mas não queria brigar, mas a raiva toma conta de mim e orar parece não ter solução, ou ser solução…
    Meu relacionamento sei que é uma benção de Deus, mas sei que estou destruindo isso com meu ciumes doentio, minha insegurança.
    Outro dia eu fiquei tao cega que agredi o meu parceiro fisicamente, e me arrependi tanto, eu o magoei tanto…e a culpa me consome…
    Eu quis deixa-lo porém ele quis continuar comigo, mas não sei o que acontece comigo…eu tenho sorte dele ainda querer ficar ao meu lado…
    Eu queria tanto poder orar todos os dias , sempre que sentisse necessidade, mas não o faço, é onde dou abertura para o mal…
    Eu precisava desabafar…me sinto sem lugar no mundo, me sinto horrivel, a pior pessoa…
    é uma historia longa, cheia de marcas de onde vem minha insegurança..eu só queria estar longe de mim mesma…
    e a resposta é tão facil ne, orar..preciso orar, e orar…e ter animo e força pra isso…

  5. matheus santos andrade 92 days atras

    Gloria a deus……

  6. Diêgo Batista 136 days atras

    Sei que o ser humano é inconstante, mas quando transformamos nossa mente (Rm 12.2) para compreender a vontade do Pai para a nossa vida e assumimos compromisso primeira mente com Ele e temos anseio por mais de Deus, orar se torna mais que prazeroso. Amém.

  7. Felipe Leandro 161 days atras

    Quando comecei a orar até a minha ultima palavra senti uma coisa diferente uma coisa inexplicável um gozo na alma e uma certeza enorme que eu sou de Deus.

  8. Edla Cristina 163 days atras

    Boa tarde Bispo! Li sua mensagem e fui orar na mesma hora, confesso que esses últimos dias não tinha vontade de orar, mas depois desse post, vi que isso é normal, mas o importante é fazermos mesmo sem vontade. Acabei de orar e me sinto mais forte, determinada e tenho a certeza de que Deus me ouviu.
    Obrigada por tudo Bispo!

  9. fabrícia 173 days atras

    BOA TARDE BISPO! ACABEI DE LER ESSA MENSSAGEM,FECHEI A PORTA DO MEU ESTABELECIMENTO E FUI ORAR. FALAEI COM DEUS E ATÉ CHOREI E NESTE MOMENTO EU NÃO ESTAVA COM VONTADE. MÁS DEPOIS DISSO EU ESTAVA AFLITA ANSIOSA E EM SEGUIDA DA ORAÇÃO SENTI ALIVIO. DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SENHOR E A SUA ESPOSA POIS SÃO EXEMPLOS PARA MIM!
    E PARA MUITAS PESSOAS DETERMINADAS A VENCER E A SEREM FELIZ E A FAZER O COMPANHEIRO FELIZ.
    AFINAL SER FELIZ É ISSO! FIQUE COM DEUS!

  10. ana paula 177 days atras

    Oi tudo bem gostaria de dizer que orei e.sei que deus eh maravilhoso e o quanto ele sempre está disposto a ajudar seus filhos o senhor nunca esquece de nenhum de seus filhos eu acredito no meu criador meu gardiao sei o quanto ele e maravilhoso querido jesus eh o nosso querido Pai a quem sempre devemos respeito eu tenho fé em tudo que peço acredito nos meus sonhos sei que meu pai não falha nas suas obras tenho muito a agradecer meu Pai jesus pela família por meus amigos pela saúde que ele sempre nos da pela cura pelas esperança oportunidade pelo dia a dia pelo alimento de cada dia pela fé que temos pela vida que,o senhor nos deu por tudo Pai pois tudo que eh sua obra eh maravilhoso obrigado senhor e nunca vou cansar de te agradecer e louvar ao senhor amém o céu remove montanhas

  11. Marcelo Pereira 185 days atras

    Eu orei no banheiro, me ajoelhei do lado da privada e comecei a sussurrar para Deus. Primeiro eu tive um pouco de receio, vieram pensamentos como: “Será que Deus está me escutando?”;”Será que Deus vai me ouvir mesmo eu tendo cometido tantos erros?”. Mesmo assim, prossegui orando, não sei por quanto tempo, mas foi uma oração bem curtinha. Veio a vontade de levantar e finalizar a oração, mas eu sabia que precisava continuar, e continuei. Falei pra Deus tudo o que eu estava passando, e ignorei os pensamentos egoístas (daqueles que os derrotados vivem professando, inclusive eu nas orações anteriores). Conforme o tempo foi passando, eu já havia esquecido os meus problemas, e só continuava a falar com Deus, como quem fala com um amigo. Eu disse pra Ele que queria não apenas falar, mas ouvir também, que queria ter uma conversa com Ele. E foi assim, minha mãe bateu na porta do banheiro e eu não queria parar de orar, agradeci a Deus e disse Amém (desculpe a sutileza). Qual foi a lição de tudo isso? Só Deus e eu sabemos, mas se me permite contar, estou desta forma: leve, contente, determinado. Obrigado Bispo, Deus te abençoe ainda mais.

  12. Aline Cristo 190 days atras

    Que bom ter lido essa mensagem e saber que isso tb acontece com o Sr que é um bispo , quando me sentia sem vontade de orar me sentia a pior das criaturas e logo vinham os maus pensamentos de que eu estava fraca na fé , que não adiantaria orar porque Deus não iria me ouvir mais tenho aprendido a cada dia que não devemos dar ouvidos ao que sentimos e sim ao necessitamos e orar é preciso , falar com Deus é essencial . Deus abençoe a sua vida grandemente.

  13. Segui sua orientação, sei que não tenho buscado a Deus como deveria, mas ao orar agora sentir meu coração confortado pela misericordia Dele e um alivio no coração de que todas as dificuldades que tenho passado, vão passar, no tempo de Deus e conforme seus planos em minha vida!

  14. Sempre pensarei nas suas palavras quando não tiver vontade de orar. OBRIGADA, isso me fez sentir muito melhor.

  15. Rose Mantovani - Aracruz/ES 247 days atras

    Fiz exatamente como o senhor orientou no final da mensagem!
    Resultado:Comecei a oração com lágrimas nos olhos e terminei com uma revolta tão grande que decidi que vou ser diferente em relação a tudo na minha vida. Ea uma pessoa muito insegura, indefinida e cheia de dúvidas e complexos, mas decidi mudar! Aliás, esse é o segredo! E digo mais: A minha postura em relação a mim mesma muda a partir de hoje: Eu tenho valor, eu sou capaz, eu vou longe para honra e glória do meu Senhor Jesus!!!

  16. Gracislene 247 days atras

    Fiz a oração e senti muito bem, é como se tivesse tirado um peso das minhas costas, me sinto mais forte mais confiante. obrigada bispo pela dica e carinho.

  17. Olha mim sinto tão melhor, só tenho a agradeçer! e da uma salma de palmas para o nosso senhor Deus.

  18. Continuo sentindo a mesma coisa. Às vezes parece que Deus não me ouve, mas agora sinto-me aliviada, porém angustiada.

  19. Eu estou aliviada bispo por sempre encontro ajuda no seu blog e acabei de orar uma oracao objetiva mas sincera pois me encontrava assim sem orar por alguns dias mas percebi que nao e so nas lutas que devemos ser fervorosos mas tambem quando tudo vai bem pois a oracao e uma intimidade com Deus. na fe

  20. é deu certo!

  21. bom no meu caso estou me sentindo mais aliviada apesar que a dor continua. :( gente por favor me ajudem com orações NÃO TO MAIS AGUENTANDO TANTO SOFRIMENTO…

    • renatocardoso 330 days atras

      Damiana, no final da página deste link: http://www.iurdtv.com você encontra telefones de linhas de SOS Espiritual em todo o Brasil. Identifique a de seu estado e ligue a qualquer momento e farão uma oração para você.

  22. Eu achei interessante pois as vezes me encontro nessa condição. Mais aprendi a rejeitar minha vontade, foi difícil no começo mais graças a DEUS e aos ensinamentos de vocês consegui, foi uma grande vitória para mim obrigada…

  23. lindo esse texto

  24. Poxa bispo gostei muito de visitar o blog do senhor,as palavras parecem que o senhor esta falando pessoalmente aqui comigo,li esse post do senhor e é exatamente assim…
    obrigado por não gostar de escrever,continue assim…abraços.
    na fé.

  25. Passo por isso, vejo que tenho a grande necessidade de orar, mais não tenho vontade, mais qdo começo a orar, falar com Deus, me vem um sentimento de alívio, me faz até chorar!

  26. Luis Felipe 381 days atras

    Boa noite, orar é muito bom, acabei de orar e é uma
    sensação incrível pois quando você se levanta, você sabe que Deus
    te ouviu e sabe também que Ele vai te responder uma hora ou outra
    ele vai !!

  27. Pra quem é sincero orar traz um alívio imenso
    e quando se fala tudo com Deus não há nessecidade de falar nada com os outros porque já se sabe que a vitória é certa. Deus te abeçoe!

    • Luis Felipe 381 days atras

      Verdade, quando você fala com Deus meu amigo não precisa
      falar com mais ninguém, pois só Ele pode nos da a vitória que
      queremos !

  28. Bispo, quando eu oro (sempre, ainda mais quando estou sozinho), me sinto como se estivesse muito mais leve do que antes – como uma “pena”. Sinceramente, quando oro, logo ao terminar, há uma certeza de que o SENHOR Deus estava ali, do meu lado, me ouvindo. Não há coisa melhor…

  29. estou me sentindo melhor,e sei que Deus me ouviu e vai mudar minha historia obrigada

  30. Orei, chorei e coloquei os meus anseios nas mãos do Senhor… Me sinto muito melhor. Paz e força.

    • shirley alves 388 days atras

      orei esenti mais leve estou passando por problemas no meu casamento enao to sabendo o que fzr,errei tentando acertar mas me arrependo já pedi perdão a deus e sabedoria,meu companheiro esta com raiva de mim pq eu separei,ignorei ele mas acheiq eu fzndo isso ele ia ver que elçe estava errado em td o que fazia mas fiz td errado,e agora é ele quem ta pisando e me fzndo sofrer,preciso de oriewntação e desde que comeceia a orar estou me sentindo mais tranquila,estamos longe um do outro ele trabalha mt longe,peçoa a deus sabedoria pra não acabar com nosso amor que lutamos mt pra que isso acontecesse…sei que ele esta mtt magoado mas tenho fe em deus que ele vai me ajudar…preciso de mt ajuda sim…e mta oraçao mas que deus nos abençoe e me ajude a superar isso td e abençoe minha casa meus filhos e a bençao do meu marido…

      • Olá Shirley, por favor envie seu pedido de orientação para escoladoamor@r7.com e leia esta mensagem.

      • Paulo Garritano 320 days atras

        Querida,o que vou dizer não é critica, e sim uma ajuda, sempre escreva a palavra Deus, com letras maiúsculas e nunca minúsculas, deus com letras minusculas, não é o DEUS que servimos.
        Deus te abençoe.
        Paulo

  31. juliana Espinã 414 days atras

    Estou me sentindo mais leve. A oração transforma todas as situações, confesso que ultimamente está bem dificil de eu ter vontade, preciso vencer a mim mesma todos os dias.

  32. Foi como se um peso fora tirado das minhas costas, senti um alívio imenso. Seguirei sempre essa dica. Obrigada Bispo.

  33. Nayara Loren 418 days atras

    Boa tarde, estou no meu horario de trabalho quase indo almoçar, fui no meu cantinho orar e me senti mais forte na presença de Deus… foi como ouvir uma voz: Eu sou contigo ! E ter essa certeza… Quero sentir Deus a todo momento, acordar pensando Nele, dormir pensando Nele, conversar com alguém e ser usada por Ele e em fim viver a presença Dele a todo o momento !

  34. iara nunes 418 days atras

    Eu sinto muita dificuldade em falar em público, a mesma dificuldade sinto para orar, me esforço muito mais as palavras não saem, ontem no culto de oração eu falei desta dificuldade que tenho, orem por mim, me ajude a superar isto.
    Att.
    Iara Nunes

  35. a paz do senhor estou com uma dificuldade no meu casamento peço que vcs orem por mim sei que a luta esta muito,mas meu DEUS é maravilhoso para reverter a situação sei vcs orando por mim depois irei testemunhar da minha vitória amém

  36. Gostaria de comentar não só sobre esse assunto,mas,também,sobre outros.Li esse post do Bispo Renato,fui orar e me senti mais perto de DEUS,mais confiante…eu poderia falar o que eu falei pra algum pastor,pai,mãe,enfim,pra qualquer um,mas cheguei a conclusão que se eu falo diretamente com DEUS,eu me torno mais intimo dele,fico mais perto de ter o meu encontro com ele,me senti mais forte,mais preparado pra lutar…Estou passando por um momento muito dificil e venho tomando decisões importantes,já conhecia o blog mas só agora estou lendo-o diariamente e vi que a internet também tem coisas boas e o blog me fez voltar a fé,a confiança,a força e me deu a certeza de que eu posso sim ser um vencendor quando todos acham que não.Muito obrigado BISPO RENATO POR ESTE BLOG,TENHO CERTEZA QUE MINHA VIDA VAI MUDAR E EU VOU DAR O MAIOR TESTEMUNHO DE TODOS OS TEMPOS!

  37. Pedido de oração pelo casamento.

    Obrigada pela atenção

  38. Glicilene 426 days atras

    A oracao tem muito poder e sem ela nao alcancamos a fe em Deus, estou passando por dificuldades no meu namoro mas sei que Deus esta presente e que seja feita a vontade do Senhor em nome de Jesus. Agora estou em paz.

  39. Ronislene 427 days atras

    Eu orei e mim sentir muito bem com a vitoria em minhas mãos após a oração,Obrigada senhor.

  40. Estou passando por um grave problemas em meu casamento, quase não consegui orar, as lagrimas vinham aos meus olhos, mas orei, e apesar de ainda me sentir triste pude perceber a mão de Deus sobre mim, vou orar mais, obrigada.

  41. Antonino Andrade 433 days atras

    Segue o conselho e orei, estou com um problema no meu relacionamento, minha esposa quer me deixar, diz que não é acreditar mais na nossa história, mas quero entregar tudoa na mão de Deus!!!

  42. Nossa é imprecionante como eu fiquei aliviada agora depois que eu orei, foi muito bom muito obrigado!!!!

  43. oração mais sincera q já fiz! vale a pena deixar pra lá o sentimento e fazer o que deve ser feito

  44. maravilhoso o poder da oração….estava eu aqui inquieta e cheia de problemas tentando entender…..orei…orei….e apesar de saber que tenho um grande problema estou tranquila e serena ….obrigada

  45. nossa como e facil a gente orar ne….. e a gente q complica….. bem to indo nesta vou orar…. valeu

  46. Poxa.. como vc conseguiu isso: Me tocou muito..t vou orar. Agora. Obrigado\!

Deixe um comentario