33

O que é pecado?


Recentemente uma pessoa me perguntou, “É pecado eu me divorciar do meu marido?” Eu senti que sua principal preocupação era se Deus consideraria pecado se ela se divorciasse. Eu acho que essa é uma maneira errada de entender o que é ‘pecado’.

As pessoas frequentemente e erroneamente associam pecado à religião, à ira de Deus, e ao negar a si mesmo certos prazeres. Porém, simplificando, na verdade pecado é tudo que você faz que fere você mesmo, aos outros, ou a Deus. Em outras palavras, cometer um pecado é cometer um erro.

Na Bíblia, a palavra ‘pecado’ vem da mesma origem da palavra em hebraico usada para expressar o verbo ‘errar o alvo’. Se você pensar sobre isso por um momento, vai mudar completamente seu conceito do que é pecado. Você vai entender que todas as vezes que você peca, você está errando um alvo.

Então, no caso acima, se aquela senhora perguntasse assim: “Será que vou errar o alvo se me divorciar do meu marido?” — fazer a pergunta dessa maneira a forçaria a pensar, ‘Qual é o meu alvo? O que estou tentando alcançar?” Ela então perceberia que o alvo de um casamento não é o divórcio, mas sim encontrar a felicidade e realização ao dividir a vida com outra pessoa. Então o alvo dessa senhora deveria ser resolver os problemas em seu casamento e resgatar a felicidade e o propósito original de quando se casaram.

Mas ela erradamente pensou em divórcio como uma saída para os problemas em seu casamento. Se assim fizesse, poderia até resolver alguns problemas mas imediatamente encontraria outros – ficar sozinha, disputar a guarda dos filhos, dificuldades financeiras, ferir os filhos para o resto da vida, etc. Em outras palavras, ela estaria errando o alvo. E FEIO.

Nunca mais pense em pecado como um peso que Deus colocou sobre você só “cortar o seu barato” e tirar sua liberdade. Lembre-se que quando você peca, ou erra o alvo, você é a primeira vítima. Sim, Deus pode ficar triste pelo que você fez, outras pessoas podem também ficar magoadas, mas você é quem vai pagar o preço mais alto. Mais ninguém.

Seja inteligente. Acerte seus alvos.



Leia esta mensagem em inglês
Compartilhe!
Envie para um amigo Envie para um amigo

28 Comentarios em “O que é pecado?”

  1. Que o Senhor me dê coragem e forças para tão somente fazer a coisa certa, mas acertar o meu alvo, e manter o emu foco em Ti todos os dias….eu PRECISO do Senhor meu Pai, meu Deus.

  2. Obrigada Bispo porque Deus lhe usa para avivar a nossa fé a dúvida dessa senhora era a mesma que a minha, muitas vezes procuramos a maneira mais rápida de resolver o problema e acabamos agindo sem pensar nas consequências. Vou me esforçar para mudar a minha visão sobre o meus problemas no casamento.

  3. E verdade bp temos sempre que acertar o alvo atraves das escolhas certas .Para nao se arrepender depois…

  4. valda Muñoz 345 days atras

    Amei o raciocinio e me esclareceu muito de como eu pensava.

    Muito obrigada

  5. gostei muito, pois estava pensando em desistir do meu namoro ele NÃO é meu problema. obrigado bispo que DEUS o abençoe muito mesmo desejo toda felicidade do mundo pro senhor e a dona Cristiane.

  6. Larissa Dourado 459 days atras

    É uma questão de fé inteligente, analisar antes de perder o alvo é o necessário, para que venha ver o que você pode provocar em você mesmo e em outros.

  7. Tamara Vieira 462 days atras

    É muito forte , eu tinha um conceito errado de realmente o que era pecado , mais agora eu sei o que realmente é pecado e me judou muito Bispo, eu ainda sou uma adolecente , mais se eu não buscar a salvação , ninguem vai buscar por mim .
    Porisso eu mesma to buscando.
    obg!

  8. Muito bem bispo, agora eu entendo perfeitamente o que e
    pecado. Deus o abençoe e a sua família.

  9. EXCELENTE RACIOCINIO,SEMPRE VI O PECADO COMO ALGO QUE ME SEPARAVA DE DEUS,DANDO ACESSO ASSIM AS ACUSAÇÕES DO DIABO.E QUE, QUANDO SE COMETE UM PECADO, INTERROMPE-SE UM CAMINHADA CONSTRUÍDA COM DEUS, NOS OBRIGANDO A REINICIAR ESTA CAMINHADA OUTRA VEZ.

  10. EXCELENTE RACIOCINIO,SEMPRE VI O PECADO COMO ALGO QUE ME SEPARAVA DE DEUS,DANDO ACESSO ASSIM AS ACUSAÇÕES DO DIABO.E QUE, QUANDO SE COMETE UM PECADO, INTRERROMPE-SE UM CAMINHADA CONSTRUÍDA COM DEUS, NOS OBRIGANDO A REINICIAR ESTA CAMINHADA OUTRA VEZ.

  11. EXCELENTE RACIOCINIO,SEMPRE VI O PECADO COMO ALGO QUE ME SEPARAVA DE DEUS,DANDO ACESSO ASSIM AS ACUSAÇÕES DO DIABO.E QUE, QUANDO SE COMETE UM PECADO, INRERROMPE-SE UM CAMINHADA ONSTRUÍDA COM DEUS, NOS OBRIGANDO A REINICIAR ESTA CAMINHADA OUTRA VEZ.

  12. Denise Woicickoski Pedro Ferreira 603 days atras

    Muito forte Bispo!!!

  13. Patrícia 603 days atras

    Bom Dia Bispo … tenho aprendido muito com seus escritos, hoje vejo o quanto a fé que me foi ensinada desde criança foi uma fé totalmente emocional e erronea. Todos os dias ler seu blog tem sido quase a minha primeira atividade, mas ao ler hoje me deparei com uma dúvida e resolvi compartilhar aqui: o senhor cita que o divórcio magoa os filhos pelo resto da vida, mas os filhos não ficam piores por viverem e conviverem num lar onde imperam as brigas, os gritos, as ofensas, as agressões, a falta de planejamento financeiro, a insensatez e tantas outras coisas??? Digo isso porque aqui em casa meu filho depois que o pai saiu de casa se tornou outra pessoa, voltou até a estudar e hoje (não sei se é certo dar Graças a Deus por isso), mas vivemos muito melhor sem a presença do pai dele, temos paz, qualidade de vida, não temos credores na porta o tempo todo e vivemos numa casa limpa, organizada e em harmonia. No meu caso, mesmo eu sendo uma pessoa meio bobinha emocionalmente falando, o divórcio trouxe o bem estar e a felicidade pelos quais eu lutei durante 20 anos de casada e nunca consegui encontrar. Hoje eu penso que para a “mulher sábia edificar o lar” é preciso que o marido seja ao menos sensato. Desculpe o longo comentário, mas achei que poderia compartilhar. Que DEUS continue abençoando sua vida e seu ministério. Grande Abraço!!!

    • Patricia espero que isso sirva para resposta da sua dúvida.

      “para que, se algum marido não obedece a palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra (I Pedro 3.1)”

  14. Roberta- TF Teen 760 days atras

    Amei, bispo, muito inteligente esse post, tenho certeza que essa palavra vai me ajudar em um momento de aperto!!!!!

  15. Lorena Ferreira (Rio de Janeiro) 761 days atras

    Muito forte bispo! Às vezes pensamos no pecado só como as coisas mais fortes como prostituição, adultério, etc. Mas isso nos faz ver com outros olhos, os certos.

  16. É a pura verdade quando pecamos,atingimos a nós mesmos e pagamos muito caro por isso.

  17. Muito forte bispo esta mensegem, temos sempre que estarmos atendo para aquilo que é o nosso alvo.
    Que Deus lhe abencoe mais e mais

  18. Rita Jackson 1444 days atras

    >Olá, parabéms bispo pelo Blog. Saiba que admiro muito o Senhor.Porém, discordo com relação ao divórcio, pq nem sempre manter o casamento é o certo. Por exemplo, quando o homem é agressivo e agride a esposa fisicamente não acho q seja o caso de viver juntos uma vez q esta correndo perigo de vida e Deus não ia querer isto.Se o marido é um pedófilo e a esposa descobre ela não deve continar casada com ele. E se ele molesta a própria filha tb não acho q deva viver junto dele. Existem casos e casos por isso acho dificil falar disso mas não se deve divorciar à toa. Somente por motivos justos.É a minha opinião.beijos

  19. Obrª Talita 1456 days atras

    >Vivendo e aprendendendo. Em tempo algum pensei que pecado se relacionava diretamente ao que almejamos. Geralmente ele é ateado a falta nde caráter ou similares. Mas tudo começa quando não sabemos quais objetivos devemos apontar nossa fé. E é nesse percurso de tiros cegos que pecamos. Pois Deus colocar o alvo certo que é Sua palavra. MUITO FORTE! NUNCA ESQUECEREI DESTA PALAVRA BISPO!

  20. >muito interessante, como sempre o sr. sempre muito esclarecedor, Deus continue abençoando a sua mente, o nossso alvo maior deve ser a nossa salvação

  21. Paully Santos 1457 days atras

    >Muito bacana essa explicação do que é pecado. Uma vez assistindo uma reunião mim assustei ao ver o pastor falando que o pecado é bom; é muito bom fugir de uma situação desagradável e pode perceber que para fazermos isso quase sempre estamos errando o nosso alvo. Mas prontamente ele disse que as consequências do pecado é que são ruim; e foi exatamente o que o senhor explicou, pois quem mais sofre com o pecado é aquele que o praticou.

  22. >Fabiana SilvaÈ verdade, toda vez que pecamos estamos deixando o nosso alvo, não há mais tempo de errar, toda vez que deixamos o alvo, deixamos de crescer de desenvolver de ser feliz e a unica pessoa que perde é aquele que continua e não se arrepende de todo coração do seu pecado, ela mesmo se afasta de Deus e infelizmente esta correndo um grande risco de perder seu principal alvo a salvação.

  23. >Sim Sandra, nesse caso o alvo seria deixar de ser boba…

  24. >È verdade Bispo concordo… nesse caso do divórcio ou qualquer outra luta que seja, se desistirmos de lutar, estaremos desistindo da nossa própria felicidade, tornando – se uma pessoa infeliz isso é pecado… tornamos vitimas do próprio erro.

  25. Gaby Mendes 1457 days atras

    >Parabéns pelo blog Bispo, creio que tem ajudado várias pessoas assim como o tem feito á mim.Deus abençõe.

  26. >Sr. bispo, se a pessoa se casa com um homem mau caracter, de quem já se separaou mais de uma vez e das vezes que separa o marido vive com a mesma amante.Creio ser inteleigente repensar se vale a pena lutar por quem não tem caracter e não quer nada da vida. Creio eu que cada caso é um caso.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Amigo - 30/05/2012

    [...] É uma outra maneira de ver e entender o pecado. [...]

Deixe um comentario